Sequência didática que pretende propor aos alunos que produzam hipóteses de leitura e analisem como são usados os recursos linguísticos para criar contraposições na música “M te vê”, de Rita Lee.
Sequência didática que pretende propor aos alunos que produzam hipóteses de leitura e analisem como são usados os recursos linguísticos para criar contraposições na música “M te vê”, de Rita Lee.
O objetivo deste trabalho é relatar o processo de implementação do projeto de ensino do PIBID – Letras (Universidade de São Paulo – USP) na E. E. João Baptista Alves Silva. Nesse projeto buscamos levar a escrita de forma lúdica e dinâmica ao cotidiano dos alunos por meio de temas, como noções de tempo e espaço na estrutura narrativa, construção de personagem, classes de palavras, e por meio de atividades, como as de formação de círculos de leitores e de reescrita. Ao trabalhar com a escrita de narrativas curtas e pessoais, buscamos sensibilizar os alunos para o registro de suas próprias histórias, percebendo que o seu cotidiano pode ser e é matéria de escrita.
A Revista MELP traz produções de alunos do curso de Licenciatura da Faculdade de Educação da USP, elaboradas no âmbito da disciplina Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa. São, em geral, artigos decorrentes dos estágios, bem como propostas e/ou sequências didáticas para a sala de aula da escola básica.
Resumo: A partir da experiência de implementação do projeto Matabichar pelo grupo de bolsistas[1] do PIBID – Letras na Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da USP, e com base na definição de conto feita por Julio Cortázar, em “Alguns aspectos do conto”, desenvolveu-se uma análise sobre a influência do desfecho para a afirmação do texto literário enquanto pertencente ao gênero conto. A partir dessa análise, pudemos criar cinco categorias de desfecho (resumitivo, expressivo, relacionado à intensidade dramática, tradicional e desfecho de virada) que apontam para uma maior ou menor adequação dessas produções ao gênero e sugerem um impacto significativo dos desfechos em relação ao todo. Nossa reflexão também se pauta, ainda que superficialmente, nos traços que evidenciam a apreensão por parte dos alunos dos conteúdos trabalhados em sala de aula pelas bolsistas, principalmente com relação ao trabalho desenvolvido com os contos do escritor angolano Ondjaki e com a exposição teórica do gênero.