LABMAT - Clube de Matemática, Ciências e Geografia

O Clube de Matemática é um projeto de estágio da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) para alunos da Pedagogia e Licenciatura. Desenvolvido desde 1999 no Laboratório de Matemática, o Clube consiste em um espaço no qual os estagiários interagem entre eles e com os alunos do ciclo I do Ensino Fundamental da Escola de Aplicação, desenvolvendo propostas de ensino e confeccionando materiais pedagógicos. Em 2010, o Clube passou a acolher aos alunos das disciplinas de Metodologia de Ensino de Ciências e de Geografia e, desde então, passou a ser denominado Clube de Matemática, Ciência e Geografia (CMCG).

O Clube é um ambiente de discussão sobre questões de sala de aula e de pesquisa teórica-prática relacionada ao ensino de matemática, ciências e geografia, de maneira disciplinar e interdisciplinar. Nesse espaço, os estagiários têm desenvolvido colaborativamente um repertório de atividades de ensino, avaliado seus resultados e produzido sequências didáticas que, além de contemplarem as três diferentes áreas de conhecimento considerando o caráter lúdico da educação, podem servir de referência para novos estagiários e para as respectivas práticas dos futuros professores.

É desta maneira, portanto, que o CMCG constitui-se como um projeto de formação de professores, de pesquisa e de extensão.