Unidades Didáticas: As quatro operações

Unidades Didáticas (UDs) desenvolvidas por estudantes do curso de Pedagogia para a disciplina Metodologia do Ensino da Matemática. Aqui, encontram-se as UDs sobre As Quatro Operações.

As Unidades Didáticas (UDs) são  trabalhos elaborados por estudantes do curso de Pedagogia para a disciplina Metodologia do Ensino da Matemática, ministrada pelo Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura, nos anos de 2012, 2013, 2014 e 2015. Elas apresentam a justificativa sobre a importância do tema escolhido, os conteúdos e a proposta metodológica, constituindo-se como um exercício de planejamento da ação pedagógica, para o Ciclo I do Ensino Fundamental.

São trabalhos que, por trazerem a justificativa baseada na contextualização histórica  do conteúdo e a sua coerência fundamentada nas orientações dos documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais, podem subsidiar o trabalho do professor, ampliando seu repertório. Apresentam também sugestões de atividades que podem ser desenvolvidas em sala de aula, partindo do pressuposto de que o ensino deve ser motivador, envolvendo os alunos por meio de situações-problemas que mobilizem conhecimentos para que sejam solucionadas.

Algumas Unidades Didáticas tomam como referência o conceito de Atividade Orientadora de Ensino (AOE), proposto por Moura (1996, 2010), que defende que o objeto de ensino deve se caracterizar como uma necessidade do estudante para que este possa se apropriar do conhecimento histórico-cultural produzido socialmente. As AOEs pressupõem:

– Intencionalidade do professor ao propor a atividade, considerando os objetivos de ensino.

– Organização dos conceitos e das ações dos estudantes, considerando as operações necessárias para executá-las.

– Desenvolvimento de um problema desencadeador que suscite a necessidade de resolução da situação-problema, mobilizando os conhecimentos. Tal problema pode constituir-se como um jogo, uma situação do cotidiano ou uma história virtual (narrativa que envolve os estudantes, de modo a fazer com que se sintam parte da história).

– Ênfase na coletividade: a busca pela solução da situação-problema deve dar-se no coletivo.

As Unidades Didáticas dividem-se em seis blocos:

– Números naturais e Sistema de numeração

– Números racionais

– As quatro operações

– Espaço e Forma

– Grandezas e Medidas

– Jogos no ensino da Matemática

Nesta seção, você encontra as UDs sobre As quatro operações.

Unidade Didática: Operações com números naturais – Multiplicação e Divisão

MOURA, M. O. A atividade de ensino como unidade formadora. Bolema, ano II, nº 12, 1996.

MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. (org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural. Brasília: LiberLivro, 2010.

Sequências pictóricas-numéricas e regularidades – EDM0321

A presente proposta didática pretende trabalhar as sequências e regularidades com crianças do 1º ano do Ensino Fundamental I, na faixa etária de 6 a 7 anos de idade, e consiste em uma atividade lúdica de um jogo, no qual serão utilizadas ilustrações no lugar dos números. Optamos por utilizar imagens de frutas, para que as crianças possam construir sequências com essas imagens levando em consideração duas categorias de análise, tamanho ou cor, que podem ser ampliadas posteriormente conforme a criança se apropriar dos conteúdos.

FIGURAS E SÓLIDOS GEOMÉTRICOS-EDM0321

A atividade se faz importante para a construção da percepção de que os elementos estudados na escola podem ser observados no mundo cotidiano. Para que isso seja possível é necessário treinar o olhar das crianças para os padrões da natureza e objetos, de modo a ressignificá-los. A possibilidade de nomear algo é um importante passo para lhe atribuir sentido. Com a matemática não deve ser diferente e ainda, quanto mais visual, concreta e ancorada nos elementos do cotidiano, mais acessível se torna seu ensino.