Utilizando a História da Matemática no Ensino Básico

Um catálogo elaborado com o objetivo de subsidiar os professores nas aulas de matemática

Ao longo dos últimos anos, educadores e matemáticos têm realizado diversas pesquisas teóricas e empíricas acerca dos usos da história para o ensino de conteúdos de matemática. Alguns pesquisadores apontam as dificuldades dessa abordagem, porém enfatizam também suas potencialidades. Desse modo, torna-se importante que professores da educação básica tenham acesso não somente aos artigos teóricos – como é possível encontrar em diversos periódicos – ,mas também a materiais didáticos preparados com esta finalidade.

O catálogo intitulado “Utilizando a História da Matemática no Ensino Básico” desenvolvido por Karoline Marcolino Cardoso, licenciada em ciências pela Universidade de São Paulo (USP), é fruto de um trabalho de Iniciação Científica realizada entre agosto de 2016 e julho de 2017 na Faculdade de Educação da USP com bolsa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

Catálogo

Sabendo das necessidades e dificuldades encontradas pelos professores na busca de materiais para aprimorar suas aulas, o catálogo surge da ideia de reunir, em um único local, trabalhos que possuem sugestões de atividades para a sala de aula, ligados à história da matemática. O catálogo tem como o objetivo trazer subsídios para os professores de matemática do ensino básico, apresentando a relação dos trabalhos encontrados e selecionados durante a realização da pesquisa realizada por Karoline.

Baixe o catálogo aqui.