Discutir o estágio de ensino nos cursos de licenciatura sob a ótica do aluno é um viés produtivo no sentido de problematizar as questões práticas trazidas à faculdade, dando uma nova dimensão a esse momento da graduação. Ao sistematizar o olhar do aluno em momento de estágio, a Revista MELP traz importantes reflexões para aqueles que, de uma forma ou de outra, estão envolvidos com a prática ou metodologia do ensino de Língua Portuguesa. Escrever sobre o estágio (do diário de campo ao artigo, passando pela importante fase do relatório) é oportunidade para que o aluno possa refletir sobre a sua atuação como estagiário, não só falando do outro, ou seja, do professor, mas sobretudo de si, comprometido com o outro, com o que vê do outro e com o que vê de si espelhado no outro.
Em uma outra vertente, textual, as necessidades que os estagiários identificaram nas escolas, associadas a interesses deles por determinados temas (frutos de discussão no grupo de trabalho), vão constituir um texto propositivo – propostas, sequências didáticas, projetos – que, sob a orientação do professor de MELP, mostra-se igualmente como uma possibilidade dessa reflexão sobre o ensino de Língua Portuguesa, ao buscar colocar em prática os pressupostos teóricos e metodológicos mobilizados pela disciplina.
A coordenação da revista é compartilhada entre os professores de MELP, que, cada um a sua vez, organizam uma equipe formada por alunos da licenciatura e/ou da pós-graduação. Essa equipe é responsável pela seleção, edição e revisão dos textos de cada número, bem como pela atualização da revista que, desde o segundo número, passou a ser exclusivamente eletrônica.
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