Material
FIGURAS E SÓLIDOS GEOMÉTRICOS-EDM0321
LABMAT
A atividade se faz importante para a construção da percepção de que os elementos estudados na escola podem ser observados no mundo cotidiano. Para que isso seja possível é necessário treinar o olhar das crianças para os padrões da natureza e objetos, de modo a ressignificá-los. A possibilidade de nomear algo é um importante passo para lhe atribuir sentido. Com a matemática não deve ser diferente e ainda, quanto mais visual, concreta e ancorada nos elementos do cotidiano, mais acessível se torna seu ensino.
Material
Jogos educativos para ensino e aprendizagem de línguas indígenas
CEPEInd
Elaborado no decorrer do curso de Formação Intercultural Superior de Professores Indígenas, ocorrido na Faculdade de Educação da USP, o livro apresenta um compêndio de jogos educativos a partir de cinco etnias indígenas.
Material
Um caminho para a educação escolar indígena – Pensando a sala de aula – livro 2
CEPEInd
Segundo livro de uma coleção composta por três obras, apresenta histórias de preparação e realização de algumas aulas baseadas em professores e enredos fictícios. O livro traz modos de desencadear uma aula, com considerações acerca de como as atividades podem ser compreendidas e desenvolvidas.
Material
Narradores de Javé
Cinema e o Ensino de História, LabCH
Filme brasileiro que conta a tentativa de moradores da fictícia Javé de impedir o desaparecimento de sua cidade por conta da construção de uma hidrelétrica. Para tal, é proposta a escrita da história de Javé e sua valorização como patrimônio cultural.
Material
Arqueologia e patrimônio em sala de aula
Experiências Didáticas no Ensino de História, LabCH
O Projeto apresenta atividades realizadas por professores e estagiários do PIBID-História com alunos do 6º ano.
Material
Vocabulário Bilíngue – Krenak/Português
CEPEInd
Este livro compõe a Coleção VOCABULÁRIO BILÍNGUE, produzida pelos participantes do Programa de Formação Intercultural Superior de Professores Indígenas.
Material
Sequência Didática – Biocombustíveis
LAPEQ
Em meio a discussões sobre fontes alternativas de energia, é importante saber como a Ciência pode contribuir para formação de opinião.
Material
O Labirinto do Fauno
Cinema e o Ensino de História, LabCH
Apresenta algumas temáticas identificadas no filme e propõe encaminhamentos nas aulas de História em turmas do Ensino Médio particularmente no que diz respeito aos temas da Guerra Civil Espanhola e a discussão sobre tortura e direitos fundamentais na sociedade.
Material
ARTE-IN A história do milho taquara
CEPEInd
O livro “A história do milho taquara” é uma das obras que compõe o projeto ARTE-IN de educação indígena. Escrito em Português e Guarani, conta sobre a importância do plantio do milho para a tribo Guarani e o surgimento do sagrado milho taquara.
Material
Ensinar e refletir sobre a prática de ensino de História
Experiências Didáticas no Ensino de História, LabCH
Apresenta reflexões de um estudante do curso de Pedagogia, no ano de 2014, sobre seu estágio e formação. Pondera sobre as relações possíveis entre as trajetórias pessoais e profissionais dos professores, particularmente quanto ao ensino de história.
Material
Vocabulário Bilíngue – Kaingang/Português
CEPEInd
Este livro compõe a Coleção VOCABULÁRIO BILÍNGUE, produzida pelos participantes do Programa de Formação Intercultural Superior de Professores Indígenas.
Material
Atividade: Trabalhando com escalas e mapas
LABMAT
Atividade sobre Escalas, Medidas e Mapas produzida pelos estagiários do Clube de Matemática, Ciências e Geografia
Material
Ensino de história e as fontes do período da ditadura militar
Experiências Didáticas no Ensino de História, LabCH
O texto apresenta uma proposta de instrumento de pesquisa para investigar as representações dos alunos acerca da Ditadura Militar.
Material
Um caminho para a educação escolar indígena – Histórias de aula – livro 3
CEPEInd
Terceiro e último livro da coleção, aborda algumas práticas que os educadores indígenas vivenciam em sala de aula, em perspectiva intercultural, no âmbito da construção da educação escolar no contexto indígena.
Material
ARTE-IN Rituais de casamento do povo Terena
CEPEInd
O livro “Rituais de casamento do povo Terena” é uma das obras que compõe o projeto ARTE-IN de educação indígena. Escrito em português e terena, descreve as tradições do casamento do povo Terena.
Material
Learning Through Digital Games
CEPEL
Ensinar língua inglesa no cruzamento entre letramento, cultura e tecnologia nos anos iniciais do Ensino Fundamental são alguns dos desafios que o Projeto Learning with Digital Games se propôs a encarar!
Material
ARTE-IN Crianças animais
CEPEInd
O livro “Crianças animais” é uma das obras que compõe o projeto ARTE-IN de educação indígena. Escrito em Português e Tupi-guarani, conta sobre uma maldição que recaiu sobre a aldeia certa vez e fez com que todas as índias engravidassem ao mesmo tempo e tivessem, em vez de crianças, animais.
Material
Atividades Lúdicas para o Ensino Fundamental I
LABMAT
Conjunto de atividades abordando diversos temas de matemática do ensino fundamental I de forma lúdica.
Material
ARTE-IN O caminho da cura
CEPEInd
O livro “O caminho da cura” é uma das obras que compõe o projeto ARTE-IN de educação indígena. Escrito em Português e Guarani, conta sobre a importância da figura do pajé, responsável pela saúde espiritual e física dos índios da aldeia.
