Publicação Científica
II Encontro Experiências Didáticas no Ensino de História
Experiências Didáticas no Ensino de História, LabCH
Trabalhos de pesquisa e estágio do II Encontro Sobre Experiências Didáticas no Ensino de História.
Material Didático
Narradores de Javé
Cinema e o Ensino de História, LabCH
Filme brasileiro que conta a tentativa de moradores da fictícia Javé de impedir o desaparecimento de sua cidade por conta da construção de uma hidrelétrica. Para tal, é proposta a escrita da história de Javé e sua valorização como patrimônio cultural.
Material Didático
O Labirinto do Fauno
Cinema e o Ensino de História, LabCH
Apresenta algumas temáticas identificadas no filme e propõe encaminhamentos nas aulas de História em turmas do Ensino Médio particularmente no que diz respeito aos temas da Guerra Civil Espanhola e a discussão sobre tortura e direitos fundamentais na sociedade.
Material Didático
Doze homens e uma sentença
Cinema e o Ensino de História, LabCH
Texto apresenta elementos do filme de Lumet e propõe a partir de seu enredo algumas questões acerca do conhecimento histórico, particularmente a inferência, evidência, análise e interpretação de fontes; e o ensino de História.
Publicação Científica
I Encontro Experiências Didáticas no Ensino de História
Experiências Didáticas no Ensino de História, LabCH
Trabalhos de pesquisa e estágios do I Encontro sobre Experiências Didáticas no Ensino de História.
Material Didático
Contando e lendo o Oriente
Experiências Didáticas no Ensino de História, LabCH
Plano de ensino elaborado por duas estudantes do curso de Pedagogia, no ano de 2015, que tenciona propor uma sequência didática para crianças de 5 anos com o propósito de discutir a pluralidade cultural e incentivar os espaços de fala, narrativas, das mesmas.
Publicação Científica
Relações entre as práticas literárias dos estudantes e a escola
LabCH
A partir de entrevistas com seis leitoras de romances sentimentais, o texto procura observar como mulheres circulam pela cultura letrada e como suas práticas literárias em ambientes familiares se formam e diferem do ambiente escolar.
Publicação Científica
Ponderações acerca da vida-legado de Dalcídio Jurandir
LabCH
O texto analisa a vida e o legado do escritor nortista Dalcídio Jurandir, debatendo a partir da modalidade analítica que vê a literatura como espelho da sociedade e partindo do pressuposto que o escritor buscou traçar um mosaico de si.
Publicação Científica
Política educacional e representações de justiça, êxito e fracasso na escola
LabCH
O texto analisa o ciclo de vida, as representações, as práticas discursivas e os conteúdos da Série Ideias, periódico educacional de caráter oficial publicado pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação entre 1988 e 2004.
Publicação Científica
Narrativas de um percurso educacional e de um ideário educativo estrangeiro
LabCH
O texto analisa as cartas enviadas por Ignácia Guimarães a Anísio Teixeira, durante e após a sua viagem à Europa, ponderando como elas mostram sua trajetória e olhar sobre um ideal educacional estrangeiro.
Publicação Científica
História e memória de práticas de leitura: O estudo do Festival de Artes Literárias
LabCH
O texto discorre sobre o processo de coleta das fontes orais de uma pesquisa de mestrado que visa analisar o Festival de Artes Literárias na Escola Estadual Professora Nilde Maria Monteiro Xavier na Bahia.
Publicação Científica
Os significados dos livros para as mulheres
LabCH
O artigo analisa a relação entre a literatura e as mulheres ao que se consolidam como público leitor ao longo do tempo, abordando as funções e usos da literatura no universo feminino – desde campo educacional e moralizante até espaço de resistência.
Publicação Científica
Prática do professor em classe multisseriada
LabCH
O artigo aborda a questão da educação no campo e a participação dos movimentos sociais na elaboração de uma prática educacional condizente com seus interesses, pensando a classe multisseriada como uma possibilidade de produção de conhecimento coletiva.
Publicação Científica
Leitura bourdieusiana de um ‘Um escritor no purgatório’
LabCH
O artigo se propõe a trazer uma leitura “bourdieusiana” da entrevista “Um escritor no purgatório”, realizada em 1976 com Dalcídio Jurandir, escritor nortista considerado um dos mais conceituados literatos do Brasil e da Amazônia pela crítica à época.
Publicação Científica
As representações de professoras sobre suas experiências enquanto alunas e práticas docentes
LabCH
O texto analisa discursos de professoras da educação infantil, com foco nas suas representações sobre o ensino de noções históricas e as relações entre suas experiências como alunas e sua formação.
Publicação Científica
Representações sobre a profissão docente (1971-1985)
LabCH
O artigo analisa as representações da formação e da prática docente de Tereza de Jesus Brasílio Lima no livro “Sonhos e Realidade: Monografia de uma educadora”, a partir do contexto histórico da educação durante a Ditadura Militar de 1964.
Publicação Científica
A profissão docente nos periódicos acadêmicos e encontros especializados
LabCH
O texto faz um mapeamento bibliográfico sobre a história da profissão docente de História, a partir de nove periódicos acadêmicos das áreas de Ensino de História, História da Educação e de anais de encontros especializados no Ensino de História.
