Materiais do LabEduc

Material

ARTE-IN Os índios Krenak

CEPEInd

O livro “Os índios Krenak” é uma das obras que compõe o projeto ARTE-IN de educação indígena. Narrativa escrita em português e krenak, conta a história de dois índios que, ao se conhecerem acidentalmente em uma mata, fundaram um grande povo.

Material

Jogos Matemáticos

LABMAT

Projeto de Iniciação Científica resulta em dossiê com sugestão de 30 jogos matemáticos para desenvolver o raciocínio lógico e possibilitar a interação entre os alunos.

Material

Unidades Didáticas: Jogos no ensino de Matemática

LABMAT

Unidades Didáticas (UDs) desenvolvidas por estudantes do curso de Pedagogia para a disciplina Metodologia do Ensino da Matemática. Aqui, encontram-se as UDs sobre Jogos no ensino de Matemática.

Material

ARTE-IN A história do milho taquara

CEPEInd

O livro “A história do milho taquara” é uma das obras que compõe o projeto ARTE-IN de educação indígena. Escrito em Português e Guarani, conta sobre a importância do plantio do milho para a tribo Guarani e o surgimento do sagrado milho taquara.

Material

Metropolis

Cinema e o Ensino de História, LabCH

O texto se propõe apresentar brevemente o filme Metropolis, de Fritz Lang, e discutir algumas possibilidades de abordagem dessa obra no que diz respeito ao ensino de História e seus objetivos. Para tanto, sugere temáticas, textos e recursos didáticos para utilização do filme.

Material

ARTE-IN As estrelas que cuidam das plantações

CEPEInd

O livro “As estrelas que cuidam das plantações” é uma das obras que compõe o projeto ARTE-IN de educação indígena. Escrito em Português e Guarani, conta sobre um casal, seu casamento e o surgimento de diversos alimentos e dos guardiões das plantações.

Material

ARTE-IN Confusão na caixa de costura

CEPEInd

O livro “Confusão na caixa de costura” é uma das obras que compõe o projeto ARTE-IN de educação indígena. Uma fábula escrita em Português e Guarani, que utiliza objetos de costura para falar sobre os indivíduos e a vida em sociedade.

Material

ARTE-IN O pajé escolhido por Nhanderu Ete

CEPEInd

O livro “O pajé escolhido por Nhanderu Ete” é uma das obras que compõe o projeto ARTE-IN de educação indígena. Escrito em Português e Guarani, conta, a partir da formação de uma nova aldeia, como se dá a escolha de um novo pajé.

Material

ARTE-IN O batizado atrasado

CEPEInd

O livro “O batizado atrasado” é uma das obras que compõe o projeto ARTE-IN de educação indígena. Escrito em Português e Guarani, conta como pequenos problemas na aldeia influenciam as crenças e ritos da comunidade.

Material

ARTE-IN Batata Sagrada

CEPEInd

O livro “Batata Sagrada” é uma das obras que compõe o projeto ARTE-IN de educação indígena. Lenda contada em Português e Tupi-guarani sobre o costume da celebração dos alimentos pela comunidade e a criação da batata sagrada por Tupã, deus do Trovão.

Material

Sequências pictóricas-numéricas e regularidades – EDM0321

LABMAT

A presente proposta didática pretende trabalhar as sequências e regularidades com crianças do 1º ano do Ensino Fundamental I, na faixa etária de 6 a 7 anos de idade, e consiste em uma atividade lúdica de um jogo, no qual serão utilizadas ilustrações no lugar dos números. Optamos por utilizar imagens de frutas, para que as crianças possam construir sequências com essas imagens levando em consideração duas categorias de análise, tamanho ou cor, que podem ser ampliadas posteriormente conforme a criança se apropriar dos conteúdos.

Material

FIGURAS E SÓLIDOS GEOMÉTRICOS-EDM0321

LABMAT

A atividade se faz importante para a construção da percepção de que os elementos estudados na escola podem ser observados no mundo cotidiano. Para que isso seja possível é necessário treinar o olhar das crianças para os padrões da natureza e objetos, de modo a ressignificá-los. A possibilidade de nomear algo é um importante passo para lhe atribuir sentido. Com a matemática não deve ser diferente e ainda, quanto mais visual, concreta e ancorada nos elementos do cotidiano, mais acessível se torna seu ensino.

