Os dados apresentados aqui foram coletados em 2006 por meio do contato prolongado com os sujeitos da pesquisa, utilizando instrumentos tais como observações de aulas, conversas informais, entrevistas semi-estruturadas e questionários, dentre outros. Buscou-se assim delinear uma descrição qualitativa e detalhada dos sujeitos e de sua experiência de estágio, tendo como interesse principal aspectos relacionados ao próprio trabalho em grupo. Foram observadas quatro principais dimensões do estágio em equipe. A primeira dizia respeito à escolha dos parceiros para formar o grupo. O contato prévio com os colegas e também a conveniência de horários foram identificados como sendo os principais fatores considerados nessa decisão. O segundo aspecto observado na pesquisa foi o da organização das equipes para a preparação das aulas. Como tal atividade não era prevista na grade curricular, devendo ser realizada pelos estagiários em suas horas livres, eles geralmente articulavam a preparação dos materiais a distância, por telefone e e-mail. A terceira característica do trabalho em grupo nos minicursos estava relacionada ao ensino em equipe nas aulas propriamente ditas. Nessa situação, a ansiedade ao ser observado pelos pares foi notada, assim como a dinâmica dos grupos no que se refere à divisão de papéis em sala de aula. A última dimensão do trabalho em grupo analisada na pesquisa foi a existência de líderes informais nas equipes. Mostrou-se que a emergência de líderes não poderia ser explicada por apenas uma única motivação, como maior experiência profissional ou maior conhecimento do conteúdo, estando, em vez disso, inter-relacionada com características do líder propriamente dito, dos demais integrantes do grupo e do contexto como um todo.
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