O texto trata de alguns aspectos identificados na obra fílmica O Labirinto do Fauno, de Guillermo del Toro, 2006, e os articula tendo como perspectiva sua abordagem nas aulas de História (sobretudo no Ensino Médio). Assim, discute as relações entre fantasia e realidade a partir da estrutura proposta por seu realizador, del Toro, o contexto pós Guerra Civil Espanhola e as questões da repressão e violência do governo liderado por Franco, a incerteza financeira vivida por aquelas pessoas e a negação de direitos fundamentais, a tortura e os argumentos autoritários. Por fim, menciona o contexto de produção do filme e as intencionalidades manifestadas por seu diretor na realização desse filme. Nas indicações do Para saber mais, há uma referência ao trabalho de Sebastian Maharg, um roteirista dos Estados Unidos, que mesclou fotografias da época da Guerra Civil Espanhola e representações do Google Street View. Assim, esse recurso poderia ser mobilizado com a turma de maneira a dar-se conta da historicidade dos espaços ocupados no tempo presente.
O Labirinto do Fauno
Apresenta algumas temáticas identificadas no filme e propõe encaminhamentos nas aulas de História em turmas do Ensino Médio particularmente no que diz respeito aos temas da Guerra Civil Espanhola e a discussão sobre tortura e direitos fundamentais na sociedade.