Vídeo
O problema dos cinco quadrados
LaPEF
Nessa atividade, as crianças podem tomar consciência da relação entre as massas e as distâncias em que elas são colocadas de um ponto de equilíbrio.
Vídeo
O problema do barquinho
LaPEF
Ao tentarem construir barcos que carreguem a maior massa possível, os alunos têm oportunidade de tomar consciência e propor explicações para o seguinte aspecto da flutuação dos corpos: a relação entre a massa e a dimensão dos objetos.
Vídeo
Isto é Matemática
LABMAT
Programa de divulgação em que diversos conceitos matemáticos são abordados de modo descontraído e divertido.
Vídeo
Arte e Matemática
LABMAT
Série de documentários produzida pela TV Cultura que trata das relações entre matemática e arte.
Vídeo
A História da Matemática
LABMAT
Série da BBC abordando os principais fatos e acontecimentos do desenvolvimento histórico da matemática
Vídeo
Cartografia Escolar no Ensino Médio
LabCH
O programa é uma visita à Escola Estadual Prof. Alípio de Oliveira e Silva, em Taboão da Serra, na Grande São Paulo. O trabalho foi elaborado pela professora Daniela Tobias, que leciona Geografia para o primeiro e o segundo ano do ensino médio. A sugestão da visita foi da pesquisadora da USP, Fernanda Padovesi Fonseca, que também participou do programa.
Vídeo
O problema do pêndulo
LaPEF
A quantidade de movimento dos corpos pode ser modificada quando eles interagem, que fatores estão envolvidos no movimento de bolinhas de massas diferentes, partindo do repouso?
Vídeo
Entrevista com Luis Radford
LABMAT
Entrevista tratou os conceitos relacionados à “Teoria Cultural da Objetivação” proposta pelo pesquisador da Laurentian University do Canadá.
Vídeo
Vida de Cientista – Ubiratan D’Ambrósio
LABMAT
Ubiratan D’Ambrósio é um dos pesquisadores mais importantes e influentes quando o assunto é ensino de matemática. Ele começou os estudos nesta área nos anos 50 e foi o criador do termo Etnomatemática.
Vídeo
O problema do looping
LaPEF
Essa atividade trabalha transformação de energia a partir da relação entre altura de lançamento e velocidade adquirida por uma bolinha em um plano inclinado.
Vídeo
O problema das sombras no espaço
LaPEF
Essa atividade busca problematizar os conhecimentos prévios das crianças sobre luz e sombras e apresentar os conceitos científicos.
Vídeo
O problema do submarino
LaPEF
A atividade não se resume apenas a construir o submarino, mas também a pensar sobre a diferença de densidade entre o ar e água.
Vídeo
O problema das bolinhas
LaPEF
Nessa atividade, em vez do pêndulo usaremos um pequeno bastão como parâmetro, para verificar a quantidade de movimento transmitida.
Vídeo
O problema do ímã
LaPEF
Nesse vídeo, os alunos são convidados a pensar sobre a transformação de energia através do fenômeno de uma bolinha de ferro deslizando por um trilho com imã.
Vídeo
Fazendo o pré-campo com o Google Street View – Grupo de Estudos e Pesquisa em Didática da Geografia
LabCH
Pré campo de uma visita histórica a Santos, realizado pela professora Tânia de Fátima Oliveira, professora bolsista do Grupo de Pesquisa em Didática da Geografia. Para saber mais acesse www.geped.fe.usp.br
Vídeo
Entrevista com a Profa. Dra. Véronique Francis
LABRIMP
Professora da Université D´Orléans, da França, tratou de relações familiares e profissionais em contextos educativos
Vídeo
O problema da cestinha
LaPEF
Os alunos são convidados a desenvolver o pensamento científico estruturando algumas relações referentes à transformação e conservação da energia.
Vídeo
O problema da reflexão da luz
LaPEF
Como fazer as crianças, já nas primeiras séries do ensino fundamental, compreenderem a reflexão da luz num espelho como seu desvio?
Vídeo
O problema do copo
LaPEF
A atividade discute a existência do ar e do espaço ocupado por ele.
Vídeo
Entrevista com Paulus Gerdes
LABMAT
Paulus Gerdes, grande expoente da etnomatemática, fala sobre suas pesquisas e atividades de formação desenvolvidas em Moçambique.
Vídeo
O problema do equilíbrio
LaPEF
As crianças são convidadas a equilibrar um quadrado e desenvolver os conceitos de centro de simetria e centro de massa.
Vídeo
O problema das sombras iguais
LaPEF
As crianças pudem tomar consciência de que a sombra não depende unicamente de características do objeto, como sua forma ou dimensão, e não são seu “reflexo” ou seu “retrato”.