Revista MELP – FEUSP

A Revista MELP traz produções de alunos do curso de Licenciatura da Faculdade de Educação da USP, elaboradas no âmbito da disciplina Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa. São, em geral, artigos decorrentes dos estágios, bem como propostas e/ou sequências didáticas para a sala de aula da escola básica.

Discutir o estágio de ensino nos cursos de licenciatura sob a ótica do aluno é um viés produtivo no sentido de problematizar as questões práticas trazidas à faculdade, dando uma nova dimensão a esse momento da graduação. Ao sistematizar o olhar do aluno em momento de estágio, a Revista MELP traz importantes reflexões para aqueles que, de uma forma ou de outra, estão envolvidos com a prática ou metodologia do ensino de Língua Portuguesa. Escrever sobre o estágio (do diário de campo ao artigo, passando pela importante fase do relatório) é oportunidade para que o aluno possa refletir sobre a sua atuação como estagiário, não só falando do outro, ou seja, do professor, mas sobretudo de si, comprometido com o outro, com o que vê do outro e com o que vê de si espelhado no outro.

Em uma outra vertente, textual, as necessidades que os estagiários identificaram nas escolas, associadas a interesses deles por determinados temas (frutos de discussão no grupo de trabalho), vão constituir um texto propositivo – propostas, sequências didáticas, projetos – que, sob a orientação do professor de MELP, mostra-se igualmente como uma possibilidade dessa reflexão sobre o ensino de Língua Portuguesa, ao buscar colocar em prática os pressupostos teóricos e metodológicos mobilizados pela disciplina.

A coordenação da revista é compartilhada entre os professores de MELP, que, cada um a sua vez, organizam uma equipe formada por alunos da licenciatura e/ou da pós-graduação. Essa equipe é responsável pela seleção, edição e revisão dos textos de cada número, bem como pela atualização da revista que, desde o segundo número, passou a ser exclusivamente eletrônica.

 

http://www.lalec.fe.usp.br/revistamelp/index.php/inicio/a-revista-melp

Artigo – PIBID USP /Letras – “Tipologia de desfechos: um estudo analítico das produções dos alunos do 1º ano do Ensino Médio da EAFEUSP.”

Resumo: A partir da experiência de implementação do projeto Matabichar pelo grupo de bolsistas[1] do PIBID – Letras na Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da USP, e com base na definição de conto feita por Julio Cortázar, em “Alguns aspectos do conto”, desenvolveu-se uma análise sobre a influência do desfecho para a afirmação do texto literário enquanto pertencente ao gênero conto. A partir dessa análise, pudemos criar cinco categorias de desfecho (resumitivo, expressivo, relacionado à intensidade dramática, tradicional e desfecho de virada) que apontam para uma maior ou menor adequação dessas produções ao gênero e sugerem um impacto significativo dos desfechos em relação ao todo. Nossa reflexão também se pauta, ainda que superficialmente, nos traços que evidenciam a apreensão por parte dos alunos dos conteúdos trabalhados em sala de aula pelas bolsistas, principalmente com relação ao trabalho desenvolvido com os contos do escritor angolano Ondjaki e com a exposição teórica do gênero.

ARTIGO – PIBID USP / LETRAS – “A minha vida pode virar história: o dia a dia dos alunos é matéria de escrita.”

O objetivo deste trabalho é relatar o processo de implementação do projeto de ensino do PIBID – Letras (Universidade de São Paulo – USP) na E. E. João Baptista Alves Silva. Nesse projeto buscamos levar a escrita de forma lúdica e dinâmica ao cotidiano dos alunos por meio de temas, como noções de tempo e espaço na estrutura narrativa, construção de personagem, classes de palavras, e por meio de atividades, como as de formação de círculos de leitores e de reescrita. Ao trabalhar com a escrita de narrativas curtas e pessoais, buscamos sensibilizar os alunos para o registro de suas próprias histórias, percebendo que o seu cotidiano pode ser e é matéria de escrita.