Arte e Matemática

Série de documentários produzida pela TV Cultura que trata das relações entre matemática e arte.

Diversas são as qualidades que podemos utilizar para nos referir à matemática e à arte: criatividade, beleza, simetria, dinamismo e padrão são algumas delas. “Arte e Matemática” é o título de uma série produzida pela TV Cultura que trata das relações entre as duas áreas de saber mostrando que em muitos momentos da história parecem ter caminhado juntas.

A série, apresentada pelo professor Luis Barco, aborda os diversos tipos de arte como a pintura, escultura, arquitetura e a música e as relações com diversos conteúdos matemáticos, desde os mais simples, como os números e as formas geométricas, até os mais complexos, como o caos e o infinito.

O primeiro programa da série, por exemplo, tem como questões centrais buscar entender como a matemática pode ser considerada uma atividade natural humana e busca aproximações entre a linguagem matemática e as manifestações artísticas. O programa aborda a história do cinema, entrevista o matemático e educador Ubiratan D’Ambrósio e o professor de cinema Arlindo Machado.

A série é composta por 13 episódios e estão disponíveis em uma playlist no Youtube.

No site da TV Cultura também está disponível material adicional: entrevistas com cientistas e artistas; material educacional para ser utilizado em conjunto com os episódios; um mural com pequenas biografias de autores e com algumas obras de artistas citados na série e; um conjunto de pequenas explicações dos conceitos centrais abordados.

Sequências pictóricas-numéricas e regularidades – EDM0321

A presente proposta didática pretende trabalhar as sequências e regularidades com crianças do 1º ano do Ensino Fundamental I, na faixa etária de 6 a 7 anos de idade, e consiste em uma atividade lúdica de um jogo, no qual serão utilizadas ilustrações no lugar dos números. Optamos por utilizar imagens de frutas, para que as crianças possam construir sequências com essas imagens levando em consideração duas categorias de análise, tamanho ou cor, que podem ser ampliadas posteriormente conforme a criança se apropriar dos conteúdos.