Representação de um projeto de escola no relatório de Anísio Teixeira

O texto analisa as representações de um projeto educacional e modelo escolar nos relatórios de viagem de Anísio Teixeira, resultado dos seus estudos em escolas americanas.

O artigo “Representação de um projeto diferenciado de escola, professor e aluno no relatório de Anísio Teixeira em viagem aos Estados Unidos”, escrito por Silmara de Fátima Cardoso, se propõe a analisar os relatórios de viagem de Anísio Teixeira, produto das suas observações e estudos em escolas norte-americanas, uma viagem para a qual foi designado pelo governador Francisco Marques de Goés Calmon em 1927, quando ocupava o cargo de diretor geral do ensino público baiano. Seu propósito seria o de observar as instituições educacionais e os métodos de ensino utilizados nos Estados Unidos da América, com a possibilidade da implantação de um modelo similar nas escolas baianas. Nesse sentido, o texto trata de contextualizar o relatório de Anísio Teixeira ao trazer seus motivos, características e circulação, como a intencionalidade por trás da criação e suas pretensões de compartilhar experiências, apresentar, defender e difundir iniciativas de um modelo educativo que vinha se desenvolvendo a partir da democracia, técnica e da ciência.

Além disso, há uma análise da sua produção escrita para compreender como ela representa um modelo considerado exemplar de escola, aluno e professor que se conecta com novos ideais educacionais e as características de uma cultura escolar que se valorizava naquele contexto histórico, na perspectiva do autor. Esse modelo que Anísio Teixeira coloca surge como um imperativo sociopolítico e econômico dentro das transformações que vinham ocorrendo na organização, nos sistemas produtivos e nas gestões políticas do mundo ocidental, e seu discurso, permeado por princípios de renovação pedagógica, explicita uma dicotomia particular da transição do século XIX para o século XX, com o debate entre os educadores das chamada Educação Tradicional e a Educação Nova que ocorria no momento de sua criação textual.

Acesso:

Silmara_Representação_projeto diferenciado_escola