Material
Aprender História com textos literários: entre modelos de interpretação e construção de significados históricos em sala de aula
LabCH
O texto trata das potencialidades da inserção de textos literários nas aulas de História, ressaltando-se a construção de noções de história, tempo, memória.
Material
O Labirinto do Fauno
Cinema e o Ensino de História, LabCH
Apresenta algumas temáticas identificadas no filme e propõe encaminhamentos nas aulas de História em turmas do Ensino Médio particularmente no que diz respeito aos temas da Guerra Civil Espanhola e a discussão sobre tortura e direitos fundamentais na sociedade.
Material
Jogos educativos para ensino e aprendizagem de línguas indígenas
CEPEInd
Elaborado no decorrer do curso de Formação Intercultural Superior de Professores Indígenas, ocorrido na Faculdade de Educação da USP, o livro apresenta um compêndio de jogos educativos a partir de cinco etnias indígenas.
Material
Sequência Didática – Os vilões da alimentação: uma visão química
LAPEQ
Como podemos relacionar conceitos químicos com nossa alimentação de forma a melhorá-la? Essa é uma das perguntas que essa sequência pode ajudar a responder.
Material
ARTE-IN O casal que não tinha filhos
CEPEInd
O livro “O casal que não tinha filhos” é uma das obras que compõe o projeto ARTE-IN de educação indígena. Escrito em Português e Guarani, conta sobre um casal que busca o xamã para ajudá-los a ter um filho.
Material
Vocabulário Bilíngue – Kaingang/Português
CEPEInd
Este livro compõe a Coleção VOCABULÁRIO BILÍNGUE, produzida pelos participantes do Programa de Formação Intercultural Superior de Professores Indígenas.
Material
ARTE-IN A história do milho taquara
CEPEInd
O livro “A história do milho taquara” é uma das obras que compõe o projeto ARTE-IN de educação indígena. Escrito em Português e Guarani, conta sobre a importância do plantio do milho para a tribo Guarani e o surgimento do sagrado milho taquara.
Material
Unidades Didáticas: Grandezas e Medidas
LABMAT
Unidades Didáticas (UDs) desenvolvidas por estudantes do curso de Pedagogia para a disciplina Metodologia do Ensino da Matemática. Aqui, encontram-se as UDs de Grandezas e Medidas.
Material
ARTE-IN História antiga – A água e a pedra
CEPEInd
O livro “História antiga – A água e a pedra” é uma das obras que compõe o projeto ARTE-IN de educação indígena. Escrito em Português e Guarani, conta a história de amor entre Vento, um jovem índio, e a deusa da Água.
Material
O ano em que meus pais saíram de férias
Cinema e o Ensino de História, LabCH
Apresenta o filme brasileiro de Cao Hamburguer e as temáticas possíveis a se explorar quanto alguns eventos da história recente do país, como o golpe de 1964 e suas implicações, e conceitos históricos – como o tempo.
Material
MÁQUINA DE FUNÇÕES-EDM0321
LABMAT
A atividade proposta a seguir tem como objetivo estimular o cálculo mental e o
raciocínio lógico dos alunos de maneira descontraída e divertida, pode ser aplicada a partir do 2º ano do Ensino Fundamental, e varia de acordo com a complexidade que o professor desejar. A proposta busca unir o lúdico e a matemática. Sem a necessidade de elaboração de jogos de tabuleiro ou materiais manipuláveis.
Material
Um caminho para a educação escolar indígena – Da teoria à prática – livro 1
CEPEInd
O primeiro de uma coleção composta por três livros, objetiva proporcionar aos professores indígenas um suporte teórico para reflexões acerca da educação escolar indígena.
Material
Unidades Didáticas: Jogos no ensino de Matemática
LABMAT
Unidades Didáticas (UDs) desenvolvidas por estudantes do curso de Pedagogia para a disciplina Metodologia do Ensino da Matemática. Aqui, encontram-se as UDs sobre Jogos no ensino de Matemática.
Material
ARTE-IN Os primeiros dias de uma criança
CEPEInd
O livro “Os primeiros dias de uma criança” é uma das obras que compõe o projeto ARTE-IN de educação indígena. Escrito em português e kaingang, conta os modos indígenas de transpor pequenas dificuldades da mãe ao ter seu primeiro filho.
Material
ARTE-IN Os índios Krenak
CEPEInd
O livro “Os índios Krenak” é uma das obras que compõe o projeto ARTE-IN de educação indígena. Narrativa escrita em português e krenak, conta a história de dois índios que, ao se conhecerem acidentalmente em uma mata, fundaram um grande povo.
Material
Sequência Didática – Cosméticos: Questão de saúde ou excesso de vaidade?
LAPEQ
Como a Química pode estar relacionada com o mundo tão badalado da beleza?
Material
ARTE-IN O caminho da cura
CEPEInd
O livro “O caminho da cura” é uma das obras que compõe o projeto ARTE-IN de educação indígena. Escrito em Português e Guarani, conta sobre a importância da figura do pajé, responsável pela saúde espiritual e física dos índios da aldeia.
Material
ARTE-IN Rituais de casamento do povo Terena
CEPEInd
O livro “Rituais de casamento do povo Terena” é uma das obras que compõe o projeto ARTE-IN de educação indígena. Escrito em português e terena, descreve as tradições do casamento do povo Terena.
