As representações de professoras sobre suas experiências enquanto alunas e práticas docentes

O texto analisa discursos de professoras da educação infantil, com foco nas suas representações sobre o ensino de noções históricas e as relações entre suas experiências como alunas e sua formação.

O texto “Noções históricas e docência na educação infantil: as representações de um grupo de professoras sobre suas experiências enquanto alunas e suas práticas docentes junto às crianças pequenas”, escrito por Jaqueline Oliveira dos Santos, objetiva investigar os discursos e memórias coletadas através de entrevistas de um grupo de três professoras de educação infantil que atuam em EMEI com turmas de crianças de quatro a cinco anos.

Ele pretende se aproximar da sua compreensão sobre as próprias práticas e as possibilidades estabelecidas durante sua trajetória sobre formas de lidar com conhecimentos históricos nesse nível da educação básica, tendo em mente suas peculiaridades. O trabalho lida com a questão do entendimento de certa impossibilidade de ensinar noções históricas como mudanças e permanências, pluralidades de pontos de vista, provisoriedade do saber, entre outras, na educação infantil, devido à natureza da produção do conhecimento histórico, baseando-se em uma apropriação específica da teoria de desenvolvimento proposta por Piaget.

Nesse trabalho, a análise se deteve naquilo que se refere às representações engendradas por essas professoras sobre o ensino de noções históricas às crianças pequenas, de acordo com a hipótese de que suas representações e os modos de compreensão sobre o que é a docência e suas relações com a didática, o conhecimento e os estudantes se constituem a partir das posições, experiências formativas e circunstâncias por elas vividas, e devem ser compreendidas em sua singularidade.

Acesso:

Jaqueline Noções históricas e Docência na Educação Infantil