Publicação Científica
A escrita de si e da história no relato de uma professora
LabCH
O texto pondera sobre o discurso de uma professora de educação infantil e os modos que elabora na apresentação de conhecimentos históricos para crianças a partir de textos literários, se detendo sobre o livro Lolo Barnabé.
Publicação Científica
As transformações do livro no espaço virtual
LabCH
O artigo procura pensar os modos de apropriação de livros impressos no espaço virtual, através de cinco blogs criados por leitoras de romances sentimentais que se colocam como espaço privilegiado para elaborar suas subjetividades e práticas de leitura.
Material Didático
O ano em que meus pais saíram de férias
Cinema e o Ensino de História, LabCH
Apresenta o filme brasileiro de Cao Hamburguer e as temáticas possíveis a se explorar quanto alguns eventos da história recente do país, como o golpe de 1964 e suas implicações, e conceitos históricos – como o tempo.
Material Didático
Arqueologia e patrimônio em sala de aula
Experiências Didáticas no Ensino de História, LabCH
O Projeto apresenta atividades realizadas por professores e estagiários do PIBID-História com alunos do 6º ano.
Material Didático
Ensinar e refletir sobre a prática de ensino de História
Experiências Didáticas no Ensino de História, LabCH
Apresenta reflexões de um estudante do curso de Pedagogia, no ano de 2014, sobre seu estágio e formação. Pondera sobre as relações possíveis entre as trajetórias pessoais e profissionais dos professores, particularmente quanto ao ensino de história.
Material Didático
História na Educação Infantil
Experiências Didáticas no Ensino de História, LabCH
O texto apresenta considerações de quatro estudantes do curso de Pedagogia da FEUSP acerca de suas experiências de estágio e discute possibilidades do ensino de história na Educação Infantil, particularmente a noção de tempo.
Material Didático
Ensino de história e as fontes do período da ditadura militar
Experiências Didáticas no Ensino de História, LabCH
O texto apresenta uma proposta de instrumento de pesquisa para investigar as representações dos alunos acerca da Ditadura Militar.
Material Didático
Metropolis
Cinema e o Ensino de História, LabCH
O texto se propõe apresentar brevemente o filme Metropolis, de Fritz Lang, e discutir algumas possibilidades de abordagem dessa obra no que diz respeito ao ensino de História e seus objetivos. Para tanto, sugere temáticas, textos e recursos didáticos para utilização do filme.
Publicação Científica
Trajetórias e escolarização de graduandos do curso de pedagogia para educadores do campo
LabCH
O trabalho analisa as trajetórias de vida e de escolarização dos graduandos do curso de Pedagogia para Educadores do Campo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Publicação Científica
Diários de viagem de Anísio Teixeira: razões e sentidos de uma escrita de ‘si’ e do ‘outro’
LabCH
O texto analisa dois diários escritos por Anísio Teixeira em suas viagens à Europa em 1925 e aos Estados Unidos em 1927 para compreender como o autor representa e projeta uma imagem de “si” e do “outro”.
Publicação Científica
Representação de um projeto de escola no relatório de Anísio Teixeira
LabCH
O texto analisa as representações de um projeto educacional e modelo escolar nos relatórios de viagem de Anísio Teixeira, resultado dos seus estudos em escolas americanas.
Publicação Científica
As trajetórias escolares de professoras negras em São Paulo
LabCH
O trabalho analisa entrevistas realizadas com professoras negras, traçando percursos e realizando comparações para ponderar sobre o processo de construção das identidades através da narrativa de suas histórias de vidas.
Vídeo
Fazendo o pré-campo com o Google Street View – Grupo de Estudos e Pesquisa em Didática da Geografia
LabCH
Pré campo de uma visita histórica a Santos, realizado pela professora Tânia de Fátima Oliveira, professora bolsista do Grupo de Pesquisa em Didática da Geografia. Para saber mais acesse www.geped.fe.usp.br
Vídeo
Cartografia Escolar no Ensino Médio
LabCH
O programa é uma visita à Escola Estadual Prof. Alípio de Oliveira e Silva, em Taboão da Serra, na Grande São Paulo. O trabalho foi elaborado pela professora Daniela Tobias, que leciona Geografia para o primeiro e o segundo ano do ensino médio. A sugestão da visita foi da pesquisadora da USP, Fernanda Padovesi Fonseca, que também participou do programa.
Publicação Científica
Práticas de memória, narrativas da história: representações de alunos do curso de pedagogia para educadores do campo (UNIOESTE) sobre o ensino de história
LabCH
Trabalho busca compreender representações sobre o ensino de História de alunos do curso de Pedagogia para Educadores do Campo
Material Didático
A literatura no ensino de História: aprendizagens e desafios mútuos
LabCH
Análise de investigação sobre as aprendizagens históricas no contexto do Projeto “O Brasil de papel e tinta: crônicas e romances no ensino de História do Brasil” realizado pela Profa. Dra. Dislane Zerbinatti Moraes