As Unidades Didáticas (UDs) são trabalhos elaborados por estudantes do curso de Pedagogia para a disciplina Metodologia do Ensino da Matemática, ministrada pelo Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura, nos anos de 2012, 2013, 2014 e 2015. Elas apresentam a justificativa sobre a importância do tema escolhido, os conteúdos e a proposta metodológica, constituindo-se como um exercício de planejamento da ação pedagógica, para o Ciclo I do Ensino Fundamental.
São trabalhos que, por trazerem a justificativa baseada na contextualização histórica do conteúdo e a sua coerência fundamentada nas orientações dos documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais, podem subsidiar o trabalho do professor, ampliando seu repertório. Apresentam também sugestões de atividades que podem ser desenvolvidas em sala de aula, partindo do pressuposto de que o ensino deve ser motivador, envolvendo os alunos por meio de situações-problemas que mobilizem conhecimentos para que sejam solucionadas.
Algumas Unidades Didáticas tomam como referência o conceito de Atividade Orientadora de Ensino (AOE), proposto por Moura (1996, 2010), que defende que o objeto de ensino deve se caracterizar como uma necessidade do estudante para que este possa se apropriar do conhecimento histórico-cultural produzido socialmente. As AOEs pressupõem:
– Intencionalidade do professor ao propor a atividade, considerando os objetivos de ensino.
– Organização dos conceitos e das ações dos estudantes, considerando as operações necessárias para executá-las.
– Desenvolvimento de um problema desencadeador que suscite a necessidade de resolução da situação-problema, mobilizando os conhecimentos. Tal problema pode constituir-se como um jogo, uma situação do cotidiano ou uma história virtual (narrativa que envolve os estudantes, de modo a fazer com que se sintam parte da história).
– Ênfase na coletividade: a busca pela solução da situação-problema deve dar-se no coletivo.
As Unidades Didáticas dividem-se em seis blocos:
– Números naturais e Sistema de numeração
– Números racionais
– As quatro operações
– Espaço e Forma
– Grandezas e Medidas
– Jogos no Ensino de Matemática
Nesta seção, você encontra as UDs sobre Números racionais.
Unidade Didática: Números Racionais I
Unidade Didática: Números Racionais – conceito e representação
Unidade Didática: Operações com Números Racionais na Forma Decimal
MOURA, M. O. A atividade de ensino como unidade formadora. Bolema, ano II, nº 12, 1996.
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. (org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural. Brasília: LiberLivro, 2010.