Arqueologia e patrimônio em sala de aula
O Projeto apresenta atividades realizadas por professores e estagiários do PIBID-História com alunos do 6º ano.
O Projeto apresenta atividades realizadas por professores e estagiários do PIBID-História com alunos do 6º ano.
O livro “História do surgimento do milho” é uma das obras que compõe o projeto ARTE-IN de educação indígena. Escrito em Português e KAINGANG, conta sobre o sacrifício do velho Nhara para ajudar sua aldeia a superar a fome.
Atividade sobre o Sistema Solar, desenvolvida pelos estagiários do Clube de Matemática, Ciências e Geografia
Atividade de caça ao tesouro, sobre Biomas Brasileiros, desenvolvida pelos estagiários do Clube de Matemática, Ciências e Geografia
O livro “Crianças animais” é uma das obras que compõe o projeto ARTE-IN de educação indígena. Escrito em Português e Tupi-guarani, conta sobre uma maldição que recaiu sobre a aldeia certa vez e fez com que todas as índias engravidassem ao mesmo tempo e tivessem, em vez de crianças, animais.
Este livro compõe a Coleção VOCABULÁRIO BILÍNGUE, produzida pelos participantes do Programa de Formação Intercultural Superior de Professores Indígenas.
Texto apresenta elementos do filme de Lumet e propõe a partir de seu enredo algumas questões acerca do conhecimento histórico, particularmente a inferência, evidência, análise e interpretação de fontes; e o ensino de História.
Unidades Didáticas (UDs) desenvolvidas por estudantes do curso de Pedagogia para a disciplina Metodologia do Ensino da Matemática. Aqui, encontram-se as UDs sobre Jogos no ensino de Matemática.
Unidades Didáticas (UDs) desenvolvidas por estudantes do curso de Pedagogia para a disciplina Metodologia do Ensino da Matemática. Aqui, encontram-se as UDs sobre As Quatro Operações.
O texto se propõe apresentar brevemente o filme Metropolis, de Fritz Lang, e discutir algumas possibilidades de abordagem dessa obra no que diz respeito ao ensino de História e seus objetivos. Para tanto, sugere temáticas, textos e recursos didáticos para utilização do filme.
Plano de ensino elaborado por duas estudantes do curso de Pedagogia, no ano de 2015, que tenciona propor uma sequência didática para crianças de 5 anos com o propósito de discutir a pluralidade cultural e incentivar os espaços de fala, narrativas, das mesmas.
O livro “História antiga – A água e a pedra” é uma das obras que compõe o projeto ARTE-IN de educação indígena. Escrito em Português e Guarani, conta a história de amor entre Vento, um jovem índio, e a deusa da Água.
A presente proposta didática pretende trabalhar as sequências e regularidades com crianças do 1º ano do Ensino Fundamental I, na faixa etária de 6 a 7 anos de idade, e consiste em uma atividade lúdica de um jogo, no qual serão utilizadas ilustrações no lugar dos números. Optamos por utilizar imagens de frutas, para que as crianças possam construir sequências com essas imagens levando em consideração duas categorias de análise, tamanho ou cor, que podem ser ampliadas posteriormente conforme a criança se apropriar dos conteúdos.
Este livro compõe a Coleção VOCABULÁRIO BILÍNGUE, produzida pelos participantes do Programa de Formação Intercultural Superior de Professores Indígenas.
Esta sequência didática reúne três áreas do conhecimento: matemática, artes e história, com o objetivo de trabalhar a questão dos grafismos dos povos nativos do Brasil de diferentes perspectivas. A lei 11.645 (BRASIL, 2008), que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e das culturas indígenas, é majoritariamente abordada nas ciências humanas, e mais recentemente, nos jogos e brincadeiras praticadas por alguns povos originários. Aproximamos esta proposta à Geometria por compreender uma relação entre os grafismos e as formas geométricas, cumprindo assim os objetivos curriculares para geometria.
Apresenta o filme brasileiro de Cao Hamburguer e as temáticas possíveis a se explorar quanto alguns eventos da história recente do país, como o golpe de 1964 e suas implicações, e conceitos históricos – como o tempo.
Este livro compõe a Coleção VOCABULÁRIO BILÍNGUE, produzida pelos participantes do Programa de Formação Intercultural Superior de Professores Indígenas.
Unidades Didáticas (UDs) desenvolvidas por estudantes do curso de Pedagogia para a disciplina Metodologia do Ensino da Matemática. Aqui, encontram-se as UDs de Números Naturais e Sistema de Numeração.
