História na Educação Infantil

O texto apresenta considerações de quatro estudantes do curso de Pedagogia da FEUSP acerca de suas experiências de estágio e discute possibilidades do ensino de história na Educação Infantil, particularmente a noção de tempo.

O texto apresenta experiências de estágio, observação e regência, de duas alunas da Licenciatura de Pedagogia, FEUSP: Paloma Bet Gomes de Moura e Tiffany Naomi Motomatsu. Durante as aulas da disciplina Metodologia do Ensino de História ministrada pela Profa. Dra. Dislane Zerbinatti Moraes no segundo semestre de 2015, discutiu-se uma série de possibilidades teóricas e didáticas para o Ensino de História na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. A partir do referencial de autores tais como Cooper (2006), Miranda (2003), Bosi (1994) e Rosa (2007), dentre outros, teceu-se um plano de ensino para uma turma de Infantil I e sua análise. Para além, entrevistou-se a professora regente do agrupamento que acompanharam e nessa conversa é possível vislumbrar reflexões iniciais sobre a docência na Educação Infantil, especialmente naquilo que se refere ao trabalho com conhecimentos históricos. Por fim, há no item Regência uma proposta de Plano de Ensino originalmente formulada para avaliação na disciplina da qual participaram mais duas autoras: Lais de Meneses Rodrigues e Mariana Martins Corrêa. Em tal proposta, há uma breve discussão acerca dos referenciais teóricos e didáticos do Ensino de História nos anos iniciais, inclusive com o suporte de documentos curriculares (BRASIL, 1997), e a mobilização de esforços de reflexão sobre alguns conceitos em particular – como patrimônio cultural (GONÇALVES, ZARBATO, 2015). Apresentou-se uma sequência didática que prevê momentos de discussão na sala de aula e saídas para observação em campo de monumentos históricos. Essa proposta foi reformulada por Paloma Bet Gomes de Moura e Tiffany Naomi Motomatsu devido ao público alvo de sua regência e as circunstâncias que ali se fizeram ver.

 

História na Educação Infantil – Texto Completo