LABMAT - Acervo
Abordagem Histórica em Sala de Aula

E-book com propostas de atividades para o ensino de ciências, de matemática, de biologia e de física.
E-book com propostas de atividades para o ensino de ciências, de matemática, de biologia e de física.
A atividade proposta a seguir tem como objetivo estimular o cálculo mental e o
raciocínio lógico dos alunos de maneira descontraída e divertida, pode ser aplicada a partir do 2º ano do Ensino Fundamental, e varia de acordo com a complexidade que o professor desejar. A proposta busca unir o lúdico e a matemática. Sem a necessidade de elaboração de jogos de tabuleiro ou materiais manipuláveis.
A atividade se faz importante para a construção da percepção de que os elementos estudados na escola podem ser observados no mundo cotidiano. Para que isso seja possível é necessário treinar o olhar das crianças para os padrões da natureza e objetos, de modo a ressignificá-los. A possibilidade de nomear algo é um importante passo para lhe atribuir sentido. Com a matemática não deve ser diferente e ainda, quanto mais visual, concreta e ancorada nos elementos do cotidiano, mais acessível se torna seu ensino.
A presente proposta didática pretende trabalhar as sequências e regularidades com crianças do 1º ano do Ensino Fundamental I, na faixa etária de 6 a 7 anos de idade, e consiste em uma atividade lúdica de um jogo, no qual serão utilizadas ilustrações no lugar dos números. Optamos por utilizar imagens de frutas, para que as crianças possam construir sequências com essas imagens levando em consideração duas categorias de análise, tamanho ou cor, que podem ser ampliadas posteriormente conforme a criança se apropriar dos conteúdos.
Prof. Ori fala da importância do Clube no processo de formação do professor e dos frutos que se colhe depois de 20 anos de trabalho.
Catálogo dos materiais didáticos do Laboratório de Matemática da FEUSP que pode servir de apoio para a montagem de laboratórios de ensino de matemática
Um catálogo elaborado com o objetivo de subsidiar os professores nas aulas de matemática
Atividade sobre a Água na Natureza, desenvolvida pelos estagiários do Clube de Matemática, Ciências e Geografia
Atividade de caça ao tesouro, sobre Biomas Brasileiros, desenvolvida pelos estagiários do Clube de Matemática, Ciências e Geografia
Atividade sobre a Vida na Terra, desenvolvida pelos estagiários do Clube de Matemática, Ciências e Geografia
Atividade sobre alimentação, desenvolvida pelas estagiárias do Clube de Matemática, Ciências e Geografia
Atividade sobre Escalas, Medidas e Mapas produzida pelos estagiários do Clube de Matemática, Ciências e Geografia
Atividade sobre o Sistema Solar, desenvolvida pelos estagiários do Clube de Matemática, Ciências e Geografia
Paulus Gerdes, grande expoente da etnomatemática, fala sobre suas pesquisas e atividades de formação desenvolvidas em Moçambique.
Série de documentários produzida pela TV Cultura que trata das relações entre matemática e arte.
Conjunto de atividades abordando diversos temas de matemática do ensino fundamental I de forma lúdica.
Unidades Didáticas (UDs) desenvolvidas por estudantes do curso de Pedagogia para a disciplina Metodologia do Ensino da Matemática. Aqui, encontram-se as UDs sobre Jogos no ensino de Matemática.
Unidades Didáticas (UDs) desenvolvidas por estudantes do curso de Pedagogia para a disciplina Metodologia do Ensino da Matemática. Aqui, encontram-se as UDs de Grandezas e Medidas.
Unidades Didáticas (UDs) desenvolvidas por estudantes do curso de Pedagogia para a disciplina Metodologia do Ensino da Matemática. Aqui, encontram-se as UDs sobre Espaço e Forma.
Unidades Didáticas (UDs) desenvolvidas por estudantes do curso de Pedagogia para a disciplina Metodologia do Ensino da Matemática. Aqui, encontram-se as UDs sobre As Quatro Operações.
Unidades Didáticas (UDs) desenvolvidas por estudantes do curso de Pedagogia para a disciplina Metodologia do Ensino da Matemática. Aqui, encontram-se as UDs de Números Racionais.
Unidades Didáticas (UDs) desenvolvidas por estudantes do curso de Pedagogia para a disciplina Metodologia do Ensino da Matemática. Aqui, encontram-se as UDs de Números Naturais e Sistema de Numeração.
Ubiratan D’Ambrósio é um dos pesquisadores mais importantes e influentes quando o assunto é ensino de matemática. Ele começou os estudos nesta área nos anos 50 e foi o criador do termo Etnomatemática.
Programa de divulgação em que diversos conceitos matemáticos são abordados de modo descontraído e divertido.
Projeto de Iniciação Científica resulta em dossiê com sugestão de 30 jogos matemáticos para desenvolver o raciocínio lógico e possibilitar a interação entre os alunos.
Série da BBC abordando os principais fatos e acontecimentos do desenvolvimento histórico da matemática
Entrevista tratou os conceitos relacionados à “Teoria Cultural da Objetivação” proposta pelo pesquisador da Laurentian University do Canadá.