Unidades Didáticas: Espaço e Forma

Unidades Didáticas (UDs) desenvolvidas por estudantes do curso de Pedagogia para a disciplina Metodologia do Ensino da Matemática. Aqui, encontram-se as UDs sobre Espaço e Forma.

As Unidades Didáticas (UDs) são  trabalhos elaborados por estudantes do curso de Pedagogia para a disciplina Metodologia do Ensino da Matemática, ministrada pelo Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura, nos anos de 2012, 2013, 2014 e 2015. Elas apresentam a justificativa sobre a importância do tema escolhido, os conteúdos e a proposta metodológica, constituindo-se como um exercício de planejamento da ação pedagógica, para o Ciclo I do Ensino Fundamental.

São trabalhos que, por trazerem a justificativa baseada na contextualização histórica  do conteúdo e a sua coerência fundamentada nas orientações dos documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais, podem subsidiar o trabalho do professor, ampliando seu repertório. Apresentam também sugestões de atividades que podem ser desenvolvidas em sala de aula, partindo do pressuposto de que o ensino deve ser motivador, envolvendo os alunos por meio de situações-problemas que mobilizem conhecimentos para que sejam solucionadas.

Algumas Unidades Didáticas tomam como referência o conceito de Atividade Orientadora de Ensino (AOE), proposto por Moura (1996, 2010), que defende que o objeto de ensino deve se caracterizar como uma necessidade do estudante para que este possa se apropriar do conhecimento histórico-cultural produzido socialmente. As AOEs pressupõem:

– Intencionalidade do professor ao propor a atividade, considerando os objetivos de ensino.

– Organização dos conceitos e das ações dos estudantes, considerando as operações necessárias para executá-las.

– Desenvolvimento de um problema desencadeador que suscite a necessidade de resolução da situação-problema, mobilizando os conhecimentos. Tal problema pode constituir-se como um jogo, uma situação do cotidiano ou uma história virtual (narrativa que envolve os estudantes, de modo a fazer com que se sintam parte da história).

– Ênfase na coletividade: a busca pela solução da situação-problema deve dar-se no coletivo.

As Unidades Didáticas dividem-se em seis blocos:

– Números naturais e Sistema de numeração

– Números racionais

– As quatro operações

– Espaço e Forma

– Grandezas e Medidas

– Jogos no ensino de Matemática

Nesta seção, você encontra as UDs sobre Espaço e Forma:

Unidade Didática: Geometria de Figuras Planas

Unidade Didática: Geometria de Figuras Não Planas I

Unidade Didática: Geometria de Figuras Não Planas II

Unidade Didática: Relações Espaciais

 

 

 

MOURA, M. O. A atividade de ensino como unidade formadora. Bolema, ano II, nº 12, 1996.

MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. (org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural. Brasília: LiberLivro, 2010.

FIGURAS E SÓLIDOS GEOMÉTRICOS-EDM0321

A atividade se faz importante para a construção da percepção de que os elementos estudados na escola podem ser observados no mundo cotidiano. Para que isso seja possível é necessário treinar o olhar das crianças para os padrões da natureza e objetos, de modo a ressignificá-los. A possibilidade de nomear algo é um importante passo para lhe atribuir sentido. Com a matemática não deve ser diferente e ainda, quanto mais visual, concreta e ancorada nos elementos do cotidiano, mais acessível se torna seu ensino.