A História da Matemática

Série da BBC abordando os principais fatos e acontecimentos do desenvolvimento histórico da matemática

“A História da Matemática” (em inglês, “The Story of Maths”) é uma série de documentários em quatro episódios produzidos em 2008 pela BBC Four e pela Open University que aborda os principais acontecimentos do desenvolvimento das ideias matemáticas ao longo da história.

A série nos traz uma linha do tempo começando pelas civilizações da Antiguidade, passando pela Idade Média, Renascimento, chegando às relações entre Matemática e Tecnologia no século XX.

A série é apresentada pelo professor de Matemática da Universidade de Oxford, Marcus du Sautoy e faz parte de seu esforço para popularizar a Matemática.

Os trabalhos matemáticos de Marcus estão ligados principalmente à teoria dos grupos e teoria dos números. Devido a seu interesse na popularização da matemática, ele tem participado de programas de televisão e escrito em diversos jornais ingleses. Dentre seus livros de divulgação, o mais conhecido é “A Música dos Números Primos”. Ele também está no conselho consultivo do Mangahigh.com, um site de jogos matemáticos online.

A Linguagem do Universo

No primeiro programa, Marcus nos apresenta uma visão geral do conhecimento matemático produzido e praticado nas antigas civilizações do Egito, Mesopotâmia e Grécia.

O Gênio do Oriente

O segundo programa é dedicado a explorar os conhecimentos matemáticos produzidos nas civilizações orientais da China e da Índia e como eles influenciaram o pensamento ocidental.

As Fronteiras do Espaço

Este episódio trata da prática de resolver problemas matemáticos e das competições que envolviam grandes prêmios no século XVI. Girolamo Cardano, Nicolo Tartaglia, René Descartes, Blaise Pascal, Isaac Newton e Gottfried Leibniz são alguns dos personagens desse episódio.

Além do Infinito

Neste que é o último episódio da série, Marcus nos fala do prazer que os matemáticos buscam ao compreender e resolver um problema. Os 23 problemas matemáticos apresentados em 1900 por David Hilbert até então não resolvidos e o desafio para resolvê-los ao longo do século XX é um dos temas abordados. Por fim, Marcus também nos apresenta como a Matemática ajudou no desenvolvimento da informatica e da tecnologia nestes últimos anos.

Historiografia da Matemática em “The Story of Maths”

A concepção historiográfica na série é controversa. Buscar a origem de conceitos matemáticos atuais nas antigas civilizações não tem sido bem vista por historiadores. Estudiosos afirmam que essa busca, em que se leva nossos conceitos e definições para o passado, leva a uma análise anacrônica que acaba por não valorizar o pensamento e as concepções de matemática – lembrando que o próprio termo utilizado nem sempre foi esse – existentes em cada período e região.

A ideia de linearidade no desenvolvimento da matemáitca e da ciência também tem sido questionado. Para alguns filósofos da ciência, como Gaston Bachelard, a produção de conhecimento ocorre de modo descontínuo, com rupturas ao longo do tempo.

Também é importante mencionar que atualmente a História Cultural questiona arduamente a ideia de que o desenvolvimento da Matemática acontece devido a existência de grandes gênios. Este ramo da História busca uma compreensão da complexidade em que se dá a produção de conhecimento, levando em consideração um grupo maior de indivíduos envolvidos e um conjunto amplo de fatores que influenciam na prática da Matemática.

Sequências pictóricas-numéricas e regularidades – EDM0321

A presente proposta didática pretende trabalhar as sequências e regularidades com crianças do 1º ano do Ensino Fundamental I, na faixa etária de 6 a 7 anos de idade, e consiste em uma atividade lúdica de um jogo, no qual serão utilizadas ilustrações no lugar dos números. Optamos por utilizar imagens de frutas, para que as crianças possam construir sequências com essas imagens levando em consideração duas categorias de análise, tamanho ou cor, que podem ser ampliadas posteriormente conforme a criança se apropriar dos conteúdos.