A História da Matemática

Série da BBC abordando os principais fatos e acontecimentos do desenvolvimento histórico da matemática

“A História da Matemática” (em inglês, “The Story of Maths”) é uma série de documentários em quatro episódios produzidos em 2008 pela BBC Four e pela Open University que aborda os principais acontecimentos do desenvolvimento das ideias matemáticas ao longo da história.

A série nos traz uma linha do tempo começando pelas civilizações da Antiguidade, passando pela Idade Média, Renascimento, chegando às relações entre Matemática e Tecnologia no século XX.

A série é apresentada pelo professor de Matemática da Universidade de Oxford, Marcus du Sautoy e faz parte de seu esforço para popularizar a Matemática.

Os trabalhos matemáticos de Marcus estão ligados principalmente à teoria dos grupos e teoria dos números. Devido a seu interesse na popularização da matemática, ele tem participado de programas de televisão e escrito em diversos jornais ingleses. Dentre seus livros de divulgação, o mais conhecido é “A Música dos Números Primos”. Ele também está no conselho consultivo do Mangahigh.com, um site de jogos matemáticos online.

A Linguagem do Universo

No primeiro programa, Marcus nos apresenta uma visão geral do conhecimento matemático produzido e praticado nas antigas civilizações do Egito, Mesopotâmia e Grécia.

O Gênio do Oriente

O segundo programa é dedicado a explorar os conhecimentos matemáticos produzidos nas civilizações orientais da China e da Índia e como eles influenciaram o pensamento ocidental.

As Fronteiras do Espaço

Este episódio trata da prática de resolver problemas matemáticos e das competições que envolviam grandes prêmios no século XVI. Girolamo Cardano, Nicolo Tartaglia, René Descartes, Blaise Pascal, Isaac Newton e Gottfried Leibniz são alguns dos personagens desse episódio.

Além do Infinito

Neste que é o último episódio da série, Marcus nos fala do prazer que os matemáticos buscam ao compreender e resolver um problema. Os 23 problemas matemáticos apresentados em 1900 por David Hilbert até então não resolvidos e o desafio para resolvê-los ao longo do século XX é um dos temas abordados. Por fim, Marcus também nos apresenta como a Matemática ajudou no desenvolvimento da informatica e da tecnologia nestes últimos anos.

Historiografia da Matemática em “The Story of Maths”

A concepção historiográfica na série é controversa. Buscar a origem de conceitos matemáticos atuais nas antigas civilizações não tem sido bem vista por historiadores. Estudiosos afirmam que essa busca, em que se leva nossos conceitos e definições para o passado, leva a uma análise anacrônica que acaba por não valorizar o pensamento e as concepções de matemática – lembrando que o próprio termo utilizado nem sempre foi esse – existentes em cada período e região.

A ideia de linearidade no desenvolvimento da matemáitca e da ciência também tem sido questionado. Para alguns filósofos da ciência, como Gaston Bachelard, a produção de conhecimento ocorre de modo descontínuo, com rupturas ao longo do tempo.

Também é importante mencionar que atualmente a História Cultural questiona arduamente a ideia de que o desenvolvimento da Matemática acontece devido a existência de grandes gênios. Este ramo da História busca uma compreensão da complexidade em que se dá a produção de conhecimento, levando em consideração um grupo maior de indivíduos envolvidos e um conjunto amplo de fatores que influenciam na prática da Matemática.