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II Encontro Experiências Didáticas no Ensino de História
Trabalhos de pesquisa e estágio do II Encontro Sobre Experiências Didáticas no Ensino de História.
Trabalhos de pesquisa e estágio do II Encontro Sobre Experiências Didáticas no Ensino de História.
A partir da mediação do professor de Educação Física, alunos que têm que lidar com as pressões e tensões da fase do vestibular, pesquisam e investigam a manifestação Yoga como prática de relaxamento.
O artigo procura pensar os modos de apropriação de livros impressos no espaço virtual, através de cinco blogs criados por leitoras de romances sentimentais que se colocam como espaço privilegiado para elaborar suas subjetividades e práticas de leitura.
O texto analisa dois diários escritos por Anísio Teixeira em suas viagens à Europa em 1925 e aos Estados Unidos em 1927 para compreender como o autor representa e projeta uma imagem de “si” e do “outro”.
Resumo: A partir da experiência de implementação do projeto Matabichar pelo grupo de bolsistas[1] do PIBID – Letras na Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da USP, e com base na definição de conto feita por Julio Cortázar, em “Alguns aspectos do conto”, desenvolveu-se uma análise sobre a influência do desfecho para a afirmação do texto literário enquanto pertencente ao gênero conto. A partir dessa análise, pudemos criar cinco categorias de desfecho (resumitivo, expressivo, relacionado à intensidade dramática, tradicional e desfecho de virada) que apontam para uma maior ou menor adequação dessas produções ao gênero e sugerem um impacto significativo dos desfechos em relação ao todo. Nossa reflexão também se pauta, ainda que superficialmente, nos traços que evidenciam a apreensão por parte dos alunos dos conteúdos trabalhados em sala de aula pelas bolsistas, principalmente com relação ao trabalho desenvolvido com os contos do escritor angolano Ondjaki e com a exposição teórica do gênero.
O trabalho analisa entrevistas realizadas com professoras negras, traçando percursos e realizando comparações para ponderar sobre o processo de construção das identidades através da narrativa de suas histórias de vidas.
O texto analisa as cartas enviadas por Ignácia Guimarães a Anísio Teixeira, durante e após a sua viagem à Europa, ponderando como elas mostram sua trajetória e olhar sobre um ideal educacional estrangeiro.
O texto analisa o ciclo de vida, as representações, as práticas discursivas e os conteúdos da Série Ideias, periódico educacional de caráter oficial publicado pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação entre 1988 e 2004.
Este trabalho trata da educação de crianças e jovens pobres na Real Academia de Fortificação, Artilharia e Desenho da Cidade do Rio de Janeiro, criada em 1792, pelo 2º. Conde de Resende, e na Academia de Aritmética, Geometria Pratica, Fortificação, Desenho e Língua Francesa para Oficiais de Infantaria, criada em 1795, também pelo referido Conde.
artigo voltado para a questão da avaliação de línguas sob a perspectiva das novas éticas e estéticas no multiletramentos
Quatro professoras e um professor. Histórias de vida e de trabalho. Observação e entrevistas. Com esse material, Marília Carvalho realiza um estudo sensível e sério do cotidiano escolar nas séries iniciais do ensino fundamental. Elaborado como tese de Doutorado, defendida na Faculdade de Educação da USP, em fins de 1998, rapidamente transformado em livro,No coração […]
Esta tese objetiva compreender a implantação dos primeiros grupos escolares em Mato Grosso. O olhar se desloca das reformas educacionais e da história institucional e recai sobre a história da infância.
Este estudo teve como objetivo compreender as relações tramadas pelos sujeitos a partir da escola, bem como seus efeitos no processo de escolarização e na constituição da profissão docente no século XIX.
A partir do estudo de caso sobre as práticas instauradas na Biblioteca Escolar Infantil do Instituto de Educação Caetano de Campos, entre 1936 e 1966, durante a gestão da professora-bibliotecária Iracema Marques da Silveira e de alunos–bibliotecários, pretendo interrogar acerca do lugar social, atuação política e estratégias de mobilização cultural das bibliotecas infantis e escolares, […]
Artigo aborda como a cultura escolar vem sendo apropriada pela área da História da Educação brasileira enquanto categoria de análise e campo de investigação
Trabalhos de pesquisa e estágios do I Encontro sobre Experiências Didáticas no Ensino de História.
O texto faz um mapeamento bibliográfico sobre a história da profissão docente de História, a partir de nove periódicos acadêmicos das áreas de Ensino de História, História da Educação e de anais de encontros especializados no Ensino de História.
A tese investiga, a partir do estudo da carteira escolar, a emergência da escola como mercado consumidor, do Estado como comprador e da indústria de mobiliário escolar, em São Paulo, entre o fim do século XIX e início do século XX.
O texto analisa discursos de professoras da educação infantil, com foco nas suas representações sobre o ensino de noções históricas e as relações entre suas experiências como alunas e sua formação.
O artigo se propõe a trazer uma leitura “bourdieusiana” da entrevista “Um escritor no purgatório”, realizada em 1976 com Dalcídio Jurandir, escritor nortista considerado um dos mais conceituados literatos do Brasil e da Amazônia pela crítica à época.
