Metropolis

O texto se propõe apresentar brevemente o filme Metropolis, de Fritz Lang, e discutir algumas possibilidades de abordagem dessa obra no que diz respeito ao ensino de História e seus objetivos. Para tanto, sugere temáticas, textos e recursos didáticos para utilização do filme.

O texto apresenta algumas breves considerações sobre o filme Metropolis, de Fritz Lang, 1927, e potenciais temáticas e abordagens para o ensino de História. Compreende-se o filme como um documento histórico e tal entendimento, por sua vez, se relaciona às transformações vividas na ciência histórica e seus métodos, especialmente após a década de setenta do século passado. Assim, são retomados pontos do enredo e sua produção, alguns aspectos da biografia de Lang e o contexto histórico do seu país de origem, Alemanha, entre outros elementos, com o objetivo de oportunizar caminhos para um trabalho didático a partir dessa obra. De modo semelhante, e com o fim de ampliar repertórios acerca de Metropolis, sugere-se uma série de leituras complementares cujos temas passam por aspectos da biografia de Lang, como suas experiências enquanto combatente na Primeira Guerra Mundial e possíveis impactos sobre sua obra e modos de compreender a existência humana, resenhas críticas do filme e dados técnicos.

Metropolis_Texto Completo