Material

Unidades Didáticas: Espaço e Forma

LABMAT

Unidades Didáticas (UDs) desenvolvidas por estudantes do curso de Pedagogia para a disciplina Metodologia do Ensino da Matemática. Aqui, encontram-se as UDs sobre Espaço e Forma.

Material

ARTE-IN Dança da chuva

CEPEInd

O livro “Dança da chuva” é uma das obras que compõe o projeto ARTE-IN de educação indígena. Escrito em Português e Terena, conta sobre os ritos da dança da chuva e o papel da ema para sua aldeia.

Material

ARTE-IN Crianças animais

CEPEInd

O livro “Crianças animais” é uma das obras que compõe o projeto ARTE-IN de educação indígena. Escrito em Português e Tupi-guarani, conta sobre uma maldição que recaiu sobre a aldeia certa vez e fez com que todas as índias engravidassem ao mesmo tempo e tivessem, em vez de crianças, animais.

Material

Learning Through Digital Games

CEPEL

Ensinar língua inglesa no cruzamento entre letramento, cultura e tecnologia nos anos iniciais do Ensino Fundamental são alguns dos desafios que o Projeto Learning with Digital Games se propôs a encarar!

Material

Atividade: Vida na Terra

LABMAT

Atividade sobre a Vida na Terra, desenvolvida pelos estagiários do Clube de Matemática, Ciências e Geografia

Material

Atividade Biomas Brasileiros

LABMAT

Atividade de caça ao tesouro, sobre Biomas Brasileiros, desenvolvida pelos estagiários do Clube de Matemática, Ciências e Geografia

Material

Doze homens e uma sentença

Cinema e o Ensino de História, LabCH

Texto apresenta elementos do filme de Lumet e propõe a partir de seu enredo algumas questões acerca do conhecimento histórico, particularmente a inferência, evidência, análise e interpretação de fontes; e o ensino de História.

Material

Narradores de Javé

Cinema e o Ensino de História, LabCH

Filme brasileiro que conta a tentativa de moradores da fictícia Javé de impedir o desaparecimento de sua cidade por conta da construção de uma hidrelétrica. Para tal, é proposta a escrita da história de Javé e sua valorização como patrimônio cultural.

Material

Contando e lendo o Oriente

Experiências Didáticas no Ensino de História, LabCH

Plano de ensino elaborado por duas estudantes do curso de Pedagogia, no ano de 2015, que tenciona propor uma sequência didática para crianças de 5 anos com o propósito de discutir a pluralidade cultural e incentivar os espaços de fala, narrativas, das mesmas.

Material

O Labirinto do Fauno

Cinema e o Ensino de História, LabCH

Apresenta algumas temáticas identificadas no filme e propõe encaminhamentos nas aulas de História em turmas do Ensino Médio particularmente no que diz respeito aos temas da Guerra Civil Espanhola e a discussão sobre tortura e direitos fundamentais na sociedade.

Material

ARTE-IN A Mandioca

CEPEInd

O livro “A mandioca” é uma das obras que compõe o projeto ARTE-IN de educação indígena. Escrito em Português e Terena, conta sobre a importância de um alimento base para a dieta da aldeia, a mandioca.

Material

ARTE-IN O casal que não tinha filhos

CEPEInd

O livro “O casal que não tinha filhos” é uma das obras que compõe o projeto ARTE-IN de educação indígena. Escrito em Português e Guarani, conta sobre um casal que busca o xamã para ajudá-los a ter um filho.

Material

ARTE-IN O caminho da cura

CEPEInd

O livro “O caminho da cura” é uma das obras que compõe o projeto ARTE-IN de educação indígena. Escrito em Português e Guarani, conta sobre a importância da figura do pajé, responsável pela saúde espiritual e física dos índios da aldeia.

Material

Narrativas de Memória

CEPEInd

O livro é uma coletânea de relatos dos professores indígenas que participaram do programa de Formação Intercultural Superior de Professores Indígenas, entre os anos de 2005 e 2008, trazendo um pouco da trajetória pessoal e profissional dos professores-autores participantes.