Atividades Lúdicas para o Ensino Fundamental I

Conjunto de atividades abordando diversos temas de matemática do ensino fundamental I de forma lúdica.

O Clube de Matemática, Ciências e Geografia da FEUSP tem valorizado e buscado difundir a produção de atividades didático-pedagógicas de seus estagiários.

Em 2009, quando era chamado somente Clube de Matemática, foram desenvolvidas diversas atividades que abordam, de forma lúdica, temas de Matemática voltados para o Ensino Fundamental I. Elas foram disponibilizadas no site do Clube e dividem-se em seis seções, nas quais elencam-se os conteúdos abordados.

As atividades podem ser conferidas nos links abaixo:

Bases Numéricas

Trabalhando com Base 10 e Base 60

Identificando e trabalhando com diversas bases

 

Conexões Matemáticas

Números e Medidas

Trabalhando com Gráficos

Frações e Porcentagem

 

Estatística e Probabilidades

Como os alunos da primeira série vêm para a escola?

Personagens para o nosso livro de contos

Escolha um mascote para a classe

Uma excursão com prêmio

Fichas coloridas

 

Frações

Nunca três

Figuras geométricas

Coleções

Fichas Coloridas

Aprendendo frações com a família

 

Geometria e Medidas

Bandeiras

Classificação das figuras geométricas e jogo das bandeiras

Tangram

Unidades de medida

Mapas

As formas geométricas do nosso dia-a-dia

Encontre a forma

Jogo do percurso

Bingo com blocos lógicos

Sólidos geométricos

Maquete

 

Quatro Operações

Fazendo uma salada de frutas

Árvores que dão frutos

Conhecendo o sistema monetário brasileiro

Vamos fazer compras

Jogo de repartir

Jogo das frutas

Doce para todos

Preparando um doce

FIGURAS E SÓLIDOS GEOMÉTRICOS-EDM0321

A atividade se faz importante para a construção da percepção de que os elementos estudados na escola podem ser observados no mundo cotidiano. Para que isso seja possível é necessário treinar o olhar das crianças para os padrões da natureza e objetos, de modo a ressignificá-los. A possibilidade de nomear algo é um importante passo para lhe atribuir sentido. Com a matemática não deve ser diferente e ainda, quanto mais visual, concreta e ancorada nos elementos do cotidiano, mais acessível se torna seu ensino.