Alunos-professores e professores-alunos: o trabalho em grupo no estágio supervisionado.

O foco deste trabalho é a realização de estágio supervisionado em grupos na formação inicial de professores. A pesquisa acompanhou quatro equipes, formadas por dois a quatro estagiários, em duas situações: nas aulas da disciplina Metodologia do Ensino de Inglês, do curso de Licenciatura da Faculdade de Educação da USP, e nas aulas no estágio supervisionado dessas equipes nos minicursos de inglês, nessa mesma instituição.

Os dados apresentados aqui foram coletados em 2006 por meio do contato prolongado com os sujeitos da pesquisa, utilizando instrumentos tais como observações de aulas, conversas informais, entrevistas semi-estruturadas e questionários, dentre outros. Buscou-se assim delinear uma descrição qualitativa e detalhada dos sujeitos e de sua experiência de estágio, tendo como interesse principal aspectos relacionados ao próprio trabalho em grupo. Foram observadas quatro principais dimensões do estágio em equipe. A primeira dizia respeito à escolha dos parceiros para formar o grupo. O contato prévio com os colegas e também a conveniência de horários foram identificados como sendo os principais fatores considerados nessa decisão. O segundo aspecto observado na pesquisa foi o da organização das equipes para a preparação das aulas. Como tal atividade não era prevista na grade curricular, devendo ser realizada pelos estagiários em suas horas livres, eles geralmente articulavam a preparação dos materiais a distância, por telefone e e-mail. A terceira característica do trabalho em grupo nos minicursos estava relacionada ao ensino em equipe nas aulas propriamente ditas. Nessa situação, a ansiedade ao ser observado pelos pares foi notada, assim como a dinâmica dos grupos no que se refere à divisão de papéis em sala de aula. A última dimensão do trabalho em grupo analisada na pesquisa foi a existência de líderes informais nas equipes. Mostrou-se que a emergência de líderes não poderia ser explicada por apenas uma única motivação, como maior experiência profissional ou maior conhecimento do conteúdo, estando, em vez disso, inter-relacionada com características do líder propriamente dito, dos demais integrantes do grupo e do contexto como um todo.

 

http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-13062008-144133/pt-br.php