A profissão docente nos periódicos acadêmicos e encontros especializados

O texto faz um mapeamento bibliográfico sobre a história da profissão docente de História, a partir de nove periódicos acadêmicos das áreas de Ensino de História, História da Educação e de anais de encontros especializados no Ensino de História.

 O texto “A história da profissão docente nos periódicos acadêmicos e encontros especializados”, por Jaqueline Oliveira dos Santos, apresenta um breve mapeamento bibliográfico acerca da história da profissão docente do professor de História em periódicos acadêmicos e anais de eventos entre 2000 e 2013. Tal levantamento foi realizado a partir de um corpus formado por nove periódicos acadêmicos das áreas de Ensino de História, História da Educação e da História – quando tratavam da questão do ensino e docência; e anais de encontros especializados no Ensino de História. Os critérios de escolha dos periódicos incluem elementos como sua relevância para o campo, as abordagens mais recorrentes e sua recepção.

O mapeamento tem um caráter exploratório, procurando indicar elementos presentes e as possibilidades realizadas no estudo dessa temática da história da profissão docente, e constata uma recorrência de estudos que buscaram aproximar-se da formação do professor em seus diferentes momentos, lugares e relações: a inicial e continuada, as práticas e saberes mobilizados em sala de aula, as apropriações das orientações legais e currículos propostos, as representações sobre si e a profissão e o processo identitário. Assim, se insere em uma tentativa de apropriação das pesquisas realizadas a partir de questionamentos à história do professor de História, seu ofício, práticas, processos de profissionalização e formação, tendo em mente a multiplicidade de recortes e abordagens possíveis quando se trata de compreender o ofício de professor de História no país.

Acesso:

Jaqueline – A historia da profissão docente nos periodicos