FIGURAS E SÓLIDOS GEOMÉTRICOS-EDM0321

A atividade se faz importante para a construção da percepção de que os elementos estudados na escola podem ser observados no mundo cotidiano. Para que isso seja possível é necessário treinar o olhar das crianças para os padrões da natureza e objetos, de modo a ressignificá-los. A possibilidade de nomear algo é um importante passo para lhe atribuir sentido. Com a matemática não deve ser diferente e ainda, quanto mais visual, concreta e ancorada nos elementos do cotidiano, mais acessível se torna seu ensino.

Trabalho completo: FIGURAS E SÓLIDOS GEOMÉTRICOS-EDM0321.PDF

 

Quadro Resumo

1. Tema Figuras geométricas planas e sólidos geométricos
2. Palavras-chave Figuras geométricas; sólidos geométricos; geometria; discriminação visual; formas; construção conceitual.
3. Área do conhecimento  Matemática
4. Público alvo 1º ano do Ensino Fundamental
5. Objetivos para
aprendizagem
-Reconhecer e nomear as figuras geométricas;
-Estabelecer relações entre as figuras geométricas planas e os sólidos presentes no ambiente;
-Representar por meio de desenhos e massinha de modelar as figuras e sólidos observados;
– Estimular a predisposição para procurar e explorar padrões geométricos e o gosto pela investigação das propriedades e relações geométricas;
-Desenvolver a discriminação visual;
– Compreender as propriedades das figuras geométricas planas.
6. Tempo estimado  3 aulas de 1h30 em dias diferentes
7. Tópicos/Conteúdos das
áreas
-Propriedades das figuras geométricas planas (M);
-Apresentação dos Sólidos Geométricos (M);
-Discriminação visual (M).
8. Recursos necessários -Imagens das figuras geométricas planas;
– Sólidos geométricos;
– Folhas e materiais de desenho;
– Cartolina e canetinhas;
-Barbantes coloridos, tesoura e cola;
-Livro paradidático sobre as formas geométricas;
-Caixas de sapato.
9. Autora  Karina Lindsay Castillio