Prática do professor em classe multisseriada

O artigo aborda a questão da educação no campo e a participação dos movimentos sociais na elaboração de uma prática educacional condizente com seus interesses, pensando a classe multisseriada como uma possibilidade de produção de conhecimento coletiva.

Resultado de uma pesquisa que aborda a discussão sobre a Educação do Campo no Brasil, mais especificamente nos assentamentos de Reforma Agrária no Estado do Paraná, com um estudo feito no município de Teixeira Soares, o trabalho “Educação do campo: Prática do professor em classe multisseriada”, por Maria Antônia de Souza e Fernando Henrique Tisque dos Santos, procura entender seus aspectos através de uma análise da prática do professor em classes multisseriadas. A metodologia utilizada para sua elaboração inclui entrevistas com professores e assentados e observação em sala de aula.

Essa questão se relaciona com a participação crescente de movimentos sociais do campo, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), na elaboração de uma educação condizente com seus interesses e contexto, fazendo reivindicações como a construção de escolas públicas em assentamentos. Ao mesmo tempo, há um esforço em pensar os desafios da prática do professor que entra em contato com a realidade socioeconômica específica de seus alunos, com o planejamento de método e conteúdo, por exemplo, que é perpassado pela necessidade de um compromisso social quando se considera a realidade das crianças assentadas.

Nesse sentido, aparece a questão do debate sobre a escola multisseriada e seus desafios, algo que nos permite pensar as contradições que permeiam o campo na atualidade, mas que de acordo com o trabalho, aparece como uma possibilidade de desenvolver um processo educativo em que um corpo diversificado de alunos participa e cria maneiras coletivas de apropriação e produção do conhecimento de conhecimento e o incorpore à sua prática social, num contexto de respeito ao diferente e suas especificidades.

Acesso:
Fernando Henrique 1dialogo-1584