Com a finalidade de aprimorar as atividades de ensino desenvolvidas no Laboratório de Matemática (LABMAT) da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), foi desenvolvido um projeto com bolsa do Programa Unificado de Bolsas (PUB) da Pró-Reitoria de Graduação da USP. Entre setembro de 2016 e agosto de 2017, o aluno Murilo Cattaneo Oliveira Mathias Cruz participou de uma intensa organização e catalogação dos materiais didáticos disponíveis no Laboratório e elaborou um catálogo com a indicação dos materiais disponíveis no laboratório, distinguindo-os entre materiais pedagógicos e jogos. No início do catálogo, os principais materiais do laboratório são apresentados acrescidos de uma lista de indicações bibliográficas contendo artigos e trabalhos de congressos que trazem discussões teóricas e abordagens práticas acerca dos referidos materiais.
O material serve de apoio para professores de matemática do Ensino Básico em atuação e que estão interessados em organizar um laboratório de ensino de matemática em sua escola. Como afirma Murilo na introdução ao seu catálogo, o laboratório de matemática é um importante espaço de aprendizagem, mas que vai além dos materiais disponíveis. “É modo inovador de pensar e refletir sobre o ensino-aprendizagem de matemática. É nesse espaço de pensar e construir que os estudantes experienciam situações que os impulsionam a um pensar matemático e a novos descobrimentos. É nesse espaço que se faz, prazerosamente, a construção de sentido de tudo conteúdo matemático que antes poderia não fazer sentido e causar confusão”.
O catálogo desenvolvido também tem o intuito de auxiliar os docentes da Faculdade, principalmente aqueles que ministram as disciplinas de Metodologia do Ensino de Matemática para os cursos de Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura em Matemática, na preparação e aplicação de atividades de ensino, além de dar suporte teórico e científico aos alunos na produção de atividades didático-pedagógicas, relatórios e trabalhos relacionados às respectivas disciplinas. Com isso, espera-se que o material contribua trazendo condições mais favoráveis para a formação inicial e continuada de professores de matemática da Educação Básica.