Jogos Matemáticos

Projeto de Iniciação Científica resulta em dossiê com sugestão de 30 jogos matemáticos para desenvolver o raciocínio lógico e possibilitar a interação entre os alunos.

Em 2013, o projeto de Iniciação Científica articulado ao Projeto principal: Observatório da Educação – Educação matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Princípios e práticas da organização do ensino, coordenado pelo Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura e desenvolvido pelas estudantes de Pedagogia Ana Carolina Bersani, Caroline Fanizzi e Melina Otofuji resultou na análise sobre a importância do jogo no ensino da Matemática, considerando seu papel fundamental no desenvolvimento do raciocínio matemático, visto que, ao serem colocados diante de uma situação-problema, os alunos devem elaborar soluções e reestruturar seu pensamento, mobilizando, assim, conhecimentos. Além disso, ressalta-se também as implicações dos jogos na esfera social dos alunos, uma vez que possibilitam interações e favorecem o compartilhamento de estratégias e emoções.

O resultado do projeto foi a elaboração de um dossiê com 30 sugestões de jogos, juntamente à definição de seus objetivos pedagógicos, orientações e análises referentes aos conteúdos trabalhados.

Para acessá-lo, basta clicar no link:

Projeto de Iniciação Científica – Observatório da Educação – Jogos no ensino da matemática

 

FIGURAS E SÓLIDOS GEOMÉTRICOS-EDM0321

A atividade se faz importante para a construção da percepção de que os elementos estudados na escola podem ser observados no mundo cotidiano. Para que isso seja possível é necessário treinar o olhar das crianças para os padrões da natureza e objetos, de modo a ressignificá-los. A possibilidade de nomear algo é um importante passo para lhe atribuir sentido. Com a matemática não deve ser diferente e ainda, quanto mais visual, concreta e ancorada nos elementos do cotidiano, mais acessível se torna seu ensino.