Abordagem Histórica em Sala de Aula

E-book com propostas de atividades para o ensino de ciências, de matemática, de biologia e de física.

Tem sido constante a fala de professores da Educação Básica a respeito da necessidade de disponibilização de material que trate das relações entre os conteúdos e a história das Ciências e da Matemática.

O e-book “Propostas Didáticas para o Ensino de Ciências e de Matemática: abordagens históricas” (faça o download aqui), organizado por Zaqueu Vieira Oliveira (UFABC/FEUSP) e Márcia Helena Alvim (UFABC), oferece justamente um conjunto de propostas didáticas para subsidiar os professores no planejamento e implementação de aulas de Ciências, de Matemática, de Biologia e de Física cujo foco é apresentar aos estudantes uma abordagem histórica destas áreas de conhecimento.

Os capítulos apresentam propostas originárias a partir de pesquisas e estudos realizados em parceria entre pesquisadores e estudantes do pós-graduação membros do Grupo de Pesquisa em Interfaces entre História das Ciências e Educação Científica (GIHCEC-UFABC) e professores da Educação Básica.

Sequências pictóricas-numéricas e regularidades – EDM0321

A presente proposta didática pretende trabalhar as sequências e regularidades com crianças do 1º ano do Ensino Fundamental I, na faixa etária de 6 a 7 anos de idade, e consiste em uma atividade lúdica de um jogo, no qual serão utilizadas ilustrações no lugar dos números. Optamos por utilizar imagens de frutas, para que as crianças possam construir sequências com essas imagens levando em consideração duas categorias de análise, tamanho ou cor, que podem ser ampliadas posteriormente conforme a criança se apropriar dos conteúdos.