Materiais do LabEduc

Material

No tempo das diligências

Cinema e o Ensino de História, LabCH

Apresenta o filme de 1939 de John Ford e discute algumas temáticas pertinentes ao ensino de história, entre elas: a diligência como um microcosmo social, história dos E.U.A. e os sentidos constituídos de fronteira e civilização no gênero faroeste.

Material

FIGURAS E SÓLIDOS GEOMÉTRICOS-EDM0321

LABMAT

A atividade se faz importante para a construção da percepção de que os elementos estudados na escola podem ser observados no mundo cotidiano. Para que isso seja possível é necessário treinar o olhar das crianças para os padrões da natureza e objetos, de modo a ressignificá-los. A possibilidade de nomear algo é um importante passo para lhe atribuir sentido. Com a matemática não deve ser diferente e ainda, quanto mais visual, concreta e ancorada nos elementos do cotidiano, mais acessível se torna seu ensino.

Material

Narradores de Javé

Cinema e o Ensino de História, LabCH

Filme brasileiro que conta a tentativa de moradores da fictícia Javé de impedir o desaparecimento de sua cidade por conta da construção de uma hidrelétrica. Para tal, é proposta a escrita da história de Javé e sua valorização como patrimônio cultural.

Material

Arqueologia e patrimônio em sala de aula

Experiências Didáticas no Ensino de História, LabCH

O Projeto apresenta atividades realizadas por professores e estagiários do PIBID-História com alunos do 6º ano.

Material

O Labirinto do Fauno

Cinema e o Ensino de História, LabCH

Apresenta algumas temáticas identificadas no filme e propõe encaminhamentos nas aulas de História em turmas do Ensino Médio particularmente no que diz respeito aos temas da Guerra Civil Espanhola e a discussão sobre tortura e direitos fundamentais na sociedade.

Material

ARTE-IN A história do milho taquara

CEPEInd

O livro “A história do milho taquara” é uma das obras que compõe o projeto ARTE-IN de educação indígena. Escrito em Português e Guarani, conta sobre a importância do plantio do milho para a tribo Guarani e o surgimento do sagrado milho taquara.

Material

Ensinar e refletir sobre a prática de ensino de História

Experiências Didáticas no Ensino de História, LabCH

Apresenta reflexões de um estudante do curso de Pedagogia, no ano de 2014, sobre seu estágio e formação. Pondera sobre as relações possíveis entre as trajetórias pessoais e profissionais dos professores, particularmente quanto ao ensino de história.

Material

ARTE-IN Rituais de casamento do povo Terena

CEPEInd

O livro “Rituais de casamento do povo Terena” é uma das obras que compõe o projeto ARTE-IN de educação indígena. Escrito em português e terena, descreve as tradições do casamento do povo Terena.

Material

Learning Through Digital Games

CEPEL

Ensinar língua inglesa no cruzamento entre letramento, cultura e tecnologia nos anos iniciais do Ensino Fundamental são alguns dos desafios que o Projeto Learning with Digital Games se propôs a encarar!

Material

ARTE-IN Crianças animais

CEPEInd

O livro “Crianças animais” é uma das obras que compõe o projeto ARTE-IN de educação indígena. Escrito em Português e Tupi-guarani, conta sobre uma maldição que recaiu sobre a aldeia certa vez e fez com que todas as índias engravidassem ao mesmo tempo e tivessem, em vez de crianças, animais.

Material

ARTE-IN O caminho da cura

CEPEInd

O livro “O caminho da cura” é uma das obras que compõe o projeto ARTE-IN de educação indígena. Escrito em Português e Guarani, conta sobre a importância da figura do pajé, responsável pela saúde espiritual e física dos índios da aldeia.

Material

ARTE-IN Confusão na caixa de costura

CEPEInd

O livro “Confusão na caixa de costura” é uma das obras que compõe o projeto ARTE-IN de educação indígena. Uma fábula escrita em Português e Guarani, que utiliza objetos de costura para falar sobre os indivíduos e a vida em sociedade.

