Material
FIGURAS E SÓLIDOS GEOMÉTRICOS-EDM0321
LABMAT
A atividade se faz importante para a construção da percepção de que os elementos estudados na escola podem ser observados no mundo cotidiano. Para que isso seja possível é necessário treinar o olhar das crianças para os padrões da natureza e objetos, de modo a ressignificá-los. A possibilidade de nomear algo é um importante passo para lhe atribuir sentido. Com a matemática não deve ser diferente e ainda, quanto mais visual, concreta e ancorada nos elementos do cotidiano, mais acessível se torna seu ensino.
Material
O Labirinto do Fauno
Cinema e o Ensino de História, LabCH
Apresenta algumas temáticas identificadas no filme e propõe encaminhamentos nas aulas de História em turmas do Ensino Médio particularmente no que diz respeito aos temas da Guerra Civil Espanhola e a discussão sobre tortura e direitos fundamentais na sociedade.
Material
Vocabulário Bilíngue – Kaingang/Português
CEPEInd
Este livro compõe a Coleção VOCABULÁRIO BILÍNGUE, produzida pelos participantes do Programa de Formação Intercultural Superior de Professores Indígenas.
Material
Ensino de história e as fontes do período da ditadura militar
Experiências Didáticas no Ensino de História, LabCH
O texto apresenta uma proposta de instrumento de pesquisa para investigar as representações dos alunos acerca da Ditadura Militar.
Material
Atividade: Trabalhando com escalas e mapas
LABMAT
Atividade sobre Escalas, Medidas e Mapas produzida pelos estagiários do Clube de Matemática, Ciências e Geografia
Material
Sequências pictóricas-numéricas e regularidades – EDM0321
LABMAT
A presente proposta didática pretende trabalhar as sequências e regularidades com crianças do 1º ano do Ensino Fundamental I, na faixa etária de 6 a 7 anos de idade, e consiste em uma atividade lúdica de um jogo, no qual serão utilizadas ilustrações no lugar dos números. Optamos por utilizar imagens de frutas, para que as crianças possam construir sequências com essas imagens levando em consideração duas categorias de análise, tamanho ou cor, que podem ser ampliadas posteriormente conforme a criança se apropriar dos conteúdos.
Material
Arqueologia e patrimônio em sala de aula
Experiências Didáticas no Ensino de História, LabCH
O Projeto apresenta atividades realizadas por professores e estagiários do PIBID-História com alunos do 6º ano.
Material
Vocabulário Bilíngue – Tupi-Guarani/Português
CEPEInd
Este livro compõe a Coleção VOCABULÁRIO BILÍNGUE, produzida pelos participantes do Programa de Formação Intercultural Superior de Professores Indígenas.
Material
Unidades Didáticas: Grandezas e Medidas
LABMAT
Unidades Didáticas (UDs) desenvolvidas por estudantes do curso de Pedagogia para a disciplina Metodologia do Ensino da Matemática. Aqui, encontram-se as UDs de Grandezas e Medidas.
Material
Aprender História com textos literários: entre modelos de interpretação e construção de significados históricos em sala de aula
LabCH
O texto trata das potencialidades da inserção de textos literários nas aulas de História, ressaltando-se a construção de noções de história, tempo, memória.
Material
O ano em que meus pais saíram de férias
Cinema e o Ensino de História, LabCH
Apresenta o filme brasileiro de Cao Hamburguer e as temáticas possíveis a se explorar quanto alguns eventos da história recente do país, como o golpe de 1964 e suas implicações, e conceitos históricos – como o tempo.
Material
ARTE-IN Preparação para o casamento
CEPEInd
O livro “Preparação para o casamento” é uma das obras que compõe o projeto ARTE-IN de educação indígena. Escrito em português e guarani, relata os costumes da aldeia para a constituição de uma família.
Material
Sequência Didática – A Química e a alimentação saudável
LAPEQ
Saber interpretar rótulos dos alimentos e compreender como funciona as demandas energéticas é uma forma de trabalhar diferentes assuntos em Química.
Material
Sequência Didática – Biocombustíveis
LAPEQ
Em meio a discussões sobre fontes alternativas de energia, é importante saber como a Ciência pode contribuir para formação de opinião.
Material
ARTE-IN A Mandioca
CEPEInd
O livro “A mandioca” é uma das obras que compõe o projeto ARTE-IN de educação indígena. Escrito em Português e Terena, conta sobre a importância de um alimento base para a dieta da aldeia, a mandioca.
Material
Plano de aula: Análise das contraposições elaboradas por Rita Lee na canção M te vê
LALEC
Sequência didática que pretende propor aos alunos que produzam hipóteses de leitura e analisem como são usados os recursos linguísticos para criar contraposições na música “M te vê”, de Rita Lee.
Material
Metropolis
Cinema e o Ensino de História, LabCH
O texto se propõe apresentar brevemente o filme Metropolis, de Fritz Lang, e discutir algumas possibilidades de abordagem dessa obra no que diz respeito ao ensino de História e seus objetivos. Para tanto, sugere temáticas, textos e recursos didáticos para utilização do filme.
Material
Unidades Didáticas: Espaço e Forma
LABMAT
Unidades Didáticas (UDs) desenvolvidas por estudantes do curso de Pedagogia para a disciplina Metodologia do Ensino da Matemática. Aqui, encontram-se as UDs sobre Espaço e Forma.
