Contando e lendo o Oriente

Plano de ensino elaborado por duas estudantes do curso de Pedagogia, no ano de 2015, que tenciona propor uma sequência didática para crianças de 5 anos com o propósito de discutir a pluralidade cultural e incentivar os espaços de fala, narrativas, das mesmas.

O texto a seguir apresenta algumas intervenções planejadas por duas alunas do curso de Pedagogia. Nesse plano de ensino elaborado no contexto das experiências de estágio da disciplina de Metodologia do Ensino de História cursada no ano de 2015, elabora-se uma proposta que objetiva oportunizar para as crianças de cinco anos, público do trabalho, situações nas quais possam discutir, explorar e conhecer mais sobre a pluralidade e diversidade cultural e étnica existentes a partir do estudo das culturas japonesa e chinesa. Sua realização foi inicialmente prevista para ser desenvolvida ao longo de um mês com a realização de quatro encontros semanais e, para tais momentos, elegeram-se histórias significativas que são tomadas como disparadores das conversas, a exemplo de O Pote Vazio, de Demi, além de objetos, fotografias e outros recursos. Esses materiais foram eleitos com o objetivo de instigar a curiosidade das crianças e as possibilidades de diálogos acerca principalmente das culturas anteriormente mencionadas, articulando tais ações com investimentos sobre a tradição de contações de histórias e valorização das narrativas infantis. As contribuições dos seguintes autores, entre outros, foram mobilizadas para a elaboração e reflexões dessa proposta: Pesavento (1999), Benjamin (1983), Candau (2008), Moraes e Amparo (2007), Sevcenko (1983) e Prado (2014).

 

Contando e lendo o Oriente por meio de histórias tradicionais – Texto Completo

O ano em que meus pais saíram de férias

Apresenta o filme brasileiro de Cao Hamburguer e as temáticas possíveis a se explorar quanto alguns eventos da história recente do país, como o golpe de 1964 e suas implicações, e conceitos históricos – como o tempo.