Vídeos do LabEduc

Vídeo

O problema dos carrinhos

LaPEF

Muitos aspectos do movimento podem ser observados pelas crianças: a relação entre quantidade de ar na bexiga, a velocidade e a distância percorrida; a relação entre o sentido do ar que produz o movimento e o sentido do movimento do carrinho.

Vídeo

O problema dos cinco quadrados

LaPEF

Nessa atividade, as crianças podem tomar consciência da re­lação entre as massas e as distâncias em que elas são colocadas de um ponto de equilíbrio.

Vídeo

O problema do barquinho

LaPEF

Ao tentarem construir barcos que carreguem a maior massa possível, os alunos têm oportunidade de tomar consciência e propor explicações para o seguinte aspecto da flutuação dos corpos: a relação entre a massa e a dimensão dos objetos.

Vídeo

Isto é Matemática

LABMAT

Programa de divulgação em que diversos conceitos matemáticos são abordados de modo descontraído e divertido.

Vídeo

Arte e Matemática

LABMAT

Série de documentários produzida pela TV Cultura que trata das relações entre matemática e arte.

Vídeo

A História da Matemática

LABMAT

Série da BBC abordando os principais fatos e acontecimentos do desenvolvimento histórico da matemática

Vídeo

Cartografia Escolar no Ensino Médio

LabCH

O programa é uma visita à Escola Estadual Prof. Alípio de Oliveira e Silva, em Taboão da Serra, na Grande São Paulo. O trabalho foi elaborado pela professora Daniela Tobias, que leciona Geografia para o primeiro e o segundo ano do ensino médio. A sugestão da visita foi da pesquisadora da USP, Fernanda Padovesi Fonseca, que também participou do programa.

Vídeo

O problema do pêndulo

LaPEF

A quantidade de movimento dos corpos pode ser modificada quando eles interagem, que fatores estão envolvidos no movimento de bolinhas de massas diferentes, partindo do repouso?

Vídeo

Entrevista com Luis Radford

LABMAT

Entrevista tratou os conceitos relacionados à “Teoria Cultural da Objetivação” proposta pelo pesquisador da Laurentian University do Canadá.

Vídeo

Vida de Cientista – Ubiratan D’Ambrósio

LABMAT

Ubiratan D’Ambrósio é um dos pesquisadores mais importantes e influentes quando o assunto é ensino de matemática. Ele começou os estudos nesta área nos anos 50 e foi o criador do termo Etnomatemática.

Vídeo

O problema do looping

LaPEF

Essa atividade trabalha transformação de energia a partir da relação entre altura de lançamento e velocidade adquirida por uma bolinha em um plano inclinado.

Vídeo

O problema das sombras no espaço

LaPEF

Essa atividade busca problematizar os conhecimentos prévios das crianças sobre luz e sombras e apresentar os conceitos científicos.

Vídeo

O problema do submarino

LaPEF

A atividade não se resume apenas a construir o submarino, mas também a pensar sobre a diferença de densidade entre o ar e água.

Vídeo

O problema das bolinhas

LaPEF

Nessa atividade, em vez do pêndulo usaremos um pequeno bastão como parâmetro, para verificar a quantidade de movimento transmitida.

Vídeo

O problema do ímã

LaPEF

Nesse vídeo, os alunos são convidados a pensar sobre a transformação de energia através do fenômeno de uma bolinha de ferro deslizando por um trilho com imã.

Vídeo

O problema da cestinha

LaPEF

Os alunos são convidados a desenvolver o pensamento científico estruturando algumas relações referentes à transfor­mação e conservação da energia.

Vídeo

O problema da reflexão da luz

LaPEF

Como fazer as crianças, já nas primeiras séries do ensino fundamental, compreenderem a reflexão da luz num espelho como seu desvio?

Vídeo

O problema do copo

LaPEF

A atividade discute a existência do ar e do espaço ocupado por ele.

Vídeo

Entrevista com Paulus Gerdes

LABMAT

Paulus Gerdes, grande expoente da etnomatemática, fala sobre suas pesquisas e atividades de formação desenvolvidas em Moçambique.

Vídeo

O problema do equilíbrio

LaPEF

As crianças são convidadas a equilibrar um quadrado e desenvolver os conceitos de centro de simetria e centro de massa.

Vídeo

O problema das sombras iguais

LaPEF

As crianças pudem tomar consciência de que a sombra não depende unicamente de características do objeto, como sua forma ou dimensão, e não são seu “reflexo” ou seu “retrato”.