O educar-se das classes populares oitocentistas no Rio de Janeiro entre a escolarização e a experiência

Tendo como pressuposto o papel ativo das classes populares em sua própria educação, a tese procurou compreender e explicitar as experiências educacionais destes sujeitosna corte/capital federal e província/estado do Rio de Janeiro na segunda metade do século XIX e primeiros anos do século XX.

Tendo como pressuposto o papel ativo das classes populares em sua própria educação, a presente tese procurou compreender e explicitar as experiências educacionais destes sujeitosna corte/capital federal e província/estado do Rio de Janeiro na segunda metade do século XIX e primeiros anos do século XX. Tais experiências foram apreendidas em três acontecimentos históricos: nas associações de trabalhadores, na imprensa operária e nas lutas por escolarização levadas a cabo por chefes de família e pais de família nas freguesias suburbanas e rurais da corte e da província do Rio de Janeiro. Nesses espaços pudemos identificar o que chamamos do educar-se das classes populares oitocentistas e suas representações de educação. A análise de estatutos e relatórios das associações de trabalhadores, pareceres do Conselho de Estado do Império recomendando a aprovação ou recusa desses estatutos, dos jornais produzidos por trabalhadores e dos abaixo-assinados pedindo ao Estado Imperial a abertura ou reabertura de escolas, permitiu-nos afirmar a importância das lutas das classes populares, desde pelo menos a segunda metade do século XIX na transformação dostatus da educação oferecida ao povo de dádiva a direito.

 

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Fotografias escolares: práticas do olhar e representações sociais nos álbuns fotográficos da Escola Caetano de Campos (1895-1966)

A análise dos registros produzidos na e pela escola permite identificar recorrências e, por meio de sua percepção, a consolidação de uma imagem da escola passível de construção de padrões de representação social e de iconografia. Com essas premissas, objetivou-se, com esta pesquisa, contribuir para a reflexão da cultura escolar como produtora de uma representação singular.