O objetivo desta dissertação é compreender de que maneira o olhar do formador influencia nas práticas e contribui para as aprendizagens de professores de inglês dentro de um contexto de formação em que o diálogo entre esses agentes é parte das premissas do programa de formação.
O texto analisa a vida e o legado do escritor nortista Dalcídio Jurandir, debatendo a partir da modalidade analítica que vê a literatura como espelho da sociedade e partindo do pressuposto que o escritor buscou traçar um mosaico de si.
O artigo analisa as representações da formação e da prática docente de Tereza de Jesus Brasílio Lima no livro “Sonhos e Realidade: Monografia de uma educadora”, a partir do contexto histórico da educação durante a Ditadura Militar de 1964.
Trabalho busca compreender representações sobre o ensino de História de alunos do curso de Pedagogia para Educadores do Campo
A Revista MELP traz produções de alunos do curso de Licenciatura da Faculdade de Educação da USP, elaboradas no âmbito da disciplina Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa. São, em geral, artigos decorrentes dos estágios, bem como propostas e/ou sequências didáticas para a sala de aula da escola básica.
Pesquisa analisa as práticas discursivas presentes nos documentos curriculares de Educação Física da rede municipal de Sorocaba e as relações de saber-poder que permearam o processo de construção do currículo oficial elaborado em 2012. O objetivo desse trabalho é delinear como a construção do currículo oficial está inserida numa rede de poder, que por sua vez é sustentada por determinados tipos de saberes.
O objetivo desse trabalho é abordar a produção sócio-histórica de representações sobre o abandono e a delinqüência de menores em Belo Horizonte entre os anos de 1921 e 1941.
A partir de entrevistas com seis leitoras de romances sentimentais, o texto procura observar como mulheres circulam pela cultura letrada e como suas práticas literárias em ambientes familiares se formam e diferem do ambiente escolar.
O objetivo deste trabalho é relatar o processo de implementação do projeto de ensino do PIBID – Letras (Universidade de São Paulo – USP) na E. E. João Baptista Alves Silva. Nesse projeto buscamos levar a escrita de forma lúdica e dinâmica ao cotidiano dos alunos por meio de temas, como noções de tempo e espaço na estrutura narrativa, construção de personagem, classes de palavras, e por meio de atividades, como as de formação de círculos de leitores e de reescrita. Ao trabalhar com a escrita de narrativas curtas e pessoais, buscamos sensibilizar os alunos para o registro de suas próprias histórias, percebendo que o seu cotidiano pode ser e é matéria de escrita.
E-book com propostas de atividades para o ensino de ciências, de matemática, de biologia e de física.
O artigo analisa a relação entre a literatura e as mulheres ao que se consolidam como público leitor ao longo do tempo, abordando as funções e usos da literatura no universo feminino – desde campo educacional e moralizante até espaço de resistência.
O texto discorre sobre o processo de coleta das fontes orais de uma pesquisa de mestrado que visa analisar o Festival de Artes Literárias na Escola Estadual Professora Nilde Maria Monteiro Xavier na Bahia.
Tendo como pressuposto o papel ativo das classes populares em sua própria educação, a tese procurou compreender e explicitar as experiências educacionais destes sujeitosna corte/capital federal e província/estado do Rio de Janeiro na segunda metade do século XIX e primeiros anos do século XX.
A análise dos registros produzidos na e pela escola permite identificar recorrências e, por meio de sua percepção, a consolidação de uma imagem da escola passível de construção de padrões de representação social e de iconografia. Com essas premissas, objetivou-se, com esta pesquisa, contribuir para a reflexão da cultura escolar como produtora de uma representação singular.
O trabalho analisa as trajetórias de vida e de escolarização dos graduandos do curso de Pedagogia para Educadores do Campo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
O tema deste estudo é a concepção, a realização e a recepção dos programas educacionais radiofônicos irradiados entre 1935 e 1950.
O texto pondera sobre o discurso de uma professora de educação infantil e os modos que elabora na apresentação de conhecimentos históricos para crianças a partir de textos literários, se detendo sobre o livro Lolo Barnabé.
O artigo aborda a questão da educação no campo e a participação dos movimentos sociais na elaboração de uma prática educacional condizente com seus interesses, pensando a classe multisseriada como uma possibilidade de produção de conhecimento coletiva.
O foco deste trabalho é a realização de estágio supervisionado em grupos na formação inicial de professores. A pesquisa acompanhou quatro equipes, formadas por dois a quatro estagiários, em duas situações: nas aulas da disciplina Metodologia do Ensino de Inglês, do curso de Licenciatura da Faculdade de Educação da USP, e nas aulas no estágio supervisionado dessas equipes nos minicursos de inglês, nessa mesma instituição.
Esta tese examina o relatório produzido pelo professor primário Luiz Augusto dos Reis que, em 1891, partiu do Rio de Janeiro para a Europa com destino a Portugal, Espanha, França e Bélgica, a fim de verificar as condições da instrução pública nas regiões descritas como representantes do mundo civilizado.