CEPEInd - Centro de Estudo e Pesquisa em Educação Indígena

O Centro de Estudo e Pesquisa em Educação Indígena  – CEPEInd – constituiu-se a partir de dois grandes movimentos que pontuaram a história da educação indígena no Brasil. Um deles, de ordem pedagógico-educacional, envolveu de modo expressivo um grupo de educadores da FEUSP na formação dos professores indígenas – em nível magistério e ensino superior – do Estado de São Paulo preparando o professor indígena para assumir a escola da aldeia. O outro, de ordem jurídico-educacional referente à demanda da Lei Nº 11.645, de 10 de março de 2008, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.

O CEPEInd estará voltado à pesquisa científica, à extensão e à docência sobre educação indígena nos diferentes segmentos que se dedicam à questões de interculturalidade, bilinguismo e sustentabilidade concernentes aos povos indígenas do Estado de São Paulo – Krenak, Kaingang, Tupi, Guarani e Terena – com o intuito de reunir não somente professores indígenas, professores da FEUSP e de outros centros educacionais, mas também alunos de pós-graduação e de iniciação científica. Além disso, o CEPEInd tem por objetivo dinamizar e socializar os materiais didáticos em Educação Indígena, construídos com e entre os professores indígenas e não indígenas ao longo dos dois referidos cursos de formação –  assim como organizar um Centro Estadual de Documentação e Memória que deverá incluir livros, artigos, revistas, dissertações e teses, vídeos e  anais de encontros e congressos nacionais referentes à Educação Indígena