O que é o LabEduc?

O Projeto LabEduc da FEUSP – Laboratórios Integrados para a Produção e Difusão de Conteúdos e Práticas Educativas, criado em 2015, é uma iniciativa da Comissão de Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e contou para a sua implantação do apoio da Pró-Reitoria de Graduação, através do  Programa – Pro-INOVALAB.

O LabEduc é uma iniciativa pioneira de manutenção de um ambiente virtual de produção e difusão de conteúdos didáticos, de espírito integrador, vinculado às ações dos Laboratórios Didáticos relacionados às disciplinas curriculares de Ciências Humanas, Artes, Filosofia, Psicologia, Letras, Educação Física, Ciências e Matemática, além dos Grupos, Centros de Pesquisa e áreas de Didática e Metodologias do Ensino, Ciências da Educação, Gestão Escolar e Políticas Públicas de Educação  que compõem os cursos de graduação oferecidos pela FEUSP (Licenciatura em Pedagogia e demais Licenciaturas).

O projeto tem como objetivo potencializar situações de ensino de graduação e de aprendizagem por meio de tecnologias educacionais e soluções digitais bem como desenvolver a integração de pesquisas e estudos sobre práticas escolares, políticas educativas e formação de professores. Espera-se com a finalização do projeto, um impacto significativo no âmbito do ensino de graduação e possibilidades de inovação educacional e na pesquisa científica.

A Educação é um campo interdisciplinar cujas ideias e práticas são instruídas por pesquisas empíricas e reflexões teóricas em diferentes áreas do conhecimento. Inovação em educação significa promover estudos críticos sobre a natureza e os resultados das políticas educativas, as práticas de formação e os conteúdos e materiais de ensino e aprendizagem. A investigação sobre a sociedade, sua estrutura, dinâmicas e tendências, somada ao conhecimento técnico, oferece ao educador instrumentos para propor intervenções que contribuam para a melhoria da educação no país, podendo ser materializadas em novas formas de gestão, procedimentos, materiais e meios de ensino e aprendizagem.

A concepção de educação que fundamenta o conceito de inovação que defendemos também é aquela que embasa e orienta as ações desenvolvidas na FE por meio dos seus grupos de pesquisa e em laboratórios que produzem e difundem conhecimentos voltados ao entendimento das atividades educativas e às praticas pedagógicas que as concretizam. Considerado o caráter interdisciplinar próprio ao campo da educação, a produção de conhecimentos se faz de modo tanto mais inovador quanto mais se possam estabelecer relações diversas e integrativas entre as disciplinas que formam esse campo. Nesse sentido, é necessária a contínua elaboração e aperfeiçoamento de recursos que fundamentem a capacidade de promover novos tipos de interação interdisciplinar, o que, na prática, se concretiza em ações em parceria entre docentes de diferentes áreas, grupos de pesquisa e instituições.

A já existente quantidade e variedade de Laboratórios Didáticos da Faculdade de Educação evidencia esse caráter múltiplo que compõe o referido campo, uma multiplicidade que se torna ainda mais producente quando integrada com o uso de possibilidades tecnológicas, que permitem modos diversos de aproximação e interação entre seus componentes e, assim, deslocamentos nas fronteiras entre disciplinas, de que resultam novas formas de definição de temas, objetos e procedimentos.

O desafio da Universidade consiste na organização dos conhecimentos no campo da educação, de modo a tornar possível ao estudante acessá-lo e processá-lo criticamente, em função de seus interesses, apetências e objetivos. O LabEduc representa este esforço conjunto de integrar os diversos saberes desenvolvidos em laboratórios especializados em um ambiente integrador que permita a participação ativa do usuário, mediante escolha do material que necessita e pela avalição crítica desse material e retorno à comunidade acadêmica, que também se beneficia dessa interação.