Vídeos do LabEduc

Vídeo

O problema do ímã

LaPEF

Nesse vídeo, os alunos são convidados a pensar sobre a transformação de energia através do fenômeno de uma bolinha de ferro deslizando por um trilho com imã.

Vídeo

O problema do submarino

LaPEF

A atividade não se resume apenas a construir o submarino, mas também a pensar sobre a diferença de densidade entre o ar e água.

Vídeo

Entrevista com Luis Radford

LABMAT

Entrevista tratou os conceitos relacionados à “Teoria Cultural da Objetivação” proposta pelo pesquisador da Laurentian University do Canadá.

Vídeo

O problema do barquinho

LaPEF

Ao tentarem construir barcos que carreguem a maior massa possível, os alunos têm oportunidade de tomar consciência e propor explicações para o seguinte aspecto da flutuação dos corpos: a relação entre a massa e a dimensão dos objetos.

Vídeo

Entrevista com Paulus Gerdes

LABMAT

Paulus Gerdes, grande expoente da etnomatemática, fala sobre suas pesquisas e atividades de formação desenvolvidas em Moçambique.

Vídeo

A História da Matemática

LABMAT

Série da BBC abordando os principais fatos e acontecimentos do desenvolvimento histórico da matemática

Vídeo

O problema dos carrinhos

LaPEF

Muitos aspectos do movimento podem ser observados pelas crianças: a relação entre quantidade de ar na bexiga, a velocidade e a distância percorrida; a relação entre o sentido do ar que produz o movimento e o sentido do movimento do carrinho.

Vídeo

O problema da cestinha

LaPEF

Os alunos são convidados a desenvolver o pensamento científico estruturando algumas relações referentes à transfor­mação e conservação da energia.

Vídeo

O problema da reflexão da luz

LaPEF

Como fazer as crianças, já nas primeiras séries do ensino fundamental, compreenderem a reflexão da luz num espelho como seu desvio?

Vídeo

Isto é Matemática

LABMAT

Programa de divulgação em que diversos conceitos matemáticos são abordados de modo descontraído e divertido.

Vídeo

Cartografia Escolar no Ensino Médio

LabCH

O programa é uma visita à Escola Estadual Prof. Alípio de Oliveira e Silva, em Taboão da Serra, na Grande São Paulo. O trabalho foi elaborado pela professora Daniela Tobias, que leciona Geografia para o primeiro e o segundo ano do ensino médio. A sugestão da visita foi da pesquisadora da USP, Fernanda Padovesi Fonseca, que também participou do programa.

Vídeo

O problema do looping

LaPEF

Essa atividade trabalha transformação de energia a partir da relação entre altura de lançamento e velocidade adquirida por uma bolinha em um plano inclinado.

Vídeo

O problema do pêndulo

LaPEF

A quantidade de movimento dos corpos pode ser modificada quando eles interagem, que fatores estão envolvidos no movimento de bolinhas de massas diferentes, partindo do repouso?

Vídeo

Vida de Cientista – Ubiratan D’Ambrósio

LABMAT

Ubiratan D’Ambrósio é um dos pesquisadores mais importantes e influentes quando o assunto é ensino de matemática. Ele começou os estudos nesta área nos anos 50 e foi o criador do termo Etnomatemática.

Vídeo

O problema do copo

LaPEF

A atividade discute a existência do ar e do espaço ocupado por ele.

Vídeo

O problema dos cinco quadrados

LaPEF

Nessa atividade, as crianças podem tomar consciência da re­lação entre as massas e as distâncias em que elas são colocadas de um ponto de equilíbrio.

Vídeo

O problema das sombras iguais

LaPEF

As crianças pudem tomar consciência de que a sombra não depende unicamente de características do objeto, como sua forma ou dimensão, e não são seu “reflexo” ou seu “retrato”.

Vídeo

O problema das sombras no espaço

LaPEF

Essa atividade busca problematizar os conhecimentos prévios das crianças sobre luz e sombras e apresentar os conceitos científicos.

Vídeo

Arte e Matemática

LABMAT

Série de documentários produzida pela TV Cultura que trata das relações entre matemática e arte.

Vídeo

O problema do equilíbrio

LaPEF

As crianças são convidadas a equilibrar um quadrado e desenvolver os conceitos de centro de simetria e centro de massa.

Vídeo

O problema das bolinhas

LaPEF

Nessa atividade, em vez do pêndulo usaremos um pequeno bastão como parâmetro, para verificar a quantidade de movimento transmitida.