A escrita de si e da história no relato de uma professora

O texto pondera sobre o discurso de uma professora de educação infantil e os modos que elabora na apresentação de conhecimentos históricos para crianças a partir de textos literários, se detendo sobre o livro Lolo Barnabé.

O texto “A escrita de si e da história no relato de uma professora sobre suas práticas”, de autoria de Jaqueline Oliveira dos Santos, se propõe a tecer algumas considerações acerca do discurso de uma professora de educação infantil, Ruth, e os modos possíveis elaborados por ela na apresentação de conhecimentos históricos para crianças pequenas a partir da mobilização de textos literários, através de uma entrevista de caráter biográfico em que transparecem suas ênfases e abordagens de leitura, provavelmente próximas às da sua experiência como professora e que permitem pensar suas escolhas e estratégias cotidianas. Além disso, procura-se também pensar as relações estabelecidas por Ruth entre sua prática, a obra literária e o ensino de História para crianças pequenas.

Nesse trabalho em particular, o estudo deteve-se sobre suas relações com o livro Lolo Barnabé, de Eva Furnari, obra escolhida por Ruth através de diversos critérios didáticos, estéticos e também subjetivos e referentes à sua própria experiência e trajetória, e com a qual é capaz de mobilizar elementos diversos como a estrutura, as ilustrações, interpretações, entre outros aspectos que ilustram a possibilidade do diálogo entre a leitura e a identificação e articulação de noções de História por meio das pistas e enredo que a ficção propõe à criança.

Acesso:

Jaqueline_ A escrita de si e da historia