O problema do pêndulo
A quantidade de movimento dos corpos pode ser modificada quando eles interagem, que fatores estão envolvidos no movimento de bolinhas de massas diferentes, partindo do repouso?
A quantidade de movimento dos corpos pode ser modificada quando eles interagem, que fatores estão envolvidos no movimento de bolinhas de massas diferentes, partindo do repouso?
Nessa atividade, em vez do pêndulo usaremos um pequeno bastão como parâmetro, para verificar a quantidade de movimento transmitida.
A atividade não se resume apenas a construir o submarino, mas também a pensar sobre a diferença de densidade entre o ar e água.
Série da BBC abordando os principais fatos e acontecimentos do desenvolvimento histórico da matemática
A atividade discute a existência do ar e do espaço ocupado por ele.
Os alunos são convidados a desenvolver o pensamento científico estruturando algumas relações referentes à transformação e conservação da energia.
O programa é uma visita à Escola Estadual Prof. Alípio de Oliveira e Silva, em Taboão da Serra, na Grande São Paulo. O trabalho foi elaborado pela professora Daniela Tobias, que leciona Geografia para o primeiro e o segundo ano do ensino médio. A sugestão da visita foi da pesquisadora da USP, Fernanda Padovesi Fonseca, que também participou do programa.
Ubiratan D’Ambrósio é um dos pesquisadores mais importantes e influentes quando o assunto é ensino de matemática. Ele começou os estudos nesta área nos anos 50 e foi o criador do termo Etnomatemática.
Como fazer as crianças, já nas primeiras séries do ensino fundamental, compreenderem a reflexão da luz num espelho como seu desvio?
Entrevista tratou os conceitos relacionados à “Teoria Cultural da Objetivação” proposta pelo pesquisador da Laurentian University do Canadá.
As crianças pudem tomar consciência de que a sombra não depende unicamente de características do objeto, como sua forma ou dimensão, e não são seu “reflexo” ou seu “retrato”.
Essa atividade busca problematizar os conhecimentos prévios das crianças sobre luz e sombras e apresentar os conceitos científicos.
Muitos aspectos do movimento podem ser observados pelas crianças: a relação entre quantidade de ar na bexiga, a velocidade e a distância percorrida; a relação entre o sentido do ar que produz o movimento e o sentido do movimento do carrinho.
Ao tentarem construir barcos que carreguem a maior massa possível, os alunos têm oportunidade de tomar consciência e propor explicações para o seguinte aspecto da flutuação dos corpos: a relação entre a massa e a dimensão dos objetos.
Pré campo de uma visita histórica a Santos, realizado pela professora Tânia de Fátima Oliveira, professora bolsista do Grupo de Pesquisa em Didática da Geografia. Para saber mais acesse www.geped.fe.usp.br
Essa atividade trabalha transformação de energia a partir da relação entre altura de lançamento e velocidade adquirida por uma bolinha em um plano inclinado.
Professora da Université D´Orléans, da França, tratou de relações familiares e profissionais em contextos educativos
Nesse vídeo, os alunos são convidados a pensar sobre a transformação de energia através do fenômeno de uma bolinha de ferro deslizando por um trilho com imã.
Série de documentários produzida pela TV Cultura que trata das relações entre matemática e arte.
Nessa atividade, as crianças podem tomar consciência da relação entre as massas e as distâncias em que elas são colocadas de um ponto de equilíbrio.
Paulus Gerdes, grande expoente da etnomatemática, fala sobre suas pesquisas e atividades de formação desenvolvidas em Moçambique.
Programa de divulgação em que diversos conceitos matemáticos são abordados de modo descontraído e divertido.
As crianças são convidadas a equilibrar um quadrado e desenvolver os conceitos de centro de simetria e centro de massa.