Entrevista com Paulus Gerdes

Paulus Gerdes, grande expoente da etnomatemática, fala sobre suas pesquisas e atividades de formação desenvolvidas em Moçambique.

Paulus Gerdes foi um educador matemático holandês, pesquisador reconhecido internacionalmente por suas contribuições na área de etnomatemática. Graduou-se em matemática e física (Universidade de Nijmegen) e em antropologia social (Universidade de Nijmegen). Fez mestrado em matemática (Universidade de Nijmegen) e dois doutorados em educação matemática (Universidade de Dresnde e Universidade de Wuppertal).

No final de 1976 mudou-se para Moçambique, onde se tornou professor na Universidade Eduardo Mondlane até 1989 e, em seguida, na Universidade Pedagógica, permanecendo até o fim de sua vida.

Paulus Gerdes foi um dos responsáveis pela teorização das técnicas de artesanato,  pela formulação e solução de questões matemáticas do imaginário e artesanato popular e trouxe grandes contribuições pedagógicas para o ensino de matemática com fortes raízes sócio-culturais.

Seguem abaixo, dois vídeos produzidos pelo Grupo de Estudos Contar da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), nos quais Paulus Gerdes expõe diversos aspectos da etnomatemática, de suas pesquisas desenvolvidas através artesanato e da formação de professores de matemática em Moçambique.

FIGURAS E SÓLIDOS GEOMÉTRICOS-EDM0321

A atividade se faz importante para a construção da percepção de que os elementos estudados na escola podem ser observados no mundo cotidiano. Para que isso seja possível é necessário treinar o olhar das crianças para os padrões da natureza e objetos, de modo a ressignificá-los. A possibilidade de nomear algo é um importante passo para lhe atribuir sentido. Com a matemática não deve ser diferente e ainda, quanto mais visual, concreta e ancorada nos elementos do cotidiano, mais acessível se torna seu ensino.