Narrativas de um percurso educacional e de um ideário educativo estrangeiro

O texto analisa as cartas enviadas por Ignácia Guimarães a Anísio Teixeira, durante e após a sua viagem à Europa, ponderando como elas mostram sua trajetória e olhar sobre um ideal educacional estrangeiro.

O texto “Narrativas e representações de um percurso educacional e de um ideário educativo estrangeiro nas cartas de uma educadora”, escrito por Silmara de Fátima Cardoso, tem como objetivo analisar as cartas enviadas por Ignácia Guimarães a Anísio Teixeira, durante e após a sua viagem de estudo à Europa, mais especificamente 12 cartas produzidas no período entre 1929 e 1933, hoje localizadas no arquivo pessoal de Anísio Teixeira. Os relatos de viagem de Ignácia Guimarães qualificam-se como uma importante fonte ao trazer a representação, ainda que esta esteja marcada pelas particularidades e visão de mundo da autora, da sua atuação e de um modelo educacional valorizado como ideal, o modelo europeu e mais especificamente alemão no caso de Ignácia Guimarães.

Trata-se de um novo paradigma que circulava tanto em âmbito nacional quanto internacional, adquirindo traços universais e servindo como parâmetro de referência, ao que há uma busca por operar mudanças na educação brasileira e assegurar-lhe um grau de legitimidade e condições de igualdade educacional ao implantar um modelo similar ao de um país considerado mais desenvolvido.

O trabalho aborda tanto o roteiro da viagem pedagógica de Ignácia Guimarães quanto as impressões e as narrativas construídas da viajante sobre o modelo alemão, ao que ela aborda, entre outros temas, as condições da educação e as características e funcionamento das instituições escolares observadas e as possibilidades que elas proporcionam – algo, que além de visar constituir um retrato que se pretende fiel da realidade que ela transita, cria comparações que servem também para uma análise da compreensão de sentidos.

Acesso:

Silmara_Narrativas_representações_percurso educacional

Também disponível aqui.