Material

ARTE-IN História do surgimento do milho

CEPEInd

O livro “História do surgimento do milho” é uma das obras que compõe o projeto ARTE-IN de educação indígena. Escrito em Português e KAINGANG, conta sobre o sacrifício do velho Nhara para ajudar sua aldeia a superar a fome.

Material

Unidades Didáticas: Números racionais

LABMAT

Unidades Didáticas (UDs) desenvolvidas por estudantes do curso de Pedagogia para a disciplina Metodologia do Ensino da Matemática. Aqui, encontram-se as UDs de Números Racionais.

Material

Atividade: Vida na Terra

LABMAT

Atividade sobre a Vida na Terra, desenvolvida pelos estagiários do Clube de Matemática, Ciências e Geografia

Material

ARTE-IN O batizado atrasado

CEPEInd

O livro “O batizado atrasado” é uma das obras que compõe o projeto ARTE-IN de educação indígena. Escrito em Português e Guarani, conta como pequenos problemas na aldeia influenciam as crenças e ritos da comunidade.

Material

FORMAS GEOMÉTRICAS EM GRAFISMOS INDÍGENAS-EDM0321

Esta sequência didática reúne três áreas do conhecimento: matemática, artes e história, com o objetivo de trabalhar a questão dos grafismos dos povos nativos do Brasil de diferentes perspectivas. A lei 11.645 (BRASIL, 2008), que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e das culturas indígenas, é majoritariamente abordada nas ciências humanas, e mais recentemente, nos jogos e brincadeiras praticadas por alguns povos originários. Aproximamos esta proposta à Geometria por compreender uma relação entre os grafismos e as formas geométricas, cumprindo assim os objetivos curriculares para geometria.

Material

Atividade Biomas Brasileiros

LABMAT

Atividade de caça ao tesouro, sobre Biomas Brasileiros, desenvolvida pelos estagiários do Clube de Matemática, Ciências e Geografia

Material

ARTE-IN As estrelas que cuidam das plantações

CEPEInd

O livro “As estrelas que cuidam das plantações” é uma das obras que compõe o projeto ARTE-IN de educação indígena. Escrito em Português e Guarani, conta sobre um casal, seu casamento e o surgimento de diversos alimentos e dos guardiões das plantações.

Material

ARTE-IN Preparação para o casamento

CEPEInd

O livro “Preparação para o casamento” é uma das obras que compõe o projeto ARTE-IN de educação indígena. Escrito em português e guarani, relata os costumes da aldeia para a constituição de uma família.

Material

Unidades Didáticas: Espaço e Forma

LABMAT

Unidades Didáticas (UDs) desenvolvidas por estudantes do curso de Pedagogia para a disciplina Metodologia do Ensino da Matemática. Aqui, encontram-se as UDs sobre Espaço e Forma.

Material

ARTE-IN Batizado na colheita

CEPEInd

O livro “Batizado na colheita” é uma das obras que compõe o projeto ARTE-IN de educação indígena. Escrito em Português e Tupi-guarani, descreve o costume para a nomeação das crianças, seus rituais e crenças.

Material

ARTE-IN Os índios Krenak

CEPEInd

O livro “Os índios Krenak” é uma das obras que compõe o projeto ARTE-IN de educação indígena. Narrativa escrita em português e krenak, conta a história de dois índios que, ao se conhecerem acidentalmente em uma mata, fundaram um grande povo.

Material

MÁQUINA DE FUNÇÕES-EDM0321

LABMAT

A atividade proposta a seguir tem como objetivo estimular o cálculo mental e o
raciocínio lógico dos alunos de maneira descontraída e divertida, pode ser aplicada a partir do 2º ano do Ensino Fundamental, e varia de acordo com a complexidade que o professor desejar. A proposta busca unir o lúdico e a matemática. Sem a necessidade de elaboração de jogos de tabuleiro ou materiais manipuláveis.