Isto é Matemática

Programa de divulgação em que diversos conceitos matemáticos são abordados de modo descontraído e divertido.

O programa “Isto é Matemática” é promovido pela Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM), transmitido nas emissoras portuguesas de televisão SIC Notícias e SIC Internacional e apresentado pelo matemático Rogério Martins, professor na Universidade de Lisboa. Em 2013, o programa foi premiado pela Mostra Internacional de Ciência na TV.

O “Isto é Matemática” é um programa de divulgação científica que aborda temas de Matemática de modo descontraído e divertido. Por ser um programa de curta duração – entre 7 e 10 minutos – pode ser utilizado em sala de aula como material didático. O programa está atualmente em sua nona temporada e todos os seus episódios podem ser vistos integralmente através do seu canal no Youtube.

Matemática no Cotidiano

Um dos enfoques do programa “Isto é Matemática” é mostrar aplicações de conceitos matemáticos em questões do dia a dia. Faz isso, de modo a integrar os conteúdos à outras áreas do conhecimento como a física, a química, a biologia e as artes. O programa normalmente recorre a estórias, lendas e a acontecimentos da história da matemática.

Em um dos episódios da terceira temporada, o programa aborda o tema ângulos inscritos e o futebol.

Na quarta temporada, um dos episódios trata do Sudoku, os quadrados latinos definido por Leonhard Euler e toda a matemática envolvida na produção de diferentes Sudokus.

O conhecido método de resolução de problemas aritméticos chamado noves fora foi abordado em um dos programas da sexta temporada.

FIGURAS E SÓLIDOS GEOMÉTRICOS-EDM0321

A atividade se faz importante para a construção da percepção de que os elementos estudados na escola podem ser observados no mundo cotidiano. Para que isso seja possível é necessário treinar o olhar das crianças para os padrões da natureza e objetos, de modo a ressignificá-los. A possibilidade de nomear algo é um importante passo para lhe atribuir sentido. Com a matemática não deve ser diferente e ainda, quanto mais visual, concreta e ancorada nos elementos do cotidiano, mais acessível se torna seu ensino.