Política educacional e representações de justiça, êxito e fracasso na escola

O texto analisa o ciclo de vida, as representações, as práticas discursivas e os conteúdos da Série Ideias, periódico educacional de caráter oficial publicado pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação entre 1988 e 2004.

O texto “Política educacional e representações de justiça, êxito e fracasso na escola: o exame do periódico Ideias (1988-2004)”, por Dislane Zerbinatti Moraes, Elizeu Clementino de Souza e Patrícia Aparecida do Amparo, analisa o ciclo de vida, as práticas discursivas e os conteúdos da Série Ideias, periódico educacional publicado pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), mais especificamente a apresentações e dos sumários dos diferentes volumes publicados entre o período de 1988 a 2004, totalizando 31 números. Partindo do pressuposto que as medidas tomadas pelo Estado na época produziram, além de leis e instruções oficiais, processos de socialização e construção de identidades, o artigo traz uma fonte histórica que indica as tensões, acomodações e resistências dos atores sociais e que é capaz de reconstruir as questões educacionais no próprio contexto em que elas se desenvolviam – os discursos pedagógicos intermediários, uma chamada “literatura cinzenta” que apesar de não se tratar de textos legais, continuam tendo origem oficial, o que faz com que assuma dimensões de prescrição e de modelagem de modos de ser professor.

Com isso em mente, faz-se uma leitura interpretativa dos Cadernos Ideias, que trazia para as Delegacias de Ensino e para as escolas leituras sobre a situação do ensino público, teorias de ensino e questões específicas consideradas relevantes naquele contexto histórico. O texto primeiramente faz um trabalho de identificação e caracterização do ciclo de vida da publicação, dividindo-o em três fases, os temas privilegiados na Série Ideias, passando pela concepção de justiça escolar apresentada ali por exemplo, ideia entendida no texto como sensível ao movimento dos campos político e educacional assim como o êxito e o fracasso na escola, e sua preocupação com o cotidiano escolar, além de sua circulação e recepção.

Acesso:

Dislane_Politicas Educacionais e reprsentações