• O que é o LabEduc?
  • Equipe
  • Participe!

Laboratórios da Faculdade de Educação da USP

Aprender História com textos literários: entre modelos de interpretação e construção de significados históricos em sala de aula

O texto trata das potencialidades da inserção de textos literários nas aulas de História, ressaltando-se a construção de noções de história, tempo, memória.

Aprender História com textos literários

Conteúdos Relacionados

Cartografia Escolar no Ensino Médio

O programa é uma visita à Escola Estadual Prof. Alípio de Oliveira e Silva, em Taboão da Serra, na Grande São Paulo. O trabalho foi elaborado pela professora Daniela Tobias, que leciona Geografia para o primeiro e o segundo ano do ensino médio. A sugestão da visita foi da pesquisadora da USP, Fernanda Padovesi Fonseca, que também participou do programa.

A profissão docente nos periódicos acadêmicos e encontros especializados

O texto faz um mapeamento bibliográfico sobre a história da profissão docente de História, a partir de nove periódicos acadêmicos das áreas de Ensino de História, História da Educação e de anais de encontros especializados no Ensino de História.

As transformações do livro no espaço virtual

O artigo procura pensar os modos de apropriação de livros impressos no espaço virtual, através de cinco blogs criados por leitoras de romances sentimentais que se colocam como espaço privilegiado para elaborar suas subjetividades e práticas de leitura.

História e memória de práticas de leitura: O estudo do Festival de Artes Literárias

O texto discorre sobre o processo de coleta das fontes orais de uma pesquisa de mestrado que visa analisar o Festival de Artes Literárias na Escola Estadual Professora Nilde Maria Monteiro Xavier na Bahia.

Arqueologia e patrimônio em sala de aula

O Projeto apresenta atividades realizadas por professores e estagiários do PIBID-História com alunos do 6º ano.

As trajetórias escolares de professoras negras em São Paulo

O trabalho analisa entrevistas realizadas com professoras negras, traçando percursos e realizando comparações para ponderar sobre o processo de construção das identidades através da narrativa de suas histórias de vidas.

II Encontro Experiências Didáticas no Ensino de História

Trabalhos de pesquisa e estágio do II Encontro Sobre Experiências Didáticas no Ensino de História.