NIEPHE - Acervo

Publicação Científica

Iracema Marques da Silveira

NIEPHE

A partir do estudo de caso sobre as práticas instauradas na Biblioteca Escolar Infantil do Instituto de Educação Caetano de Campos, entre 1936 e 1966, durante a gestão da professora-bibliotecária Iracema Marques da Silveira e de alunos–bibliotecários, pretendo interrogar acerca do lugar social, atuação política e estratégias de mobilização cultural das bibliotecas infantis e escolares, […]

Publicação Científica

Fotografias escolares: práticas do olhar e representações sociais nos álbuns fotográficos da Escola Caetano de Campos (1895-1966)

NIEPHE

A análise dos registros produzidos na e pela escola permite identificar recorrências e, por meio de sua percepção, a consolidação de uma imagem da escola passível de construção de padrões de representação social e de iconografia. Com essas premissas, objetivou-se, com esta pesquisa, contribuir para a reflexão da cultura escolar como produtora de uma representação singular.

Publicação Científica

Educação de crianças e jovens nas academias militares do Conde de Resende (Rio de Janeiro: 1792 – 1801)

NIEPHE

Este trabalho trata da educação de crianças e jovens pobres na Real Academia de Fortificação, Artilharia e Desenho da Cidade do Rio de Janeiro, criada em 1792, pelo 2º. Conde de Resende, e na Academia de Aritmética, Geometria Pratica, Fortificação, Desenho e Língua Francesa para Oficiais de Infantaria, criada em 1795, também pelo referido Conde.

Publicação Científica

NO CORAÇÃO DA SALA DE AULA: GÊNERO E TRABALHO DOCENTE NAS SÉRIES INICIAIS

NIEPHE

Quatro professoras e um professor. Histórias de vida e de trabalho. Observação e entrevistas. Com esse material, Marília Carvalho realiza um estudo sensível e sério do cotidiano escolar nas séries iniciais do ensino fundamental. Elaborado como tese de Doutorado, defendida na Faculdade de Educação da USP, em fins de 1998, rapidamente transformado em livro,No coração […]