Material
Vocabulário Bilíngue – Guarani/Português – Português/Guarani
CEPEInd
Este livro compõe a Coleção VOCABULÁRIO BILÍNGUE, produzida pelos participantes do Programa de Formação Intercultural Superior de Professores Indígenas.
Material
Materiais Didáticos do Laboratório de Matemática
LABMAT
Catálogo dos materiais didáticos do Laboratório de Matemática da FEUSP que pode servir de apoio para a montagem de laboratórios de ensino de matemática
Material
ARTE-IN Confusão na caixa de costura
CEPEInd
O livro “Confusão na caixa de costura” é uma das obras que compõe o projeto ARTE-IN de educação indígena. Uma fábula escrita em Português e Guarani, que utiliza objetos de costura para falar sobre os indivíduos e a vida em sociedade.
Material
ARTE-IN História do surgimento do milho
CEPEInd
O livro “História do surgimento do milho” é uma das obras que compõe o projeto ARTE-IN de educação indígena. Escrito em Português e KAINGANG, conta sobre o sacrifício do velho Nhara para ajudar sua aldeia a superar a fome.
Material
Unidades Didáticas: Números racionais
LABMAT
Unidades Didáticas (UDs) desenvolvidas por estudantes do curso de Pedagogia para a disciplina Metodologia do Ensino da Matemática. Aqui, encontram-se as UDs de Números Racionais.
Material
Atividade: Vida na Terra
LABMAT
Atividade sobre a Vida na Terra, desenvolvida pelos estagiários do Clube de Matemática, Ciências e Geografia
Material
ARTE-IN O batizado atrasado
CEPEInd
O livro “O batizado atrasado” é uma das obras que compõe o projeto ARTE-IN de educação indígena. Escrito em Português e Guarani, conta como pequenos problemas na aldeia influenciam as crenças e ritos da comunidade.
Material
FORMAS GEOMÉTRICAS EM GRAFISMOS INDÍGENAS-EDM0321
Esta sequência didática reúne três áreas do conhecimento: matemática, artes e história, com o objetivo de trabalhar a questão dos grafismos dos povos nativos do Brasil de diferentes perspectivas. A lei 11.645 (BRASIL, 2008), que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e das culturas indígenas, é majoritariamente abordada nas ciências humanas, e mais recentemente, nos jogos e brincadeiras praticadas por alguns povos originários. Aproximamos esta proposta à Geometria por compreender uma relação entre os grafismos e as formas geométricas, cumprindo assim os objetivos curriculares para geometria.
Material
Atividade Biomas Brasileiros
LABMAT
Atividade de caça ao tesouro, sobre Biomas Brasileiros, desenvolvida pelos estagiários do Clube de Matemática, Ciências e Geografia
Material
ARTE-IN As estrelas que cuidam das plantações
CEPEInd
O livro “As estrelas que cuidam das plantações” é uma das obras que compõe o projeto ARTE-IN de educação indígena. Escrito em Português e Guarani, conta sobre um casal, seu casamento e o surgimento de diversos alimentos e dos guardiões das plantações.
Material
ARTE-IN Preparação para o casamento
CEPEInd
O livro “Preparação para o casamento” é uma das obras que compõe o projeto ARTE-IN de educação indígena. Escrito em português e guarani, relata os costumes da aldeia para a constituição de uma família.
Material
Unidades Didáticas: Espaço e Forma
LABMAT
Unidades Didáticas (UDs) desenvolvidas por estudantes do curso de Pedagogia para a disciplina Metodologia do Ensino da Matemática. Aqui, encontram-se as UDs sobre Espaço e Forma.
Material
ATIVIDADE: Alimentação: sua importância, classificação e cultura
LABMAT
Atividade sobre alimentação, desenvolvida pelas estagiárias do Clube de Matemática, Ciências e Geografia
Material
Sequência Didática – A Química e a alimentação
LAPEQ
Uma forma diferenciada de abordar funções orgânicas e outros temas é apresentada nessa sequência, buscando aproximar a Ciência do dia-a-dia.
Material
ARTE-IN Batizado na colheita
CEPEInd
O livro “Batizado na colheita” é uma das obras que compõe o projeto ARTE-IN de educação indígena. Escrito em Português e Tupi-guarani, descreve o costume para a nomeação das crianças, seus rituais e crenças.
Material
Vocabulário Bilíngue – Tupi-Guarani/Português
CEPEInd
Este livro compõe a Coleção VOCABULÁRIO BILÍNGUE, produzida pelos participantes do Programa de Formação Intercultural Superior de Professores Indígenas.
Material
ARTE-IN Os índios Krenak
CEPEInd
O livro “Os índios Krenak” é uma das obras que compõe o projeto ARTE-IN de educação indígena. Narrativa escrita em português e krenak, conta a história de dois índios que, ao se conhecerem acidentalmente em uma mata, fundaram um grande povo.
Material
MÁQUINA DE FUNÇÕES-EDM0321
LABMAT
A atividade proposta a seguir tem como objetivo estimular o cálculo mental e o
raciocínio lógico dos alunos de maneira descontraída e divertida, pode ser aplicada a partir do 2º ano do Ensino Fundamental, e varia de acordo com a complexidade que o professor desejar. A proposta busca unir o lúdico e a matemática. Sem a necessidade de elaboração de jogos de tabuleiro ou materiais manipuláveis.
Material
A literatura no ensino de História: aprendizagens e desafios mútuos
LabCH
Análise de investigação sobre as aprendizagens históricas no contexto do Projeto “O Brasil de papel e tinta: crônicas e romances no ensino de História do Brasil” realizado pela Profa. Dra. Dislane Zerbinatti Moraes