O problema do copo

A atividade discute a existência do ar e do espaço ocupado por ele.
A atividade discute a existência do ar e do espaço ocupado por ele.
Essa atividade busca problematizar os conhecimentos prévios das crianças sobre luz e sombras e apresentar os conceitos científicos.
Professora da Université D´Orléans, da França, tratou de relações familiares e profissionais em contextos educativos
As crianças pudem tomar consciência de que a sombra não depende unicamente de características do objeto, como sua forma ou dimensão, e não são seu “reflexo” ou seu “retrato”.
Nessa atividade, em vez do pêndulo usaremos um pequeno bastão como parâmetro, para verificar a quantidade de movimento transmitida.
As crianças são convidadas a equilibrar um quadrado e desenvolver os conceitos de centro de simetria e centro de massa.
Série de documentários produzida pela TV Cultura que trata das relações entre matemática e arte.
Série da BBC abordando os principais fatos e acontecimentos do desenvolvimento histórico da matemática
Ao tentarem construir barcos que carreguem a maior massa possível, os alunos têm oportunidade de tomar consciência e propor explicações para o seguinte aspecto da flutuação dos corpos: a relação entre a massa e a dimensão dos objetos.
Nesse vídeo, os alunos são convidados a pensar sobre a transformação de energia através do fenômeno de uma bolinha de ferro deslizando por um trilho com imã.
Muitos aspectos do movimento podem ser observados pelas crianças: a relação entre quantidade de ar na bexiga, a velocidade e a distância percorrida; a relação entre o sentido do ar que produz o movimento e o sentido do movimento do carrinho.
Os alunos são convidados a desenvolver o pensamento científico estruturando algumas relações referentes à transformação e conservação da energia.
Essa atividade trabalha transformação de energia a partir da relação entre altura de lançamento e velocidade adquirida por uma bolinha em um plano inclinado.
Entrevista tratou os conceitos relacionados à “Teoria Cultural da Objetivação” proposta pelo pesquisador da Laurentian University do Canadá.
Pré campo de uma visita histórica a Santos, realizado pela professora Tânia de Fátima Oliveira, professora bolsista do Grupo de Pesquisa em Didática da Geografia. Para saber mais acesse www.geped.fe.usp.br
Ubiratan D’Ambrósio é um dos pesquisadores mais importantes e influentes quando o assunto é ensino de matemática. Ele começou os estudos nesta área nos anos 50 e foi o criador do termo Etnomatemática.
Paulus Gerdes, grande expoente da etnomatemática, fala sobre suas pesquisas e atividades de formação desenvolvidas em Moçambique.
Como fazer as crianças, já nas primeiras séries do ensino fundamental, compreenderem a reflexão da luz num espelho como seu desvio?
Nessa atividade, as crianças podem tomar consciência da relação entre as massas e as distâncias em que elas são colocadas de um ponto de equilíbrio.
A atividade não se resume apenas a construir o submarino, mas também a pensar sobre a diferença de densidade entre o ar e água.
A quantidade de movimento dos corpos pode ser modificada quando eles interagem, que fatores estão envolvidos no movimento de bolinhas de massas diferentes, partindo do repouso?
O programa é uma visita à Escola Estadual Prof. Alípio de Oliveira e Silva, em Taboão da Serra, na Grande São Paulo. O trabalho foi elaborado pela professora Daniela Tobias, que leciona Geografia para o primeiro e o segundo ano do ensino médio. A sugestão da visita foi da pesquisadora da USP, Fernanda Padovesi Fonseca, que também participou do programa.
Programa de divulgação em que diversos conceitos matemáticos são abordados de modo descontraído e divertido.