Entrevista do Prof. Manoel Oriosvaldo-FEUSP a UEG-TV
Prof. Ori fala da importância do Clube no processo de formação do professor e dos frutos que se colhe depois de 20 anos de trabalho.
Prof. Ori fala da importância do Clube no processo de formação do professor e dos frutos que se colhe depois de 20 anos de trabalho.
Atividade de caça ao tesouro, sobre Biomas Brasileiros, desenvolvida pelos estagiários do Clube de Matemática, Ciências e Geografia
Ubiratan D’Ambrósio é um dos pesquisadores mais importantes e influentes quando o assunto é ensino de matemática. Ele começou os estudos nesta área nos anos 50 e foi o criador do termo Etnomatemática.
A presente proposta didática pretende trabalhar as sequências e regularidades com crianças do 1º ano do Ensino Fundamental I, na faixa etária de 6 a 7 anos de idade, e consiste em uma atividade lúdica de um jogo, no qual serão utilizadas ilustrações no lugar dos números. Optamos por utilizar imagens de frutas, para que as crianças possam construir sequências com essas imagens levando em consideração duas categorias de análise, tamanho ou cor, que podem ser ampliadas posteriormente conforme a criança se apropriar dos conteúdos.
Prof. Ori fala da importância do Clube no processo de formação do professor e dos frutos que se colhe depois de 20 anos de trabalho.
A atividade se faz importante para a construção da percepção de que os elementos estudados na escola podem ser observados no mundo cotidiano. Para que isso seja possível é necessário treinar o olhar das crianças para os padrões da natureza e objetos, de modo a ressignificá-los. A possibilidade de nomear algo é um importante passo para lhe atribuir sentido. Com a matemática não deve ser diferente e ainda, quanto mais visual, concreta e ancorada nos elementos do cotidiano, mais acessível se torna seu ensino.
Série da BBC abordando os principais fatos e acontecimentos do desenvolvimento histórico da matemática
Catálogo dos materiais didáticos do Laboratório de Matemática da FEUSP que pode servir de apoio para a montagem de laboratórios de ensino de matemática