NIEPHE - Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação

O Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História Educação (NIEPHE) organiza-se a partir de projetos que tematizam a história da educação no Brasil, abordando prioritariamente a constituição dos processos educativos escolares e não escolares em São Paulo.

Compõe-se por professores da Faculdade de Educação e pesquisadores provenientes das áreas de Educação, História e Psicologia, que atuam em diferentes níveis: Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado. A experiência do grupo se consolida a partir dos seminários internos e sistemáticos de pesquisa e discussão teórico-metodológica, da organização de eventos e de parcerias com outras instituições no Brasil e no exterior, contando com o apoio das agências financiadoras nacionais (CAPES, FAPESP e CNPq) e estrangeiras (Fundación Carolina, FCT/Portugal).

As investigações realizadas materializam-se em dissertações, teses, bancos de dados de fontes historiográficas, artigos de revista, capítulos de livros e livros. Criado em 1996, está certificado pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) e inscrito no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (CNPq).

Para mais informações, acesse também: www.usp.br/niephe