FIGURAS E SÓLIDOS GEOMÉTRICOS-EDM0321

A atividade se faz importante para a construção da percepção de que os elementos estudados na escola podem ser observados no mundo cotidiano. Para que isso seja possível é necessário treinar o olhar das crianças para os padrões da natureza e objetos, de modo a ressignificá-los. A possibilidade de nomear algo é um importante passo para lhe atribuir sentido. Com a matemática não deve ser diferente e ainda, quanto mais visual, concreta e ancorada nos elementos do cotidiano, mais acessível se torna seu ensino.

Trabalho completo: FIGURAS E SÓLIDOS GEOMÉTRICOS-EDM0321.PDF

 

Quadro Resumo

1. Tema Figuras geométricas planas e sólidos geométricos
2. Palavras-chave Figuras geométricas; sólidos geométricos; geometria; discriminação visual; formas; construção conceitual.
3. Área do conhecimento  Matemática
4. Público alvo 1º ano do Ensino Fundamental
5. Objetivos para
aprendizagem
-Reconhecer e nomear as figuras geométricas;
-Estabelecer relações entre as figuras geométricas planas e os sólidos presentes no ambiente;
-Representar por meio de desenhos e massinha de modelar as figuras e sólidos observados;
– Estimular a predisposição para procurar e explorar padrões geométricos e o gosto pela investigação das propriedades e relações geométricas;
-Desenvolver a discriminação visual;
– Compreender as propriedades das figuras geométricas planas.
6. Tempo estimado  3 aulas de 1h30 em dias diferentes
7. Tópicos/Conteúdos das
áreas
-Propriedades das figuras geométricas planas (M);
-Apresentação dos Sólidos Geométricos (M);
-Discriminação visual (M).
8. Recursos necessários -Imagens das figuras geométricas planas;
– Sólidos geométricos;
– Folhas e materiais de desenho;
– Cartolina e canetinhas;
-Barbantes coloridos, tesoura e cola;
-Livro paradidático sobre as formas geométricas;
-Caixas de sapato.
9. Autora  Karina Lindsay Castillio

 

Sequências pictóricas-numéricas e regularidades – EDM0321

A presente proposta didática pretende trabalhar as sequências e regularidades com crianças do 1º ano do Ensino Fundamental I, na faixa etária de 6 a 7 anos de idade, e consiste em uma atividade lúdica de um jogo, no qual serão utilizadas ilustrações no lugar dos números. Optamos por utilizar imagens de frutas, para que as crianças possam construir sequências com essas imagens levando em consideração duas categorias de análise, tamanho ou cor, que podem ser ampliadas posteriormente conforme a criança se apropriar dos conteúdos.