LaPEF - Acervo
O problema do equilíbrio
As crianças são convidadas a equilibrar um quadrado e desenvolver os conceitos de centro de simetria e centro de massa.
As crianças são convidadas a equilibrar um quadrado e desenvolver os conceitos de centro de simetria e centro de massa.
Muitos aspectos do movimento podem ser observados pelas crianças: a relação entre quantidade de ar na bexiga, a velocidade e a distância percorrida; a relação entre o sentido do ar que produz o movimento e o sentido do movimento do carrinho.
Ao tentarem construir barcos que carreguem a maior massa possível, os alunos têm oportunidade de tomar consciência e propor explicações para o seguinte aspecto da flutuação dos corpos: a relação entre a massa e a dimensão dos objetos.
Nessa atividade, em vez do pêndulo usaremos um pequeno bastão como parâmetro, para verificar a quantidade de movimento transmitida.
Essa atividade trabalha transformação de energia a partir da relação entre altura de lançamento e velocidade adquirida por uma bolinha em um plano inclinado.
A quantidade de movimento dos corpos pode ser modificada quando eles interagem, que fatores estão envolvidos no movimento de bolinhas de massas diferentes, partindo do repouso?
As crianças pudem tomar consciência de que a sombra não depende unicamente de características do objeto, como sua forma ou dimensão, e não são seu “reflexo” ou seu “retrato”.
Essa atividade busca problematizar os conhecimentos prévios das crianças sobre luz e sombras e apresentar os conceitos científicos.
Como fazer as crianças, já nas primeiras séries do ensino fundamental, compreenderem a reflexão da luz num espelho como seu desvio?
A atividade não se resume apenas a construir o submarino, mas também a pensar sobre a diferença de densidade entre o ar e água.
Nesse vídeo, os alunos são convidados a pensar sobre a transformação de energia através do fenômeno de uma bolinha de ferro deslizando por um trilho com imã.
Os alunos são convidados a desenvolver o pensamento científico estruturando algumas relações referentes à transformação e conservação da energia.
Nessa atividade, as crianças podem tomar consciência da relação entre as massas e as distâncias em que elas são colocadas de um ponto de equilíbrio.
A atividade discute a existência do ar e do espaço ocupado por ele.