O problema dos cinco quadrados

Nessa atividade, as crianças podem tomar consciência da re­lação entre as massas e as distâncias em que elas são colocadas de um ponto de equilíbrio.

Embora a solução da atividade anterior já contrarie a idéia de que o centro de simetria do objeto coincide com seu centro de massa, as crianças não controlam essa variável, pois as duas marcas que não correspondem ao ponto de simetria já estão colocadas no quadrado. No entanto, elas podem se familiarizar com tal situação e tomar consciência do papel da massa nas situações de equilíbrio.

A atividade 10 foi elaborada no sentido de enriquecer o processo de integração e construção da idéia de distribuição da massa envolvida no equilíbrio. Nessa atividade, as crianças podem tomar consciência da re­lação entre as massas e as distâncias em que elas são colocadas de um ponto de equilíbrio. Podem perceber também como uma massa menor mais distante do ponto de equilíbrio contrabalança uma massa maior que tenha sido colocada do outro lado, mais perto dele. Dessa forma, percebem que o ponto de equi­líbrio de um corpo pode não coincidir com o centro de simetria e constroem a noção mais geral de centro de massa.