Segundo livro de uma coleção composta por três obras, apresenta histórias de preparação e realização de algumas aulas baseadas em professores e enredos fictícios. O livro traz modos de desencadear uma aula, com considerações acerca de como as atividades podem ser compreendidas e desenvolvidas.
O livro “O pajé escolhido por Nhanderu Ete” é uma das obras que compõe o projeto ARTE-IN de educação indígena. Escrito em Português e Guarani, conta, a partir da formação de uma nova aldeia, como se dá a escolha de um novo pajé.
Catálogo dos materiais didáticos do Laboratório de Matemática da FEUSP que pode servir de apoio para a montagem de laboratórios de ensino de matemática
O livro “Os primeiros dias de uma criança” é uma das obras que compõe o projeto ARTE-IN de educação indígena. Escrito em português e kaingang, conta os modos indígenas de transpor pequenas dificuldades da mãe ao ter seu primeiro filho.
O livro “O casal que não tinha filhos” é uma das obras que compõe o projeto ARTE-IN de educação indígena. Escrito em Português e Guarani, conta sobre um casal que busca o xamã para ajudá-los a ter um filho.
Elaborado no decorrer do curso de Formação Intercultural Superior de Professores Indígenas, ocorrido na Faculdade de Educação da USP, o livro apresenta um compêndio de jogos educativos a partir de cinco etnias indígenas.
O livro “O caminho da cura” é uma das obras que compõe o projeto ARTE-IN de educação indígena. Escrito em Português e Guarani, conta sobre a importância da figura do pajé, responsável pela saúde espiritual e física dos índios da aldeia.
O livro “Rituais de casamento do povo Terena” é uma das obras que compõe o projeto ARTE-IN de educação indígena. Escrito em português e terena, descreve as tradições do casamento do povo Terena.
Saber interpretar rótulos dos alimentos e compreender como funciona as demandas energéticas é uma forma de trabalhar diferentes assuntos em Química.
O livro “Confusão na caixa de costura” é uma das obras que compõe o projeto ARTE-IN de educação indígena. Uma fábula escrita em Português e Guarani, que utiliza objetos de costura para falar sobre os indivíduos e a vida em sociedade.
Reduzir, reutilizar e reciclar. A Química está envolvida nos três “erres” e com base em seus conceitos, o aluno consegue definir e pensar melhor sobre o assunto.
Análise de investigação sobre as aprendizagens históricas no contexto do Projeto “O Brasil de papel e tinta: crônicas e romances no ensino de História do Brasil” realizado pela Profa. Dra. Dislane Zerbinatti Moraes
O livro “Os índios Krenak” é uma das obras que compõe o projeto ARTE-IN de educação indígena. Narrativa escrita em português e krenak, conta a história de dois índios que, ao se conhecerem acidentalmente em uma mata, fundaram um grande povo.
Unidades Didáticas (UDs) desenvolvidas por estudantes do curso de Pedagogia para a disciplina Metodologia do Ensino da Matemática. Aqui, encontram-se as UDs de Números Racionais.
Apresenta algumas temáticas identificadas no filme e propõe encaminhamentos nas aulas de História em turmas do Ensino Médio particularmente no que diz respeito aos temas da Guerra Civil Espanhola e a discussão sobre tortura e direitos fundamentais na sociedade.
O texto trata das potencialidades da inserção de textos literários nas aulas de História, ressaltando-se a construção de noções de história, tempo, memória.
O livro “Preparação para o casamento” é uma das obras que compõe o projeto ARTE-IN de educação indígena. Escrito em português e guarani, relata os costumes da aldeia para a constituição de uma família.
Filme brasileiro que conta a tentativa de moradores da fictícia Javé de impedir o desaparecimento de sua cidade por conta da construção de uma hidrelétrica. Para tal, é proposta a escrita da história de Javé e sua valorização como patrimônio cultural.
Em meio a discussões sobre fontes alternativas de energia, é importante saber como a Ciência pode contribuir para formação de opinião.
O livro “Batizado na colheita” é uma das obras que compõe o projeto ARTE-IN de educação indígena. Escrito em Português e Tupi-guarani, descreve o costume para a nomeação das crianças, seus rituais e crenças.
Este livro compõe a Coleção VOCABULÁRIO BILÍNGUE, produzida pelos participantes do Programa de Formação Intercultural Superior de Professores Indígenas.
Atividade sobre a Água na Natureza, desenvolvida pelos estagiários do Clube de Matemática, Ciências e Geografia