Ensinar e refletir sobre a prática de ensino de História

Apresenta reflexões de um estudante do curso de Pedagogia, no ano de 2014, sobre seu estágio e formação. Pondera sobre as relações possíveis entre as trajetórias pessoais e profissionais dos professores, particularmente quanto ao ensino de história.

O relatório do estudante de Pedagogia da FEUSP, Gustavo Hatagima, apresenta suas considerações acerca das experiências do estágio obrigatório da disciplina Metodologia do Ensino de História cursada no ano de 2014 e ministrada pela Profa Dra. Dislane Zerbinatti Moraes. Ao longo do texto, o estudante descreve algumas características da escola na qual estagiou, a Escola Viva, São Paulo-SP, e reflete acerca do caráter do ensino de história proposto aos alunos do 5o ano do Ensino Fundamental I bem como questões pertinentes à identidade profissional dos professores e as relações que estabelecem com os conhecimentos históricos. Nesse sentido, mobiliza alguns autores em suas ponderações e questionamentos: Airès (1992), Cainelli (2006) e Rüsen (2010). Para além, descreve e pondera sobre as atividades observadas, e destaca aquelas relacionadas ao estudo da história de Brasília, as escolhas curriculares e analisa brevemente entrevista realizada com a professora regente da turma de 5o ano que acompanhou, Christina. Tal entrevista se deteve, entre outros aspectos, sobre a trajetória formativa da profissional no que se refere à História, especialmente, e sua compreensão sobre o ensino dessa disciplina no Ensino Fundamental I.

Ensinar e refletir sobre a prática de ensino de História – Texto Completo