Material
ARTE-IN O casal que não tinha filhos
CEPEInd
O livro “O casal que não tinha filhos” é uma das obras que compõe o projeto ARTE-IN de educação indígena. Escrito em Português e Guarani, conta sobre um casal que busca o xamã para ajudá-los a ter um filho.
Material
Jogos Matemáticos
LABMAT
Projeto de Iniciação Científica resulta em dossiê com sugestão de 30 jogos matemáticos para desenvolver o raciocínio lógico e possibilitar a interação entre os alunos.
Material
ARTE-IN Rituais de casamento do povo Terena
CEPEInd
O livro “Rituais de casamento do povo Terena” é uma das obras que compõe o projeto ARTE-IN de educação indígena. Escrito em português e terena, descreve as tradições do casamento do povo Terena.
Material
No tempo das diligências
Cinema e o Ensino de História, LabCH
Apresenta o filme de 1939 de John Ford e discute algumas temáticas pertinentes ao ensino de história, entre elas: a diligência como um microcosmo social, história dos E.U.A. e os sentidos constituídos de fronteira e civilização no gênero faroeste.
Material
Doze homens e uma sentença
Cinema e o Ensino de História, LabCH
Texto apresenta elementos do filme de Lumet e propõe a partir de seu enredo algumas questões acerca do conhecimento histórico, particularmente a inferência, evidência, análise e interpretação de fontes; e o ensino de História.
Material
Utilizando a História da Matemática no Ensino Básico
LABMAT
Um catálogo elaborado com o objetivo de subsidiar os professores nas aulas de matemática
Material
Contando e lendo o Oriente
Experiências Didáticas no Ensino de História, LabCH
Plano de ensino elaborado por duas estudantes do curso de Pedagogia, no ano de 2015, que tenciona propor uma sequência didática para crianças de 5 anos com o propósito de discutir a pluralidade cultural e incentivar os espaços de fala, narrativas, das mesmas.
Material
Um caminho para a educação escolar indígena – Pensando a sala de aula – livro 2
CEPEInd
Segundo livro de uma coleção composta por três obras, apresenta histórias de preparação e realização de algumas aulas baseadas em professores e enredos fictícios. O livro traz modos de desencadear uma aula, com considerações acerca de como as atividades podem ser compreendidas e desenvolvidas.
Material
Educação Escolar em Contexto Bilíngue Intercultural: línguas indígenas e língua portuguesa
CEPEInd
Elaborado no decorrer do curso de Formação Intercultural Superior de Professores Indígenas, ocorrido na Faculdade de Educação da USP, o livro apresenta uma série de atividades de oralidade, leitura e escrita destinadas ao ensino e aprendizagem línguas indígenas e língua portuguesa em contexto bilíngue.
Material
Um caminho para a educação escolar indígena – Da teoria à prática – livro 1
CEPEInd
O primeiro de uma coleção composta por três livros, objetiva proporcionar aos professores indígenas um suporte teórico para reflexões acerca da educação escolar indígena.
Material
ARTE-IN O batizado atrasado
CEPEInd
O livro “O batizado atrasado” é uma das obras que compõe o projeto ARTE-IN de educação indígena. Escrito em Português e Guarani, conta como pequenos problemas na aldeia influenciam as crenças e ritos da comunidade.
Material
Atividade: Vida na Terra
LABMAT
Atividade sobre a Vida na Terra, desenvolvida pelos estagiários do Clube de Matemática, Ciências e Geografia
Material
ARTE-IN O pajé escolhido por Nhanderu Ete
CEPEInd
O livro “O pajé escolhido por Nhanderu Ete” é uma das obras que compõe o projeto ARTE-IN de educação indígena. Escrito em Português e Guarani, conta, a partir da formação de uma nova aldeia, como se dá a escolha de um novo pajé.
Material
Sequência Didática – De onde vem? Para onde vão as embalagens?
LAPEQ
Reduzir, reutilizar e reciclar. A Química está envolvida nos três “erres” e com base em seus conceitos, o aluno consegue definir e pensar melhor sobre o assunto.
Material
Atividade Biomas Brasileiros
LABMAT
Atividade de caça ao tesouro, sobre Biomas Brasileiros, desenvolvida pelos estagiários do Clube de Matemática, Ciências e Geografia
Material
Sequência Didática – A Química e a alimentação
LAPEQ
Uma forma diferenciada de abordar funções orgânicas e outros temas é apresentada nessa sequência, buscando aproximar a Ciência do dia-a-dia.
Material
ARTE-IN Batata Sagrada
CEPEInd
O livro “Batata Sagrada” é uma das obras que compõe o projeto ARTE-IN de educação indígena. Lenda contada em Português e Tupi-guarani sobre o costume da celebração dos alimentos pela comunidade e a criação da batata sagrada por Tupã, deus do Trovão.
Material
ARTE-IN Os índios Krenak
CEPEInd
O livro “Os índios Krenak” é uma das obras que compõe o projeto ARTE-IN de educação indígena. Narrativa escrita em português e krenak, conta a história de dois índios que, ao se conhecerem acidentalmente em uma mata, fundaram um grande povo.
Material
Narrativas de Memória
CEPEInd
O livro é uma coletânea de relatos dos professores indígenas que participaram do programa de Formação Intercultural Superior de Professores Indígenas, entre os anos de 2005 e 2008, trazendo um pouco da trajetória pessoal e profissional dos professores-autores participantes.
Material
ATIVIDADE: Alimentação: sua importância, classificação e cultura
LABMAT
Atividade sobre alimentação, desenvolvida pelas estagiárias do Clube de Matemática, Ciências e Geografia