Jogos Matemáticos

Projeto de Iniciação Científica resulta em dossiê com sugestão de 30 jogos matemáticos para desenvolver o raciocínio lógico e possibilitar a interação entre os alunos.

Em 2013, o projeto de Iniciação Científica articulado ao Projeto principal: Observatório da Educação – Educação matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Princípios e práticas da organização do ensino, coordenado pelo Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura e desenvolvido pelas estudantes de Pedagogia Ana Carolina Bersani, Caroline Fanizzi e Melina Otofuji resultou na análise sobre a importância do jogo no ensino da Matemática, considerando seu papel fundamental no desenvolvimento do raciocínio matemático, visto que, ao serem colocados diante de uma situação-problema, os alunos devem elaborar soluções e reestruturar seu pensamento, mobilizando, assim, conhecimentos. Além disso, ressalta-se também as implicações dos jogos na esfera social dos alunos, uma vez que possibilitam interações e favorecem o compartilhamento de estratégias e emoções.

O resultado do projeto foi a elaboração de um dossiê com 30 sugestões de jogos, juntamente à definição de seus objetivos pedagógicos, orientações e análises referentes aos conteúdos trabalhados.

Para acessá-lo, basta clicar no link:

Projeto de Iniciação Científica – Observatório da Educação – Jogos no ensino da matemática

 

Sequências pictóricas-numéricas e regularidades – EDM0321

A presente proposta didática pretende trabalhar as sequências e regularidades com crianças do 1º ano do Ensino Fundamental I, na faixa etária de 6 a 7 anos de idade, e consiste em uma atividade lúdica de um jogo, no qual serão utilizadas ilustrações no lugar dos números. Optamos por utilizar imagens de frutas, para que as crianças possam construir sequências com essas imagens levando em consideração duas categorias de análise, tamanho ou cor, que podem ser ampliadas posteriormente conforme a criança se apropriar dos conteúdos.