Material
ARTE-IN O batizado atrasado
CEPEInd
O livro “O batizado atrasado” é uma das obras que compõe o projeto ARTE-IN de educação indígena. Escrito em Português e Guarani, conta como pequenos problemas na aldeia influenciam as crenças e ritos da comunidade.
Material
Atividade Biomas Brasileiros
LABMAT
Atividade de caça ao tesouro, sobre Biomas Brasileiros, desenvolvida pelos estagiários do Clube de Matemática, Ciências e Geografia
Material
Sequência Didática – A Química e a alimentação saudável
LAPEQ
Saber interpretar rótulos dos alimentos e compreender como funciona as demandas energéticas é uma forma de trabalhar diferentes assuntos em Química.
Material
ARTE-IN A Mandioca
CEPEInd
O livro “A mandioca” é uma das obras que compõe o projeto ARTE-IN de educação indígena. Escrito em Português e Terena, conta sobre a importância de um alimento base para a dieta da aldeia, a mandioca.
Material
FORMAS GEOMÉTRICAS EM GRAFISMOS INDÍGENAS-EDM0321
Esta sequência didática reúne três áreas do conhecimento: matemática, artes e história, com o objetivo de trabalhar a questão dos grafismos dos povos nativos do Brasil de diferentes perspectivas. A lei 11.645 (BRASIL, 2008), que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e das culturas indígenas, é majoritariamente abordada nas ciências humanas, e mais recentemente, nos jogos e brincadeiras praticadas por alguns povos originários. Aproximamos esta proposta à Geometria por compreender uma relação entre os grafismos e as formas geométricas, cumprindo assim os objetivos curriculares para geometria.
Material
Vocabulário Bilíngue – Guarani/Português – Português/Guarani
CEPEInd
Este livro compõe a Coleção VOCABULÁRIO BILÍNGUE, produzida pelos participantes do Programa de Formação Intercultural Superior de Professores Indígenas.
Material
Atividade: Vida na Terra
LABMAT
Atividade sobre a Vida na Terra, desenvolvida pelos estagiários do Clube de Matemática, Ciências e Geografia
Material
Learning Through Digital Games
CEPEL
Ensinar língua inglesa no cruzamento entre letramento, cultura e tecnologia nos anos iniciais do Ensino Fundamental são alguns dos desafios que o Projeto Learning with Digital Games se propôs a encarar!
Material
ARTE-IN As estrelas que cuidam das plantações
CEPEInd
O livro “As estrelas que cuidam das plantações” é uma das obras que compõe o projeto ARTE-IN de educação indígena. Escrito em Português e Guarani, conta sobre um casal, seu casamento e o surgimento de diversos alimentos e dos guardiões das plantações.
Material
Atividade: A água na natureza
LABMAT
Atividade sobre a Água na Natureza, desenvolvida pelos estagiários do Clube de Matemática, Ciências e Geografia
Material
Plano de aula: Análise das contraposições elaboradas por Rita Lee na canção M te vê
LALEC
Sequência didática que pretende propor aos alunos que produzam hipóteses de leitura e analisem como são usados os recursos linguísticos para criar contraposições na música “M te vê”, de Rita Lee.
Material
Arqueologia e patrimônio em sala de aula
Experiências Didáticas no Ensino de História, LabCH
O Projeto apresenta atividades realizadas por professores e estagiários do PIBID-História com alunos do 6º ano.
Material
Vocabulário Bilíngue – Krenak/Português
CEPEInd
Este livro compõe a Coleção VOCABULÁRIO BILÍNGUE, produzida pelos participantes do Programa de Formação Intercultural Superior de Professores Indígenas.
Material
Metropolis
Cinema e o Ensino de História, LabCH
O texto se propõe apresentar brevemente o filme Metropolis, de Fritz Lang, e discutir algumas possibilidades de abordagem dessa obra no que diz respeito ao ensino de História e seus objetivos. Para tanto, sugere temáticas, textos e recursos didáticos para utilização do filme.
Material
Educação Escolar em Contexto Bilíngue Intercultural: línguas indígenas e língua portuguesa
CEPEInd
Elaborado no decorrer do curso de Formação Intercultural Superior de Professores Indígenas, ocorrido na Faculdade de Educação da USP, o livro apresenta uma série de atividades de oralidade, leitura e escrita destinadas ao ensino e aprendizagem línguas indígenas e língua portuguesa em contexto bilíngue.
Material
ARTE-IN Dança da chuva
CEPEInd
O livro “Dança da chuva” é uma das obras que compõe o projeto ARTE-IN de educação indígena. Escrito em Português e Terena, conta sobre os ritos da dança da chuva e o papel da ema para sua aldeia.
Material
ARTE-IN Preparação para o casamento
CEPEInd
O livro “Preparação para o casamento” é uma das obras que compõe o projeto ARTE-IN de educação indígena. Escrito em português e guarani, relata os costumes da aldeia para a constituição de uma família.
Material
Narrativas de Memória
CEPEInd
O livro é uma coletânea de relatos dos professores indígenas que participaram do programa de Formação Intercultural Superior de Professores Indígenas, entre os anos de 2005 e 2008, trazendo um pouco da trajetória pessoal e profissional dos professores-autores participantes.
Material
Atividades Lúdicas para o Ensino Fundamental I
LABMAT
Conjunto de atividades abordando diversos temas de matemática do ensino fundamental I de forma lúdica.
Material
Atividade: Trabalhando com escalas e mapas
LABMAT
Atividade sobre Escalas, Medidas e Mapas produzida pelos estagiários do Clube de Matemática, Ciências e Geografia