CME - Centro de Memória da Educação

O Centro de Memória da Educação (CME), criado em 13 de junho de 1994, de coordenação interdepartamental, tem por objetivo realizar estudos e pesquisas no âmbito da história e da sociologia da educação, construir e organizar acervos documentais, arquivísticos e museológicos, promover atividades de ensino e prestação de serviços, cuja marca significativa é articular pesquisa e documentação produzida na pesquisa. Destaca-se pelo importante trabalho que vem realizando na preservação da memória institucional da FEUSP e sua Escola de Aplicação e de escolas públicas paulistas, participando na promoção e desenvolvimento de projetos que capacitam professores, alunos e funcionários na organização de seus arquivos permanentes e históricos, disponibilizando-os para a consulta pública – da população escolar e de pesquisadores interessados.

É constituído por grupos de pesquisas, inscritos no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (CNPq), integrados por professores e alunos bolsistas de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado. Atualmente, realiza atividades de ensino e pesquisa dirigidas também a bolsistas de pré-Iniciação Científica, alunos de escolas de nível médio da rede pública de ensino.

O Centro de Memória da Educação da Faculdade de Educação da USP possui conjuntos documentais organizados em diferentes fundos e arquivos, tais como Arquivos Institucionais; Arquivos Pessoais; Coleções provenientes de pesquisa e coleções tipológicas. Sua proveniencia resulta de doações de professores da FEUSP e de professores da rede pública de ensino (estadual e municipal) bem como de escolas particulares.

Além disso, é de responsabilidade do CME/FEUSP, o recolhimento dos arquivos dos setores da Faculdade de Educação para compor o Arquivo Permanente/ história da própria Unidade. Possui ainda um rico conjunto de peças museuológicas representivas das práticas pedagógicas desenvolvidas nos diferentes modelos escolares paulistas desde a primeira república. Conta ainda com uma biblioteca de apoio com referenciais de leitura que auxiliam na pesquisa dos nosso alunos desde a pré-iniciação científica até os pesquisadores de outras instituições que nos procuram. Total aproximado de documentos textuais/imagéticos (suporte papel): 130 mil documentos. Total aproximado de peças (mobiliário escolar e salas temáticas- ciências/química e física): 900. Total aproximado de documentação audiovisual: 700 (DVD´s, CD´s, K7, filmes em super 8, 16mm, 35mm, slides).

O Centro de Memória da Educação integra o Programa Cultura Viva, do Governo Federal, implementado em todo o território nacional através da aprovação de editais para instalação de Pontos de Cultura e Pontões. O CME/FEUSP, como um Pontão de Cultura, tem como finalidade auxiliar os Pontos de Cultura Paulistas (aproximadamente 700 em todo o Estado) e as 50 escolas mais antigas do Estado na conservação e guarda de seus acervos como significativos para a memória educacional e cultural Paulista. Além disso, através de suas atividades, procura aproximar escolas e pontos de cultura para o desenvolvimento de parcerias e trocas de experiências.