Texto discute algumas temáticas pertinentes ao ensino de história a partir de elementos do filme O ano em que meus pais saíram de férias, de Cao Hamburguer, 2006. Para tanto, apresenta algumas características do enredo e suas possibilidades em termos didáticos. Um dos aspectos discutidos refere-se ao conceito de tempo como algo fluido e que diz respeito para além do relógio: há uma dimensão histórica e cultural de nossa percepção de tempo, inclusive no que se trata do tempo das crianças. Sugere como uma leitura possível sobre o tema as contribuições de Ladurie (1973). Por outro lado, a história contada pela película, seus cenários e eventos, inspiram-se em alguma medida nas experiências pessoais vividas pelo diretor quando criança no bairro do Bom Retiro. Para além, o texto explora algumas entradas propostas pela narrativa do filme e que partem do ponto de vista infantil, como a passagem do tempo, a copa do mundo de 1970 ou o desaparecimento de pessoas vítimas da opressão de Estado deflagrada após o golpe de 1964.
O ano em que meus pais saíram de férias