LABMAT - OBEDUC

OBEDUC

Este projeto apresenta-se como núcleo em rede formado por: USP (São Paulo); USP (Ribeirão Preto), UFG e UFSM. Cada Núcleo é composto por professores da Educação Superior, estudantes da graduação, professores, supervisores e/ou coordenadores da Educação Básica, conformando um grupo colaborativo, na dimensão de uma pesquisa formativa.

 

Coletânea

“ATIVIDADES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA”

O presente e-book é um dos muitos produtos resultantes do projeto de pesquisa em rede “Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Princípios e Práticas da Organização do Ensino” (PPOE) viabilizado pelo Programa Observatório da Educação (Obeduc), financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), aqui compreendido como um importante movimento que orientou a prática de pesquisas que consideram a escola como um lugar de formação e aprendizagem tanto para os professores da educação básica como para os professores e alunos das universidades envolvidas no projeto.

O projeto OBEDUC/PPOE constituiu-se a partir da organização em quatro núcleos de investigação: núcleo São Paulo, com sede na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP); núcleo Santa Maria, com sede no Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria, RS (PPGR/CE/UFSM); núcleo Ribeirão Preto, SP, com sede na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP (FFCLRP/USP); e núcleo Goiás, com sede no Mestrado em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Goiás (MECM/UFG). Tal projeto é fruto de parcerias estabelecidas no âmbito de um coletivo maior, o GEPAPe (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Pedagógica), coordenado pelo prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura.

A escrita do produto, que resulta nesses e-books, foi realizada por muitas mãos. Tal processo é evidenciado nas diferentes nuances que se apresentam em cada um dos capítulos que constituem os livros. Apesar de cada capítulo resultar das experiências e vivências formativas de cada um dos sujeitos que integraram os núcleos do OBEDUC/PPOE, temos um fio condutor que é a Teoria Histórico-Cultural e nossa compreensão sobre a organização do ensino pautada na Atividade Orientadora de Ensino.

Com a apresentação desse movimento coletivo, esperamos poder contribuir com o ensino de matemática, no sentido de mostrar experiências de organização do ensino para discussão nas escolas e de mobilizar para novos movimentos que venham a culminar em novas sínteses, e não no sentido de apresentar um “modelo pronto” para ser proposto em sala de aula.

Com a abordagem teórica e a organização do ensino aqui expostos, esperamos contribuir com o trabalho de professores(as) e futuros(as) professores(as) na direção de suscitar reflexões de que o ensino, adequadamente planejado, pode desencadear processos formativos daqueles que realizam a atividade pedagógica.

Bons estudos e bom trabalho!

Clique nas imagens abaixo e faça o “download” da Edição 2021!

2018.2_Livro 1.2  2018.2_Livro 2.2  2018.2_Livro 3.2  2018.2_Livro 4.2

 

Coletânea

“Princípios e Práticas da Organização do Ensino de Matemática nos Anos Iniciais” 

A obra aqui disponibilizada, que constitui a coletânea “Princípios e Práticas da Organização do Ensino de Matemática nos Anos Iniciais” está organizada em quatro volumes temáticos, e surge dos resultados do projeto de pesquisa intitulado “Educação matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Princípios e práticas da organização do ensino”. Esse projeto de pesquisa foi desenvolvido no período de 2011 a 2015, vinculado ao Programa Observatório da Educação da CAPES.

A iniciativa de realização desse projeto partiu dos membros do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Atividade Pedagógica (GEPAPe), sediado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) e que tem se dedicado ao estudo dos processos de aprendizagem no âmbito da organização do ensino, em particular na área da matemática, considerando os fundamentos da teoria histórico-cultural e de modo mais central, na Teoria da Atividade.

Bons estudos e bom trabalho!

 2016.2_Livro 1  2016.2_Livro 2   2016.2_Livro 3   2016.2_Livro 4