História e memória de práticas de leitura: O estudo do Festival de Artes Literárias

O texto discorre sobre o processo de coleta das fontes orais de uma pesquisa de mestrado que visa analisar o Festival de Artes Literárias na Escola Estadual Professora Nilde Maria Monteiro Xavier na Bahia.

O objetivo deste trabalho, “História e memória de práticas de leitura literária: O estudo do FAL – Festival de Artes Literárias, Palmeiras/BA (2007-2013)”, por Marta Rocha de Oliveira, consiste em relatar os procedimentos e a metodologia de coleta das fontes orais, mais especificamente entrevistas, de uma pesquisa de mestrado que visa analisar o Festival de Artes Literárias (FAL) que ocorre entre o período de 2007 e 2013, numa escola pública de Ensino Médio – Escola Estadual Professora Nilde Maria Monteiro Xavier, localizada no município de Palmeiras, na Bahia.

O festival é um projeto de incentivo a leitura literária e artes que é implantado em 20017, e a pesquisa, partindo da hipótese que pensa a relevância da criação de arquivos escolares e da preservação da memória de modalidades de culturas escolares, pretende reconstruir a história do seu processo de criação e desenvolvimento, identificando as características de cada uma das edições, analisando as mudanças que ocorrem durante o percurso, quais são os atores envolvidos, a produção feita ali, as relações entre a escola e a comunidade, além as normas e as práticas de ensino que se associam a ele.

Nesse sentido, a entrevista, mesmo com todas as particularidades, estratégias e cuidados aos quais é preciso atentar durante o procedimento de coleta, configura-se como uma importante fonte para verificar aspectos não facilmente revelados, subjetivos e alternativos aos documentos escritos, e aqui, auxilia a compreender o significado do Festival de Artes Literárias para os indivíduos envolvidos no período delimitado pela pesquisa, as relações entre diferentes sujeitos e espaços, como a escola e a comunidade ao redor, e fazer um resgate da memória sobre o Festival.

Acesso:

Marta – História_Memória_práticas_leituras