Atividades Lúdicas para o Ensino Fundamental I

Conjunto de atividades abordando diversos temas de matemática do ensino fundamental I de forma lúdica.

O Clube de Matemática, Ciências e Geografia da FEUSP tem valorizado e buscado difundir a produção de atividades didático-pedagógicas de seus estagiários.

Em 2009, quando era chamado somente Clube de Matemática, foram desenvolvidas diversas atividades que abordam, de forma lúdica, temas de Matemática voltados para o Ensino Fundamental I. Elas foram disponibilizadas no site do Clube e dividem-se em seis seções, nas quais elencam-se os conteúdos abordados.

As atividades podem ser conferidas nos links abaixo:

Bases Numéricas

Trabalhando com Base 10 e Base 60

Identificando e trabalhando com diversas bases

 

Conexões Matemáticas

Números e Medidas

Trabalhando com Gráficos

Frações e Porcentagem

 

Estatística e Probabilidades

Como os alunos da primeira série vêm para a escola?

Personagens para o nosso livro de contos

Escolha um mascote para a classe

Uma excursão com prêmio

Fichas coloridas

 

Frações

Nunca três

Figuras geométricas

Coleções

Fichas Coloridas

Aprendendo frações com a família

 

Geometria e Medidas

Bandeiras

Classificação das figuras geométricas e jogo das bandeiras

Tangram

Unidades de medida

Mapas

As formas geométricas do nosso dia-a-dia

Encontre a forma

Jogo do percurso

Bingo com blocos lógicos

Sólidos geométricos

Maquete

 

Quatro Operações

Fazendo uma salada de frutas

Árvores que dão frutos

Conhecendo o sistema monetário brasileiro

Vamos fazer compras

Jogo de repartir

Jogo das frutas

Doce para todos

Preparando um doce

Sequências pictóricas-numéricas e regularidades – EDM0321

A presente proposta didática pretende trabalhar as sequências e regularidades com crianças do 1º ano do Ensino Fundamental I, na faixa etária de 6 a 7 anos de idade, e consiste em uma atividade lúdica de um jogo, no qual serão utilizadas ilustrações no lugar dos números. Optamos por utilizar imagens de frutas, para que as crianças possam construir sequências com essas imagens levando em consideração duas categorias de análise, tamanho ou cor, que podem ser ampliadas posteriormente conforme a criança se apropriar dos conteúdos.

FIGURAS E SÓLIDOS GEOMÉTRICOS-EDM0321

A atividade se faz importante para a construção da percepção de que os elementos estudados na escola podem ser observados no mundo cotidiano. Para que isso seja possível é necessário treinar o olhar das crianças para os padrões da natureza e objetos, de modo a ressignificá-los. A possibilidade de nomear algo é um importante passo para lhe atribuir sentido. Com a matemática não deve ser diferente e ainda, quanto mais visual, concreta e ancorada nos elementos do cotidiano, mais acessível se torna seu ensino.