Abordagem Histórica em Sala de Aula

E-book com propostas de atividades para o ensino de ciências, de matemática, de biologia e de física.

Tem sido constante a fala de professores da Educação Básica a respeito da necessidade de disponibilização de material que trate das relações entre os conteúdos e a história das Ciências e da Matemática.

O e-book “Propostas Didáticas para o Ensino de Ciências e de Matemática: abordagens históricas” (faça o download aqui), organizado por Zaqueu Vieira Oliveira (UFABC/FEUSP) e Márcia Helena Alvim (UFABC), oferece justamente um conjunto de propostas didáticas para subsidiar os professores no planejamento e implementação de aulas de Ciências, de Matemática, de Biologia e de Física cujo foco é apresentar aos estudantes uma abordagem histórica destas áreas de conhecimento.

Os capítulos apresentam propostas originárias a partir de pesquisas e estudos realizados em parceria entre pesquisadores e estudantes do pós-graduação membros do Grupo de Pesquisa em Interfaces entre História das Ciências e Educação Científica (GIHCEC-UFABC) e professores da Educação Básica.

FIGURAS E SÓLIDOS GEOMÉTRICOS-EDM0321

A atividade se faz importante para a construção da percepção de que os elementos estudados na escola podem ser observados no mundo cotidiano. Para que isso seja possível é necessário treinar o olhar das crianças para os padrões da natureza e objetos, de modo a ressignificá-los. A possibilidade de nomear algo é um importante passo para lhe atribuir sentido. Com a matemática não deve ser diferente e ainda, quanto mais visual, concreta e ancorada nos elementos do cotidiano, mais acessível se torna seu ensino.