Ensino de história e as fontes do período da ditadura militar

O texto apresenta uma proposta de instrumento de pesquisa para investigar as representações dos alunos acerca da Ditadura Militar.

O trabalho Ensino de história e o contato de estudantes com as fontes históricas do período da ditadura militar brasileira: um exercício de pesquisa, escrito por Fernanda Marques David e Léa Blezer Araújo tem como objetivo produzir um instrumento de análise para coletar dados a respeito da construção do conhecimento histórico em alunos do 3º ano do Ensino Médio. Para tanto, foram investigados dois grupos de alunos: o primeiro é composto pelos adolescentes que frequentam um cursinho popular e o segundo foi constituído em uma escola privada. Para desenvolver o Plano de Ensino, as alunas partem do tema ditadura militar no Brasil de modo a nortear as atividades relativas ao objetivo principal do trabalho, o qual foi elaborado de modo investigar e valorizar as perspectivas dos alunos acerca da História, compreendendo que tal caminho é significativo para o processo de construção do conhecimento e da consciência histórica. Ao atrelarem conteúdos de ensino que já haviam sido explorados em sala de aula, a visita ao Museu da Resistência e os resultados obtidos pelo questionário produzido por elas, as alunas oferecem significativas informações para professores e estudantes dos cursos de Licenciatura.

 

Ensino de História e Ditadura

O ano em que meus pais saíram de férias

Apresenta o filme brasileiro de Cao Hamburguer e as temáticas possíveis a se explorar quanto alguns eventos da história recente do país, como o golpe de 1964 e suas implicações, e conceitos históricos – como o tempo.