LabCH - Acervo

Material Didático

No tempo das diligências

Cinema e o Ensino de História, LabCH

Apresenta o filme de 1939 de John Ford e discute algumas temáticas pertinentes ao ensino de história, entre elas: a diligência como um microcosmo social, história dos E.U.A. e os sentidos constituídos de fronteira e civilização no gênero faroeste.

Material Didático

Narradores de Javé

Cinema e o Ensino de História, LabCH

Filme brasileiro que conta a tentativa de moradores da fictícia Javé de impedir o desaparecimento de sua cidade por conta da construção de uma hidrelétrica. Para tal, é proposta a escrita da história de Javé e sua valorização como patrimônio cultural.

Material Didático

O Labirinto do Fauno

Cinema e o Ensino de História, LabCH

Apresenta algumas temáticas identificadas no filme e propõe encaminhamentos nas aulas de História em turmas do Ensino Médio particularmente no que diz respeito aos temas da Guerra Civil Espanhola e a discussão sobre tortura e direitos fundamentais na sociedade.

Material Didático

Doze homens e uma sentença

Cinema e o Ensino de História, LabCH

Texto apresenta elementos do filme de Lumet e propõe a partir de seu enredo algumas questões acerca do conhecimento histórico, particularmente a inferência, evidência, análise e interpretação de fontes; e o ensino de História.

Material Didático

Contando e lendo o Oriente

Experiências Didáticas no Ensino de História, LabCH

Plano de ensino elaborado por duas estudantes do curso de Pedagogia, no ano de 2015, que tenciona propor uma sequência didática para crianças de 5 anos com o propósito de discutir a pluralidade cultural e incentivar os espaços de fala, narrativas, das mesmas.

Publicação Científica

Ponderações acerca da vida-legado de Dalcídio Jurandir

LabCH

O texto analisa a vida e o legado do escritor nortista Dalcídio Jurandir, debatendo a partir da modalidade analítica que vê a literatura como espelho da sociedade e partindo do pressuposto que o escritor buscou traçar um mosaico de si.

Publicação Científica

Os significados dos livros para as mulheres

LabCH

O artigo analisa a relação entre a literatura e as mulheres ao que se consolidam como público leitor ao longo do tempo, abordando as funções e usos da literatura no universo feminino – desde campo educacional e moralizante até espaço de resistência.

Publicação Científica

Prática do professor em classe multisseriada

LabCH

O artigo aborda a questão da educação no campo e a participação dos movimentos sociais na elaboração de uma prática educacional condizente com seus interesses, pensando a classe multisseriada como uma possibilidade de produção de conhecimento coletiva.

Publicação Científica

Leitura bourdieusiana de um ‘Um escritor no purgatório’

LabCH

O artigo se propõe a trazer uma leitura “bourdieusiana” da entrevista “Um escritor no purgatório”, realizada em 1976 com Dalcídio Jurandir, escritor nortista considerado um dos mais conceituados literatos do Brasil e da Amazônia pela crítica à época.

Publicação Científica

Representações sobre a profissão docente (1971-1985)

LabCH

O artigo analisa as representações da formação e da prática docente de Tereza de Jesus Brasílio Lima no livro “Sonhos e Realidade: Monografia de uma educadora”, a partir do contexto histórico da educação durante a Ditadura Militar de 1964.

Publicação Científica

A escrita de si e da história no relato de uma professora

LabCH

O texto pondera sobre o discurso de uma professora de educação infantil e os modos que elabora na apresentação de conhecimentos históricos para crianças a partir de textos literários, se detendo sobre o livro Lolo Barnabé.

Publicação Científica

As transformações do livro no espaço virtual

LabCH

O artigo procura pensar os modos de apropriação de livros impressos no espaço virtual, através de cinco blogs criados por leitoras de romances sentimentais que se colocam como espaço privilegiado para elaborar suas subjetividades e práticas de leitura.

Material Didático

O ano em que meus pais saíram de férias

Cinema e o Ensino de História, LabCH

Apresenta o filme brasileiro de Cao Hamburguer e as temáticas possíveis a se explorar quanto alguns eventos da história recente do país, como o golpe de 1964 e suas implicações, e conceitos históricos – como o tempo.

Material Didático

Arqueologia e patrimônio em sala de aula

Experiências Didáticas no Ensino de História, LabCH

O Projeto apresenta atividades realizadas por professores e estagiários do PIBID-História com alunos do 6º ano.

Material Didático

Ensinar e refletir sobre a prática de ensino de História

Experiências Didáticas no Ensino de História, LabCH

Apresenta reflexões de um estudante do curso de Pedagogia, no ano de 2014, sobre seu estágio e formação. Pondera sobre as relações possíveis entre as trajetórias pessoais e profissionais dos professores, particularmente quanto ao ensino de história.

Material Didático

História na Educação Infantil

Experiências Didáticas no Ensino de História, LabCH

O texto apresenta considerações de quatro estudantes do curso de Pedagogia da FEUSP acerca de suas experiências de estágio e discute possibilidades do ensino de história na Educação Infantil, particularmente a noção de tempo.

Material Didático

Metropolis

Cinema e o Ensino de História, LabCH

O texto se propõe apresentar brevemente o filme Metropolis, de Fritz Lang, e discutir algumas possibilidades de abordagem dessa obra no que diz respeito ao ensino de História e seus objetivos. Para tanto, sugere temáticas, textos e recursos didáticos para utilização do filme.

Vídeo

Cartografia Escolar no Ensino Médio

LabCH

O programa é uma visita à Escola Estadual Prof. Alípio de Oliveira e Silva, em Taboão da Serra, na Grande São Paulo. O trabalho foi elaborado pela professora Daniela Tobias, que leciona Geografia para o primeiro e o segundo ano do ensino médio. A sugestão da visita foi da pesquisadora da USP, Fernanda Padovesi Fonseca, que também participou do programa.